Projeto de consumo colaborativo faz brechó grátis em São Paulo
O “clothing swap”, ou troca de roupas, é um conceito de consumo colaborativo e uma tendência mundialmente conhecida e muito praticada na Europa, EUA e Austrália, que não envolve NENHUM dinheiro. As pessoas doam roupas que não usam mais, em qualquer estado de conservação, e obtém fichas que funcionam como moeda de troca para outras peças.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
No Brasil, o Projeto Gaveta, como foi batizado, teve sua primeira edição ano passado, um sucesso total. Eles contaram com a participação de 75 pessoas, em uma arrecadação de mais de 4 mil peças. Onde 1.800 foram selecionadas para a realização do brechó colaborativo e as outras mais de 2 mil foram doadas para a ONG Filhos de Paraisópolis.
[vimeo video_id=”84123286″ width=”750″ height=”400″ title=”Yes” byline=”Yes” portrait=”Yes” autoplay=”No” loop=”No” color=”00adef”]
Tudo teve inicio a partir de duas mulheres, a Giovanna Nader de 28 anos e a Raquel Vitti Lino de 29, que viajando fora do país participaram de algumas versões desse conceito e tiveram a idéia de implantar no Brasil.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Agora, o Projeto Gaveta está partindo para sua segunda edição, que acontecerá em dezembro no Centro Cultural B_arco, local este que é localizado em uma rua sem saída para dar mais conforto aos visitantes e melhor acomodação a infra estrutura do evento, que contará com DJ, bebidas e Foodtruck. O objetivo este ano é obter ainda mais participantes e peças.
Para participar, basta separar as roupas que não usa mais, seja ela nova, velha, com bolinhas, até mesmo manchadas ou rasgadas e enviar um e-mail para [email protected]. Eles vão marcar um dia para fazer a recolha dessas peças e então vão avaliar rigorosamente as peças doadas e lhe enviar um novo e-mail com um romaneio descrevendo o que foi selecionado para o brechó, o que pode ser doado para uma ONG parceira e quantas moedas personalizadas você vai receber para utilizar no dia. Aí então é só levar este romaneio no dia para receber suas moedas de troca e fazer a festa.
Abaixo veja a tabela de equivalência entre peças e moedas:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
1 Camiseta ou Blusa: 1 moeda
1 Vestido: 2 moedas
1 Sapato: 2 moedas
1 Acessório: 1 moeda
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
1 Jaqueta ou Casaco: 3 moedas
1 Calça: 1 moeda
1 Saia: 1 moeda
1 Shorts: 1 moeda
Este ano o projeto conta também com a parceria da marca Downy de amaciantes, que realizará a lavagem das roupas que irão para o brechó, garantindo uma experiência única aos participantes com roupas perfumadas e mais atraentes.
Veja algumas dicas para consumir menos:
1 – Só leve se AMAR, aquele tal de levo não levo e a costureira ajusta não rola.
2 – Pense se poderá usar a peça em diferentes situações, tipo aquele vestidinho de verão pode ficar lindo com meia calça no inverno.
3 – Pense 5x antes se a peça for muito diferente do seu estilo. Muitas vezes admiramos o estilo alheio, porém não combina com o nosso.
4 – Experimente dizer NÃO. Uma vez ou outra o sentimento de orgulho e superação aparece e pensamos ¨ainda bem que não comprei aquela blusa¨.
5 – Tenha o costume de renovar o guarda roupa, a cada peça nova doe uma que você não usa mais. Desse jeito mais pessoas vão ficar felizes com as suas novas aquisições.
O evento acontecerá no dia 06 de dezembro de 2014, a partir das 15 horas. Na Rua Virgílio de Carvalho Pinto, número 426, Pinheiros. As peças já estão sendo recolhidas, aproveite!
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.