Projeto ensina alunos de escolas públicas a usar a fotografia para refletir sobre a realidade

O projeto Alfabetização Visual é um curso de fotografia digital para alunos de escolas públicas e centros culturais que busca a transformação social. O projeto faz parte do Programa Escola do Olhar, realizado pela organização ImageMagica em mais de 70 instituições de ensino por todo o país, desde 1995.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Através da fotografia e da linguagem visual, os estudantes são estimulados a perceber a realidade a sua volta, despertando neles o papel de agentes transformadores e oferecendo a prática da cidadania no meio em que vivem.

“Percebemos que os jovens ficam mais atentos ao que acontece ao seu redor e também às condições da escola. É uma forma de incentivá-los a se apropriarem do espaço”, disse Cristiane Borgo, coordenadora do núcleo educacional da ImageMagica.

Tendo o meio ambiente, a água, a sustentabilidade, a educação e a segurança no trânsito como temas, os participantes desenvolvem atividades fotográficas que estimulam o pensamento crítico sobre os assuntos abordados. Ao todo, o projeto atinge um público de aproximadamente 300 alunos.

Mais que apresentar conceitos de fotografia, o projeto aperfeiçoa a questão do respeito ao próximo e trabalho em equipe, desenvolvendo suas potencialidades e mobilização.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao final do curso, acontece a formatura e uma exposição fotográfica, organizada pelos próprios estudantes, na qual são apresentados os trabalhos desenvolvidos.

imagemagica 5 imagemagica 6 imagemagica 7Escola do olhar - Nestlé - Capão Redondo imagemagica 4 imagemagica 3

Algumas fotos do projeto em andamento:

Azul_01092014-IMG_3395 Azul_02092014-IMG_3487 DSC_1219 DSC_1367 IMG_1919

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,130,150SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Prefeito destina verba que seria do Carnaval para instalar ar-condicionados nas escolas

Todo brasileiro adora Carnaval, mas gosta mais ainda de ter uma vida digna e ver seus impostos usados para isso. Pensando nisso, Luciano Azevedo (PPS), prefeito de...

Fisiculturista com paralisia cerebral ignora “limites”

Sam tem paralisia cerebral, mas isso não o impede de praticar fisiculturismo, superar os limites do seu corpo e ser um atleta vencedor.

Vovó que aprendeu a ler e escrever com ajuda do neto adotado lança livro

Aos 70 anos, dona Maria foi alfabetizada pelo neto, que sozinho a ensinou a ler e escrever. Agora, aproveitando o conhecimento adquirido, a idosa...

Mulheres na Arábia Saudita poderão votar pela primeira vez a partir de hoje

Em um momento histórico, começou hoje o processo de registro eleitoral para que mulheres votem pela primeira vez em eleições municipais na Arábia Saudita. Segundo a Rede AlJazeera,...

Barbearia dá desconto para crianças que leem livros e estimula outras 300 a iniciar movimento pró-educação

A barbearia "The Fuller Cut" lançou um projeto que oferece espaço para leitura e dá desconto nos cortes de cabelo para as crianças que...

Instagram

Projeto ensina alunos de escolas públicas a usar a fotografia para refletir sobre a realidade 4