Projeto de inclusão usa água como ‘terapia’ e ensina bodyboarding a jovens com deficiência

O Estrela do Mar é um projeto que nasceu da morte prematura de um atleta e que completa 10 anos de transformação e impacto na vida de dezenas de crianças e adolescentes em Aracaju (SE).

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Quando o Ailton Kostela foi assassinado tentando salvar uma criança durante um assalto, eu decidi que era hora de homenageá-lo colocando em prática o sonho que ele tinha de ter um projeto social como o Estrela do Mar”, conta Bryon, policial militar e primo do atleta.

O sonho era montar uma escola de bodyboarding para pessoas em situação de vulnerabilidade social e, da junção de um grupo de amigos, nasceu o Estrela do Mar. Uma homenagem aos primeiros alunos que tinham uma luz toda especial.

jovens em praia sorrindo
Foto: reprodução/Facebook Projeto Estrela do Mar

“É incrível ver que o trabalho que começou com oito crianças com Síndrome de Down e duas com comprometimento motor e psíquico, hoje alcança uma quantidade de famílias de uma forma muito além do desenvolvimento físico dos jovens. O impacto do trabalho deles passa por levar informação e abrir possibilidades”, contam Iara e Eduardo, os Caçadores de Bons Exemplos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como funciona o Estrela do Mar

Usando de meios técnicos e científicos para que fossem oferecidas não só atividades lúdicas, mas também um espaço de desenvolvimento de habilidades sociais dos jovens na medida do possível, o projeto abraça diferentes crianças.

“Queríamos um lugar onde elas pudessem interagir, todas tomando consciência de que existem outras realidades. Afinal, conhecimento é o que acaba com o preconceito”, conta Byron.

Trabalhando com a água como forma de ‘terapia’, muita convivência, amor e doação para ensinar o surfe para elas, o projeto leva prazer a quem passa por ele, sejam voluntários, alunos e pais.

“Nós trabalhamos com continuidade. Os pais acreditaram na gente e isso nos ajudou a crescer, principalmente na base do boca a boca. É um projeto de inclusão, pois as mesmas atividades são feitas por todas as crianças”, completa.

homens se abraçam em praia
Foto: reprodução/Facebook Projeto Estrela do Mar

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A equipe é formada por profissionais de educação física, que oferecem aquecimento e alongamento; pedagogas especialistas em educação inclusiva, que atendem as crianças nos aspectos psíquico e motor; e atletas da prática esportiva, que ensinam as técnicas.

Porém, ainda assim, estão sempre abertos para novos parceiros que possam doar equipamentos, protetor solar e lanches.

Para saber mais, acesse o Facebook e o Instagram do Projeto Estrela do Mar.


Mais uma atitude inspiradora? Temos! Conheça!
👇

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM





Projeto de inclusão usa água como 'terapia' e ensina bodyboarding a jovens com deficiência 1

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,987,420SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Depois de anos pedindo por um cão, veja a reação adorável dessas crianças quando ele chegou

Nem precisamos falar o quanto defendemos que crianças convivam com animais, pois eles nos ensinam diversos valores, como fidelidade e amor sem nenhum julgamento. No...

Sebrae e CPTM vão capacitar vendedores ambulantes dos metrôs de SP

A ideia é capacitar o vendedor para que ele saia da informalidade e tenha seu próprio negócio.

Mauricio de Sousa presenteia Monica Calazans, 1ª vacinada do Brasil contra Covid-19

A enfermeira Monica Calazans foi a primeira pessoa a receber a vacina contra o coronavírus no Brasil. E ganhou um presente super fofo do...

Menina transforma a vida de idoso que estava em luto e com depressão no dia do seu aniversário

Após conversarem, a menina perguntou para o idoso, chamado Dan, se eles poderiam ser amigos e se ele poderia tirar uma foto com ela para seu álbum de aniversário.

Instagram

Projeto de inclusão usa água como 'terapia' e ensina bodyboarding a jovens com deficiência 2