Projeto ensina alunos de escolas públicas a usar a fotografia para refletir sobre a realidade

O projeto Alfabetização Visual é um curso de fotografia digital para alunos de escolas públicas e centros culturais que busca a transformação social. O projeto faz parte do Programa Escola do Olhar, realizado pela organização ImageMagica em mais de 70 instituições de ensino por todo o país, desde 1995.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Através da fotografia e da linguagem visual, os estudantes são estimulados a perceber a realidade a sua volta, despertando neles o papel de agentes transformadores e oferecendo a prática da cidadania no meio em que vivem.

“Percebemos que os jovens ficam mais atentos ao que acontece ao seu redor e também às condições da escola. É uma forma de incentivá-los a se apropriarem do espaço”, disse Cristiane Borgo, coordenadora do núcleo educacional da ImageMagica.

Tendo o meio ambiente, a água, a sustentabilidade, a educação e a segurança no trânsito como temas, os participantes desenvolvem atividades fotográficas que estimulam o pensamento crítico sobre os assuntos abordados. Ao todo, o projeto atinge um público de aproximadamente 300 alunos.

Mais que apresentar conceitos de fotografia, o projeto aperfeiçoa a questão do respeito ao próximo e trabalho em equipe, desenvolvendo suas potencialidades e mobilização.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ao final do curso, acontece a formatura e uma exposição fotográfica, organizada pelos próprios estudantes, na qual são apresentados os trabalhos desenvolvidos.

imagemagica 5 imagemagica 6 imagemagica 7Escola do olhar - Nestlé - Capão Redondo imagemagica 4 imagemagica 3

Algumas fotos do projeto em andamento:

Azul_01092014-IMG_3395 Azul_02092014-IMG_3487 DSC_1219 DSC_1367 IMG_1919

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,434,652SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Projeto de brasileiras já doou milhares de chinelos para crianças pobres do mundo inteiro

As irmãs Betty e Brenda são apaixonadas pelas sandálias Havaianas. Ao invés de colecionar tampinhas de garrafas, canecas ou canetas, a dupla coleciona chinelos. Tudo...

Mesmo sabendo que ia ser desclassificado, surfista realiza sonho de paraplégico

Que esportista abriria mão da competição sem nenhum arrependimento? Foi isso que aconteceu na primeira etapa do circuito argentino de surfe em Mar del Plata,...

Menina faz campanha para confeccionar perucas para mulheres com câncer

A menina estava preocupada com a falta de confiança e baixa autoestima de mulheres que sofrem com a doença.

Médico é aplaudido por pacientes por sua gentileza, em São Bernardo

A medicina cuida do nosso maior patrimônio: a saúde. E podemos afirmar que todo médico merece muitas palmas pelo trabalho nobre de salvar vidas. Os habitantes de São...

Instagram