Projeto fotográfico trabalha empoderamento e empreendedorismo de mulheres

Através da fotografia e técnicas de coaching, mulheres que esqueceram-se de si mesmas começam a despertar. A ‘Gincana Fotográfica’ é uma iniciativa da ImageMagica, organização não governamental que utiliza a fotografia como uma ferramenta de desenvolvimento humano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O projeto foi realizado com mulheres amparadas pela SOS Ação Mulher e Família, em Campinas (SP). Em encontros semanais, 20 mulheres se conectaram com seus sonhos e propósito de vida, usando a fotografia e o coaching como instrumentos de transformação. Elas produziram mais de 170 fotografias representando alguns dos seus sonhos, como ter uma loja de roupas ou uma floricultura.

projeto fotográfico empoderamento empreendedorismo mulheres

projeto fotográfico empoderamento empreendedorismo mulheres

Com as técnicas de coaching, aprenderam os passos que precisam dar para materializar esses registros. “É muito bonito esse despertar. É perceber que além de todas as coisas pelas quais precisam batalhar, todos os dias, elas lembram delas”, disse a fotógrafa Camila Pasin ao Razões para Acreditar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Projeto ‘Eu, gorda’ empodera o corpo gordo feminino

Mais do que aprenderem técnicas de fotografia, que podem ser utilizadas em celulares, as participantes construíram um espaço de confiança e troca, desconectando-se do mundo exterior e olhando para quem elas são hoje e querem ser no futuro.

projeto fotográfico empoderamento empreendedorismo mulheres

“A fotografia foi um meio de transformação na minha vida. Mudou o meu ‘foco’, me fez olhar para os detalhes, colocou o meu coração no essencial da simplicidade do cotidiano, na leveza de estar ali e simplesmente captar a imagem que, muitas vezes, vai além da visão. Hoje, eu sonho em ser uma fotógrafa”, relata Lucimara Vieira, que viu no projeto uma oportunidade de ser ela mesma, sem medo de seus limites e defeitos.

projeto fotográfico empoderamento empreendedorismo mulheres

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Antes, eu era apenas uma dona de casa, mãe de 5 filhos, o que não é uma tarefa fácil, ainda mais em um mundo marcado pelo individualismo e discriminação. Mas agora, eu me vejo com possibilidades. Experimentei o recomeço, a descoberta de sonhos, construção de novos caminhos. Não foi apenas um curso de fotografia, foi muito mais”, acrescenta Lucimara.

projeto fotográfico empoderamento empreendedorismo mulheres

As fotografias e legendas produzidas durante a Gincana Fotográfica viraram uma exposição no SOS Ação Mulher e Família para que todas e todos que passarem por lá possam se inspirar nos sonhos dessas mulheres para realizarem seus próprios sonhos.

Sobre a ImageMagica

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Criada em 1995 pelo fotógrafo documentarista André François, a ImageMagica é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, que desenvolve ações nas áreas educacional, cultural e de saúde, sempre usando a fotografia e a linguagem visual como ferramentas de trabalho.

Por meio da fotografia, a ImageMagica aplica seus projetos em escolas e hospitais, possibilitando a reflexão e transformação social. Além disso, desde 2005, realiza documentários fotográficos de André François sobre a saúde no Brasil e no mundo. É afiliada ao DPI (Departamento de Informação Pública) da ONU, desde 2006.

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

projeto fotográfico empoderamento empreendedorismo mulherescrédito das fotos: Reprodução/ImageMagica

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,251,277SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Após ir à Bienal do Livro, menina de 12 anos cria biblioteca comunitária no RJ

“Eu fui à Bienal do Livro e vi muitas crianças sentadas que pegavam livros para ler, mas depois precisavam devolver, às vezes antes mesmo...

Homem se arrisca em correnteza para salvar cachorra que se afogava em Lins (SP)

Um homem quase foi levado embora por uma forte correnteza do Rio Campestre, em Lins (SP), enquanto tentava resgatar uma cachorra no sábado (13). Ele...

‘Mais do que futebol’: torcida surpreende homem que não pode ver jogos por causa de câncer

A torcida foi até a porta da sua casa, entoou o hino do clube e bateu palmas para o rapaz; assista!

Padre confessa que está apaixonado, deixa igreja e recebe apoio de fiéis e até do bispo

Em Todi, comuna italiana da região da Umbria, um padre chamado Riccardo Ceccobelli tomou uma grande decisão: apesar de amar e respeitar sua igreja,...

Após 27 tentativas, vendedor de água baiano é aprovado em concurso da Polícia Militar

"O sentimento é de dever cumprido, são cinco anos tentando", desabafou Daniel Santos, 27 anos. O jovem trabalha como vendedor de água mineral debaixo...

Instagram