No Brasil, e em outros países do mundo, existem poucos brinquedos adaptados para crianças com algum tipo de deficiência física. Uma pena, afinal, o direito de brincar deve ser assegurado a todas as crianças, pois isso faz parte do seu desenvolvimento.
E não é só a “diversão pela diversão”. A brincadeira é uma forma lúdica da criança aprender coisas que exigem delas um certo esforço. Sabe-se, por exemplo, que o educador consegue ter mais êxito na alfabetização das crianças nos primeiros anos na escola quando ele usa ferramentas lúdicas para que elas aprendam “brincando”.
Mas, e quando a criança não enxerga? Como ela vai aprender o alfabeto em Braille? Existe algum brinquedo para facilitar essa aprendizagem? Existe, sim, ele foi batizado com o nome de Braille Bricks. E, sabe a parte mais legal disso tudo? Agora, qualquer criança poderá aprender Braille, mesmo que ela não seja cega!
O kit com peças de blocos de montar ainda está sendo usado em caráter experimental pela Fundação Dorina Nowill Para Cegos. Porém, o projeto está disponível de forma gratuita no site, o que permite a qualquer fabricante pegar a ideia e executá-la.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Todas as imagens: Reprodução/YouTube
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO