No município de Jaguariaíva, no interior do Paraná, um projeto de coleta e reciclagem do óleo de cozinha caseiro tem motivado e conscientizado a população à respeito da preservação ambiental, além de promover a prática pedagógica nos cursos para jovens aprendizes.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A iniciativa é do Departamento de Ensino Profissionalizante (DEP) da Secretaria de Indústria Comércio e Turismo (Smict), braço executivo da Prefeitura Municipal.
Batizado de “Óleo que Transforma”, o projeto foi desenvolvido em julho do ano passado por jovens aprendizes em atividade supervisionada. Eles eram encarregados do recebimento dos óleos de cozinha da população, como explica a diretora do DEP, Tania Marodim Assim. Ela afirma que todo o material coletado é armazenado em um galão apropriado no próprio departamento.
Em seguida, a empresa parceira do projeto, a GRT de Ponta Grossa, recolhe os galões e os endereça para diversas finalidades, como a fabricação de biocombustível, ração animal e até produtos de limpeza.
Leia Mais
De acordo com os formandos do curso de Assistente Administrativo, Karen Pavuk, Nicole Rossoni e Laerty Fernandes, participarem do Óleo que Transforma tem sido uma experiência muito enriquecedora. “Além de pesquisar sobre o assunto, para saber mais sobre os impactos ambientais do óleo no meio ambiente, também temos interações com a comunidade e donos de comércio para divulgar o programa e conseguir mais adesão ao descarte correto”, diz Laerty. Os formandos também destacam a contribuição ao meio ambiente. “Um litro de óleo coletado deixa de poluir quase um milhão de litros de água”, diz Nicole.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Em PE, quem doar óleo de cozinha usado, ganha desconto na conta de luz
Elisangela Santana, que trabalha como professora e coordenadora do projeto, diz que o envolvimento dos jovens aprendizes dá à eles a oportunidade de se superarem, levando em conta que nas palestras sobre o assunto eles precisam vencer a timidez e inibição. “Nossos alunos tem sido bastante elogiados e isso é muito gratificante, pois vemos eles se superarem, criarem e ainda ajudar a conservar o meio ambiente”.
Para que continue tendo relevância, o Projeto Óleo que Transforma espera continuar contando com o envolvimento da população. Aqueles que desejarem se engajar na causa precisam apenas depositar o óleo de cozinha em garrafas PET e entregá-las ao Departamento de Ensino Profissionalizante. O departamento fica na Rua Nicanor Soares S/N, no Centro de Jaguariaíva, e atende pelo telefone (43) 3535-3222.
Leia também: Alunas transformam óleo de cozinha em sabonete para os sanitários de sua escola
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Compartilhe o post com seus amigos!
- Siga o Razões no Instagram aqui.
- Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
- Curta o Razões no Facebook aqui.
Fonte: Folha Extra
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.