Projeto de inclusão usa água como ‘terapia’ e ensina bodyboarding a jovens com deficiência

O Estrela do Mar é um projeto que nasceu da morte prematura de um atleta e que completa 10 anos de transformação e impacto na vida de dezenas de crianças e adolescentes em Aracaju (SE).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Quando o Ailton Kostela foi assassinado tentando salvar uma criança durante um assalto, eu decidi que era hora de homenageá-lo colocando em prática o sonho que ele tinha de ter um projeto social como o Estrela do Mar”, conta Bryon, policial militar e primo do atleta.

O sonho era montar uma escola de bodyboarding para pessoas em situação de vulnerabilidade social e, da junção de um grupo de amigos, nasceu o Estrela do Mar. Uma homenagem aos primeiros alunos que tinham uma luz toda especial.

jovens em praia sorrindo
Foto: reprodução/Facebook Projeto Estrela do Mar

“É incrível ver que o trabalho que começou com oito crianças com Síndrome de Down e duas com comprometimento motor e psíquico, hoje alcança uma quantidade de famílias de uma forma muito além do desenvolvimento físico dos jovens. O impacto do trabalho deles passa por levar informação e abrir possibilidades”, contam Iara e Eduardo, os Caçadores de Bons Exemplos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como funciona o Estrela do Mar

Usando de meios técnicos e científicos para que fossem oferecidas não só atividades lúdicas, mas também um espaço de desenvolvimento de habilidades sociais dos jovens na medida do possível, o projeto abraça diferentes crianças.

“Queríamos um lugar onde elas pudessem interagir, todas tomando consciência de que existem outras realidades. Afinal, conhecimento é o que acaba com o preconceito”, conta Byron.

Trabalhando com a água como forma de ‘terapia’, muita convivência, amor e doação para ensinar o surfe para elas, o projeto leva prazer a quem passa por ele, sejam voluntários, alunos e pais.

“Nós trabalhamos com continuidade. Os pais acreditaram na gente e isso nos ajudou a crescer, principalmente na base do boca a boca. É um projeto de inclusão, pois as mesmas atividades são feitas por todas as crianças”, completa.

homens se abraçam em praia
Foto: reprodução/Facebook Projeto Estrela do Mar

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A equipe é formada por profissionais de educação física, que oferecem aquecimento e alongamento; pedagogas especialistas em educação inclusiva, que atendem as crianças nos aspectos psíquico e motor; e atletas da prática esportiva, que ensinam as técnicas.

Porém, ainda assim, estão sempre abertos para novos parceiros que possam doar equipamentos, protetor solar e lanches.

Para saber mais, acesse o Facebook e o Instagram do Projeto Estrela do Mar.


Mais uma atitude inspiradora? Temos! Conheça!
👇

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,640,029SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Professora usa rádio comunitária para ensinar alunos que não têm internet

Por conta da pandemia do coronavírus, grande parte das escolas e universidades passaram a oferecer aulas online. No entanto, existem mais de 3 bilhões...

Duas noivas, dois buquês, seu pais e um casamento para entrar para a história

As duas vestidas de branco, os sorrisos dos convidados e a alegria estampada no rosto merecia ser contada. Elas se conheceram em Campo Grande. A...

Casal remarca o casamento por causa da amizade com seus dois cavalos

Foi tudo em cima da hora, mas, olha só, Camila e Martini foram à cerimônia montados nos cavalos Bourdieu e Apollo – quer mais romantismo?

Instituto orienta pessoas e empresas a investirem em ONGs

O assédio ao investimento no Terceiro Setor pelos mais diversos meios é uma realidade no Brasil. Porém, nos últimos anos criou-se um clima de frustração...

Fazer o bem e mostrar pode? Vamos discutir essa e outras questões no Razões para Doar

Genteee, em 2019, fizemos a primeira edição do Razões para Doar. E neste vai ter de novo, dia 1º de dezembro!  Uma super live de...

Instagram