Projeto quer oferecer espaço para banho e lavagem de roupas a moradores de rua em SP

Se tem algo que funciona de forma impecável no nosso país, é o projeto Entrega por SP, eu mesmo já estive em algumas entregas da equipe de dezenas de voluntários, que vão madrugada a dentro entregando comida, itens de higiene e, o mais importante, um ombro e ouvido para que pessoas em situação de rua possam conversar e desabafar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

E então surge mais uma iniciativa, que será lançada oficialmente em Fevereiro de 2018, o Projeto Lavanderia Social. Essa nova ação pretende ter alcance ainda maior, levando agora higiene e dignidade a pessoas em situação de vulnerabilidade por meio de uma proposta inovadora.

Após mais de quatro anos de trabalho com moradores em situação de rua na capital de São Paulo, percebeu-se que condições precárias de higiene e consequente sujeira e mau cheiro colaboram para mantê-los à margem da sociedade, impedindo eventuais oportunidades e os afastando de relações humanas.

A Lavanderia Social surge com o objetivo de empoderar essas pessoas e colaborar com sua ressocialização. Para isso, irá oferecer espaço destinado ao banho e à lavagem de roupas a um preço acessível, além de também promover cursos de capacitação.

O projeto funcionará no recém-criado Instituto Ninho Social, responsável pelo desenvolvimento das atividades tanto da Lavanderia quanto do Entrega por SP. O espaço abrigará também salas destinadas ao apoio psicológico, legal e de assistência social, entre outras iniciativas sociais.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Nas palavras do idealizador Lucas Caldeira, o Lavanderia Social é fruto do diálogo e dos anseios das ruas e pretende, “mais que roupa limpa, dignidade e ressocialização em um espaço humano”.

Até o momento, o Projeto possui o apoio de empresas parceiras, duas máquinas de lavar e duas máquinas de secar industriais, além de um time dedicado ao Instituto.

Projeto quer oferecer espaço para banho e lavagem de roupas a moradores de rua em SP 1

Financiamento Coletivo

Para viabilizar o funcionamento das atividades, é necessário que as instalações sejam feitas em local apropriado e de fácil acesso para as pessoas em situação de rua, contudo o Projeto não possui fins lucrativos e nenhum outro apoio financeiro além dos já mencionados. Por esse motivo, foi lançada uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar fundos para cobrir o pagamento do aluguel e IPTU do espaço por um ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A meta total a ser alcançada é de R$ 57.604,00. Ao doar, o colaborador pode escolher entre diferentes “recompensas” – que variam conforme o valor doado -, uma forma de agradecimento do Instituto Ninho Social pelo apoio. Copos, adesivos, pôsteres de artistas parceiros são algumas das opções oferecidas.

Até o dia 8 de janeiro, se você quiser ajudar no projeto de financiamento, poderá por aqui.

Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Projeto quer oferecer espaço para banho e lavagem de roupas a moradores de rua em SP 3

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,147,115SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Idoso conserta brinquedos para doar às crianças carentes de Americana (SP)

O Fundo Social de Solidariedade de Americana (SP) vem fazendo um trabalho incrível nesta pandemia. Mas para que as doações aconteçam, a associação tem contado...

Um relato poderoso de uma mãe que viu o filho vencer a leucemia após 15 anos de tratamento: “ele luta desde os 2 anos”

O Edu é um cara que dá vontade de ser amigo, sabe? A primeira vez que falamos sobre o Edu foi quando ele encontrou...

Professora aposentada emociona plateia da FLIP ao contar sobre sua luta contra o racismo

Uma professora aposentada de 77 anos emocionou a todos com seu relato sobre o racismo na Festa Literária Internacional de Paraty, também conhecida como...

A festa inteira de casamento enfaixou o braço para apoiar a noiva que quebrou o pulso

Como uma dama de honra ou padrinho, você provavelmente não pensaria em ir a um casamento com o braço enfaixado, mas essa foi a...

Raposas trocam vida selvagem pela companhia do homem que as salvou

Patsy Gibbons, de County Kilkenny, na Irlanda, encontrou as duas raposas quando ainda eram filhotes e cuidou delas para que se recuperassem e pudessem...

Instagram

Projeto quer oferecer espaço para banho e lavagem de roupas a moradores de rua em SP 4