Projeto de inclusão usa água como ‘terapia’ e ensina bodyboarding a jovens com deficiência

O Estrela do Mar é um projeto que nasceu da morte prematura de um atleta e que completa 10 anos de transformação e impacto na vida de dezenas de crianças e adolescentes em Aracaju (SE).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Quando o Ailton Kostela foi assassinado tentando salvar uma criança durante um assalto, eu decidi que era hora de homenageá-lo colocando em prática o sonho que ele tinha de ter um projeto social como o Estrela do Mar”, conta Bryon, policial militar e primo do atleta.

O sonho era montar uma escola de bodyboarding para pessoas em situação de vulnerabilidade social e, da junção de um grupo de amigos, nasceu o Estrela do Mar. Uma homenagem aos primeiros alunos que tinham uma luz toda especial.

jovens em praia sorrindo
Foto: reprodução/Facebook Projeto Estrela do Mar

“É incrível ver que o trabalho que começou com oito crianças com Síndrome de Down e duas com comprometimento motor e psíquico, hoje alcança uma quantidade de famílias de uma forma muito além do desenvolvimento físico dos jovens. O impacto do trabalho deles passa por levar informação e abrir possibilidades”, contam Iara e Eduardo, os Caçadores de Bons Exemplos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como funciona o Estrela do Mar

Usando de meios técnicos e científicos para que fossem oferecidas não só atividades lúdicas, mas também um espaço de desenvolvimento de habilidades sociais dos jovens na medida do possível, o projeto abraça diferentes crianças.

“Queríamos um lugar onde elas pudessem interagir, todas tomando consciência de que existem outras realidades. Afinal, conhecimento é o que acaba com o preconceito”, conta Byron.

Trabalhando com a água como forma de ‘terapia’, muita convivência, amor e doação para ensinar o surfe para elas, o projeto leva prazer a quem passa por ele, sejam voluntários, alunos e pais.

“Nós trabalhamos com continuidade. Os pais acreditaram na gente e isso nos ajudou a crescer, principalmente na base do boca a boca. É um projeto de inclusão, pois as mesmas atividades são feitas por todas as crianças”, completa.

homens se abraçam em praia
Foto: reprodução/Facebook Projeto Estrela do Mar

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A equipe é formada por profissionais de educação física, que oferecem aquecimento e alongamento; pedagogas especialistas em educação inclusiva, que atendem as crianças nos aspectos psíquico e motor; e atletas da prática esportiva, que ensinam as técnicas.

Porém, ainda assim, estão sempre abertos para novos parceiros que possam doar equipamentos, protetor solar e lanches.

Para saber mais, acesse o Facebook e o Instagram do Projeto Estrela do Mar.


Mais uma atitude inspiradora? Temos! Conheça!
👇

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,995,673SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Projeto brasileiro que transforma madeira descartada em móveis ganha “Oscar” do design

Felizmente, o mundo está investindo cada vez mais em reciclagem e isso não se dá apenas no âmbito do lixo diário que nós produzimos,...

Jovem da periferia do Rio ganha bolsa de estudos de colégio internacional em Israel

A jovem Lisiane ganhou uma bolsa do Eastern Mediterranean International Shcool, cuja missão é fazer da educação uma força em prol da paz e sustentabilidade.

Musical ‘Les Miserables’ doará lucro de apresentação para projeto social

Valor arrecadado na sessão especial do dia 5 de março, no Teatro Renault, em São Paulo, será doado à Fundação Oftalmológica Sr. Rubem Cunha.

Uma máquina de lavar roupa que cabe no seu bolso e não usa eletricidade

Feito para viajantes, mochileiros e para se levar em acampamentos, o Scrubba é um pequeno saco que lava roupa com pouca água e sem...

Casal se apaixona em clínica de reabilitação, casa e passa a ajudar pessoas com transtornos mentais

Além de serem unidos pela inicial de seus nomes, Marina e Marcelo - ou casal M&Ms, como são conhecidos pelos amigos - também foram...

Instagram