Projeto de consumo colaborativo faz brechó grátis em São Paulo

O “clothing swap”, ou troca de roupas, é um conceito de consumo colaborativo e uma tendência mundialmente conhecida e muito praticada na Europa, EUA e Austrália, que não envolve NENHUM dinheiro. As pessoas doam roupas que não usam mais, em qualquer estado de conservação, e obtém fichas que funcionam como moeda de troca para outras peças.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No Brasil, o Projeto Gaveta, como foi batizado, teve sua primeira edição ano passado, um sucesso total. Eles contaram com a participação de 75 pessoas, em uma arrecadação de mais de 4 mil peças. Onde 1.800 foram selecionadas para a realização do brechó colaborativo e as outras mais de 2 mil foram doadas para a ONG Filhos de Paraisópolis.

[vimeo video_id=”84123286″ width=”750″ height=”400″ title=”Yes” byline=”Yes” portrait=”Yes” autoplay=”No” loop=”No” color=”00adef”]

Tudo teve inicio a partir de duas mulheres, a Giovanna Nader de 28 anos e a Raquel Vitti Lino de 29, que viajando fora do país participaram de algumas versões desse conceito e tiveram a idéia de implantar no Brasil.

brecho-gratis-2

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

brecho-gratis-3 brecho-gratis-4

Agora, o Projeto Gaveta está partindo para sua segunda edição, que acontecerá em dezembro no Centro Cultural B_arco, local este que é localizado em uma rua sem saída para dar mais conforto aos visitantes e melhor acomodação a infra estrutura do evento, que contará com DJ, bebidas e Foodtruck. O objetivo este ano é obter ainda mais participantes e peças.

Para participar, basta separar as roupas que não usa mais, seja ela nova, velha, com bolinhas, até mesmo manchadas ou rasgadas e enviar um e-mail para [email protected]. Eles vão marcar um dia para fazer a recolha dessas peças e então vão avaliar rigorosamente as peças doadas e lhe enviar um novo e-mail com um romaneio descrevendo o que foi selecionado para o brechó, o que pode ser doado para uma ONG parceira e quantas moedas personalizadas você vai receber para utilizar no dia. Aí então é só levar este romaneio no dia para receber suas moedas de troca e fazer a festa.

brecho-gratis-5 brecho-gratis-6

Abaixo veja a tabela de equivalência entre peças e moedas:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1 Camiseta ou Blusa: 1 moeda

1 Vestido: 2 moedas

1 Sapato: 2 moedas

1 Acessório: 1 moeda

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1 Jaqueta ou Casaco: 3 moedas

1 Calça: 1 moeda

1 Saia: 1 moeda

1 Shorts: 1 moeda

Este ano o projeto conta também com a parceria da marca Downy de amaciantes, que realizará a lavagem das roupas que irão para o brechó, garantindo uma experiência única aos participantes com roupas perfumadas e mais atraentes.

brecho-gratis-7

Veja algumas dicas para consumir menos:

1 – Só leve se AMAR, aquele tal de levo não levo e a costureira ajusta não rola.
2 – Pense se poderá usar a peça em diferentes situações, tipo aquele vestidinho de verão pode ficar lindo com meia calça no inverno. 
3 – Pense 5x antes se a peça for muito diferente do seu estilo. Muitas vezes admiramos o estilo alheio, porém não combina com o nosso.
4 – Experimente dizer NÃO. Uma vez ou outra o sentimento de orgulho e superação aparece e pensamos ¨ainda bem que não comprei aquela blusa¨.
5 – Tenha o costume de renovar o guarda roupa, a cada peça nova doe uma que você não usa mais. Desse jeito mais pessoas vão ficar felizes com as suas novas aquisições.

O evento acontecerá no dia 06 de dezembro de 2014, a partir das 15 horas. Na Rua Virgílio de Carvalho Pinto, número 426, Pinheiros. As peças já estão sendo recolhidas, aproveite!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

A improvável (mas fantástica!) recuperação de uma égua abandonada

Uma égua, chamada Polly, foi encontrada abandonada em péssimas condições em Buckinghamshire, na Inglaterra. Ela estava tão debilitada que os protetores da ONG Royal Society for...

Baiano cria plataforma que facilita o turismo e entretenimento do público LGBT

Existe uma carência muito grande de informações relacionadas ao turismo e entretenimento LGBT no país. Foi pensando nisso que o jovem empresário baiano Fernando Sandes, 25 anos, criou a Viajay, plataforma que dá dicas de roteiros e locais badalados nas cidades.

Mulher se veste de Emília e vai para o semáforo vender chocolates para ajudar o marido

Algumas semanas atrás, a paulistana Greyce Anne Morato, de Matão, município de 80 mil habitantes no interior do estado, compartilhou na internet sua história...

VOAA cria vaquinha para Cida, que já passou por várias humilhações e continua ajudando tanta gente

Cida tem um coração gigante, e mesmo passando por várias dificuldades, ela não deixa de ajudar as pessoas! Infelizmente, ela já sofreu várias humilhações, mas...

Funcionário de mercearia é ajudado por jovem autista que ficou encantado pelo seu trabalho

O funcionário de uma mercearia aceitou a ajuda de um adolescente autista para reabastecer as prateleiras de suco de laranja.

Instagram

Projeto de consumo colaborativo faz brechó grátis em São Paulo 3