Início SOCIAL Cidadania Projeto 'De Braços Abertos' reduz uso de crack em 65% na Cracolândia...

Projeto ‘De Braços Abertos’ reduz uso de crack em 65% na Cracolândia em SP

E se te dissessem quem com uma iniciativa simples seria possível reduzir mais da metade os usuários de crack em um grupo?

É exatamente o que o Projeto De Braços Abertos está fazendo. Um relatório divulgado por eles mostrou que 65% dos 467 beneficiários, sendo 36% de mulheres e 64% de homens, reduziram o uso de crack na região da Luz, conhecida como Cracolândia.

“É uma grande vitória dos movimentos sociais e das lutas antiproibicionistas”, conta Taniele Cristina Rui, mestre e doutora em antropologia social da Unicamp, durante a apresentação do projeto.

Lançado há dois anos, o programa da Prefeitura de São Paulo oferece um quarto de hotel, três refeições diárias e trabalho de varrição de vias, cada funcionário recebe R$ 15 por dia trabalhado.

Envolvidos do projeto acreditam que o sucesso está exatamente em não exigir abstinência dos usuários, mas apresentar alternativas, como trabalho e lazer. 95% dos participantes da iniciativa consideram positivo ou muito positivo e temem que seja encerrado em uma próxima gestão.

Porém, 36% reclamam dos hotéis oferecidos a eles. Os consideram “ruins ou péssimos”.

E o maior medo dos entrevistados é o contato negativo com a Guarda Civil Metropolitana (GCM).

A pesquisa que foi feita durante o ano passado contou com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), o Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos da Unicamp, além da parceria entre o Open Society Foundations, baseada em Nova York, e o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).

Operação braços abertos

Operação Braços Abertos

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

982,422FãsCurtir
1,681,743SeguidoresSeguir
8,252SeguidoresSeguir
11,000InscritosInscrever

+ Lidas

Designer da UFMG cria embalagem sustentável de pasta de dente que pensa fora da caixa – literalmente!

Um projeto acadêmico liderado por Allan Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), repensa a maneira como as embalagens são dispostas aos consumidores...

Mãe pede pizza só para ver o filho entregar no primeiro dia de trabalho

Lindo gesto de amor da mãe para incentivar o filho no novo trabalho!

Pesquisadora de Manaus desenvolve plástico biodegradável a partir do cará

Quem já comeu sabe o quanto o cará é saboroso. O tubérculo, que é bem parecido com o inhame, é rico em fibras e...

Casal gay adota bebê com HIV que foi rejeitada por 10 famílias

Pouco depois de nascer, Olivia foi abandonada em um orfanato. Na fila de adoção, foi rejeitada por 10 famílias. O motivo? A menina é...

Jovem abre espetinho e amigos aparecem para ‘dar uma força’ em Curitiba (PR)

No início deste mês, o usuário @Chrystofer_99 comentou no seu Twitter que planejava abrir um espetinho. A ideia era fazer um 'teste' com sua família,...

Instagram