Projeto de consumo colaborativo faz brechó grátis em São Paulo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO



O “clothing swap”, ou troca de roupas, é um conceito de consumo colaborativo e uma tendência mundialmente conhecida e muito praticada na Europa, EUA e Austrália, que não envolve NENHUM dinheiro. As pessoas doam roupas que não usam mais, em qualquer estado de conservação, e obtém fichas que funcionam como moeda de troca para outras peças.

No Brasil, o Projeto Gaveta, como foi batizado, teve sua primeira edição ano passado, um sucesso total. Eles contaram com a participação de 75 pessoas, em uma arrecadação de mais de 4 mil peças. Onde 1.800 foram selecionadas para a realização do brechó colaborativo e as outras mais de 2 mil foram doadas para a ONG Filhos de Paraisópolis.

[vimeo video_id=”84123286″ width=”750″ height=”400″ title=”Yes” byline=”Yes” portrait=”Yes” autoplay=”No” loop=”No” color=”00adef”]

Tudo teve inicio a partir de duas mulheres, a Giovanna Nader de 28 anos e a Raquel Vitti Lino de 29, que viajando fora do país participaram de algumas versões desse conceito e tiveram a idéia de implantar no Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

brecho-gratis-2

brecho-gratis-3 brecho-gratis-4

Agora, o Projeto Gaveta está partindo para sua segunda edição, que acontecerá em dezembro no Centro Cultural B_arco, local este que é localizado em uma rua sem saída para dar mais conforto aos visitantes e melhor acomodação a infra estrutura do evento, que contará com DJ, bebidas e Foodtruck. O objetivo este ano é obter ainda mais participantes e peças.

Para participar, basta separar as roupas que não usa mais, seja ela nova, velha, com bolinhas, até mesmo manchadas ou rasgadas e enviar um e-mail para [email protected]. Eles vão marcar um dia para fazer a recolha dessas peças e então vão avaliar rigorosamente as peças doadas e lhe enviar um novo e-mail com um romaneio descrevendo o que foi selecionado para o brechó, o que pode ser doado para uma ONG parceira e quantas moedas personalizadas você vai receber para utilizar no dia. Aí então é só levar este romaneio no dia para receber suas moedas de troca e fazer a festa.

brecho-gratis-5 brecho-gratis-6

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Abaixo veja a tabela de equivalência entre peças e moedas:

1 Camiseta ou Blusa: 1 moeda

1 Vestido: 2 moedas

1 Sapato: 2 moedas

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

1 Acessório: 1 moeda

1 Jaqueta ou Casaco: 3 moedas

1 Calça: 1 moeda

1 Saia: 1 moeda

1 Shorts: 1 moeda

Este ano o projeto conta também com a parceria da marca Downy de amaciantes, que realizará a lavagem das roupas que irão para o brechó, garantindo uma experiência única aos participantes com roupas perfumadas e mais atraentes.

brecho-gratis-7

Veja algumas dicas para consumir menos:

1 – Só leve se AMAR, aquele tal de levo não levo e a costureira ajusta não rola.
2 – Pense se poderá usar a peça em diferentes situações, tipo aquele vestidinho de verão pode ficar lindo com meia calça no inverno. 
3 – Pense 5x antes se a peça for muito diferente do seu estilo. Muitas vezes admiramos o estilo alheio, porém não combina com o nosso.
4 – Experimente dizer NÃO. Uma vez ou outra o sentimento de orgulho e superação aparece e pensamos ¨ainda bem que não comprei aquela blusa¨.
5 – Tenha o costume de renovar o guarda roupa, a cada peça nova doe uma que você não usa mais. Desse jeito mais pessoas vão ficar felizes com as suas novas aquisições.

O evento acontecerá no dia 06 de dezembro de 2014, a partir das 15 horas. Na Rua Virgílio de Carvalho Pinto, número 426, Pinheiros. As peças já estão sendo recolhidas, aproveite!

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,022,894FãsCurtir
2,171,660SeguidoresSeguir
11,617SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Batismo de bebê conta com bençãos de familiares católicos, espíritas, evangélicos e umbandistas

Quando completou três meses de vida, o pequeno Iago recebeu as bençãos de sua família, cada qual à sua maneira: uma avó é católica,...

Brasileira voluntária da 2ª Guerra Mundial é hoje voluntária na luta contra o Coronavírus

A dona Blandina era adolescente quando confeccionou luvas para os soldados brasileiros da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que lutaram na 2ª Guerra Mundial. Lá se...

Jovens e agricultores se unem e abrem bibliotecas na zona rural da Paraíba

Eu já estou apaixonado por essa história antes mesmo de começar a contar pra vocês. Esse é um exemplo de que a união entre...

Com 4 filhos pequenos, dona de casa abandonada por marido recebe apoio de internautas

A jovem mamãe Andreza Santos Araújo, 23 anos, mora e cria sozinha seus quatro filhos pequenos em Várzea Grande, Mato Grosso. Desde que o...

Universitário de 92 anos se adapta à tecnologia e nos dá uma linda lição de resiliência e otimismo

Não existe idade certa para realizarmos nossos sonhos e o universitário Carlos Augusto Manço, que entrou na faculdade aos 90 anos, é um dos...

Instagram