Projeto ‘De Braços Abertos’ reduz uso de crack em 65% na Cracolândia em SP

E se te dissessem quem com uma iniciativa simples seria possível reduzir mais da metade os usuários de crack em um grupo?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É exatamente o que o Projeto De Braços Abertos está fazendo. Um relatório divulgado por eles mostrou que 65% dos 467 beneficiários, sendo 36% de mulheres e 64% de homens, reduziram o uso de crack na região da Luz, conhecida como Cracolândia.

“É uma grande vitória dos movimentos sociais e das lutas antiproibicionistas”, conta Taniele Cristina Rui, mestre e doutora em antropologia social da Unicamp, durante a apresentação do projeto.

Lançado há dois anos, o programa da Prefeitura de São Paulo oferece um quarto de hotel, três refeições diárias e trabalho de varrição de vias, cada funcionário recebe R$ 15 por dia trabalhado.

Envolvidos do projeto acreditam que o sucesso está exatamente em não exigir abstinência dos usuários, mas apresentar alternativas, como trabalho e lazer. 95% dos participantes da iniciativa consideram positivo ou muito positivo e temem que seja encerrado em uma próxima gestão.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Porém, 36% reclamam dos hotéis oferecidos a eles. Os consideram “ruins ou péssimos”.

E o maior medo dos entrevistados é o contato negativo com a Guarda Civil Metropolitana (GCM).

A pesquisa que foi feita durante o ano passado contou com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos da Unicamp, além da parceria entre o Open Society Foundations, baseada em Nova York, e o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).

Operação braços abertos

Operação Braços Abertos

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,095,548FãsCurtir
2,693,270SeguidoresSeguir
22,558SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Canal no YouTube traz histórias da comunidade LGBT com tradução em Libras

Escritor, influenciador e designer, Samuel Gomes traz na sua história a luta de seus ancestrais e da comunidade LGBT. Nascido em uma família periférica...

Pai posta a forma que calcula a mesada dos filhos e faz sucesso na internet

A mesada é a forma de ajudar os filhos a aprender a administrar o dinheiro que recebem, é claro que as vezes isso sai...

Em menos de 48h, bate a meta da vaquinha do tatuador que maquia esposa tetraplégica

Com o dinheiro da vaquinha, Jimme vai poder contratar profissionais para darem uma melhor qualidade de vida à Dani e voltar a trabalhar, além de dar mais atenção às filhas pequenas.

Idoso leva seu cachorro para o veterinário em um carrinho de bebê e chamam a atenção com tanta fofura

Prepara para ver muita fofurice neste post! Um homem não identificado, fotografou (ainda bem!) uma cena muito linda de um idoso levando seu cachorrinho, também...

Marca comete erro com cliente e encanta com pedido de desculpas especial

A cliente informou a marca sobre um sorteio na sua conta do Instagram que impediu a participação de mais clientes, e recebeu uma reposta grosseira.

Instagram

Projeto 'De Braços Abertos' reduz uso de crack em 65% na Cracolândia em SP 2