Projeto fotográfico valoriza inclusão em editorial de moda com deficientes físicos

O editorial Revelar foi o trabalho de conclusão do curso técnico de processos fotográficos do trio fundador do Foto Coletivo Dois, na ETEC Carapicuíba.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Aliás, foi por causa do desenvolvimento desse editorial de moda inclusivo que eles tiveram a ideia de criar o coletivo fotográfico. “A partir dele, percebemos que coisas boas podem acontecer quando trabalhamos juntos e a ideia de fazer algo em comum nasceu”, escreveram em seu blog.

O objetivo do “Revelar” é “mostrar as dificuldades e necessidades que as pessoas com deficiência tem em se vestir. Apresentamos o conceito de moda inclusiva, que leva diversos detalhes em consideração na criação de uma roupa, afim de facilitar o vestir e o despir. Também questionamos a falta de editoriais utilizando modelos com deficiência”, explicam.

Para encontrar os modelos, eles frequentaram feiras voltadas para esse público, onde conheceram Fernando, Jaqueline, Italo e Maiara.

Porém, os quatros modelos não serviram apenas para as fotos. “Realizamos uma reunião com todos eles, para nos conhecermos melhor, saber quais as dificuldades deles e apresentar a ideia do editorial. Essas informações seriam utilizadas mais tarde”, acrescentam.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A partir dessas conversas eles tiveram uma real dimensão sobre a questão de se vestir para as pessoas com deficiência física, desde tecido, até corte, comprimento e a maneira de fechar a roupa. Isso falando apenas em termos de peça de vestuário, sem falar em espaços nas lojas adequados para eles provarem, por exemplo.

Além dos modelos, o Revelar contou também com a ajuda da estilista Julia Sato, especialista em moda inclusiva que, além de ajudar com mais informações sobre o tema, colaborou com uma das peça utilizadas nas fotos.

“Utilizamos roupas adquiridas em lojas de departamentos e mostramos o que poderia ser melhorado em cada peça, de acordo com a necessidade das pessoas com deficiência e, finalmente, utilizamos a peça criada pela Julia Sato, mostrando os conceitos de moda inclusiva”, contam.

Para apresentar as fotos, o modelo editorial escolhido foi uma revista, afim de atingir a um grande número de pessoas e levar o conhecimento, único capaz de promover mudanças reais.

Segundo os integrantes do projeto, o nome Revelar, “além de carregar o seu significado de modo compreensível à primeira leitura, também faz referência ao processo químico de revelação de fotografias analógicas registradas em filmes fotográficos”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Ao escolher Revelar como título do editorial, carregamos a vontade de mostrar para as pessoas o nosso trabalho, para que elas enxerguem e conheçam a realidade das pessoas com deficiência física, assim como nós conhecemos. Ao trabalhar neste projeto, conhecemos pessoas que nos fizeram ver como pequenas mudanças podem sim, fazer diferença”, finalizam.

Confira agora algumas das imagens deles:

 

Projeto fotográfico valoriza inclusão em editorial de moda com deficientes físicos 3 Projeto fotográfico valoriza inclusão em editorial de moda com deficientes físicos 4

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,835,148SeguidoresSeguir
24,755SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Advogado arrecada R$ 117 mil e constrói casa para doadora que salvou sua vida em RO

O advogado ainda conseguiu um curso de manicure para a doadora, e também conseguiu pagar um tratamento dentário para ela.

Campanha contra o câncer infantil deixa personagens de desenho carecas

Para mostrar que as crianças com câncer também podem aproveitar a infância como qualquer outra, desenhos animados famosos ficam carecas no Dia Nacional de...

Bebê adorável pára de chorar assim que escuta música da Katy Perry

Daqueles vídeos fofos e irresistíveis: um lindo bebê aparece no banco de trás de um carro fazendo cara feia e chorando sem motivo aparente....

Video capta o lado humano dos protestos na Ucrânia

A Ucrânica passa por uma crise política que já chama a atenção internacional. As coisas continuam complicadas! Robin Verachtert, o autor desse video dedica esse...

Novo modelo de tijolo funciona como isolamento acústico e dissipador de calor

Os arquitetos colombianos Miguel Niño e Johanna Navarro, do escritório de arquitetura  Sumart Diseño y Arquitectura SAS desenvolveram o BT (Bloque Termo dissipador), desenvolveram um tijolo de...

Instagram

Projeto fotográfico valoriza inclusão em editorial de moda com deficientes físicos 6