Projeto paulista que dá bolsas de estudo para travestis e transexuais é sucesso e vai ampliar vagas

Com alguns meses de existência, o programa Transcidadania, criado pela Prefeitura de São Paulo, que dá bolsas de R$ 827,40 para travestis e transexuais voltarem a estudar pelo menos 30 horas por semana, já é um sucesso total, tanto que eles planejam aumentar o número de bolsas de 100 para 150 no próximo semestre.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Das participantes da primeira edição, apenas 10% deixaram o curso, número abaixo da média de evasão escolar de jovens e adultos no País (os chamados EJA), que é de 36%, segundo o IBGE.

O objetivo é que, até o fim de 2016, todas saiam com o ensino finalizado e se essa meta inicial for atingida, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos estuda ampliar o programa com a inclusão do Ensino Médio.

Todas as participantes do Transcidadania disseram ter sido expulsas de casa e, hoje, 43,07% delas vivem em albergues ou na rua. Há ainda uma minoria (6,15%) que mora em prédios invadidos.

Das bolsistas, 63% são pretas e pardas, a maioria com idade entre 31 e 40 anos e o recurso financeiro oferecido chega a ser 100% da renda de algumas delas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O principal objetivo da maiorias das participantes ao ingressas no programa é arrumar um emprego, seguido de redução da discriminação e formação continuada.

Para o coordenador de Políticas LGBT de São Paulo, Alessandro Melchior, em entrevista ao Brasil Post, o oferecimento da bolsa foi baseado em pesquisas que mostravam que a maioria das transexuais e travestis não voltavam a estudar por falta de dinheiro. “A única fonte de renda era a prostituição. Quando você estabelece uma fonte mínima de renda, mesmo que temporária, dá condições para que essas pessoas comecem a desenvolver uma trajetória”.

n-TRANSCIDADANIA-large570

o-TRANSCIDADANIA-570

trans1

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

trans2

trans3

trans4

trans5

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Brasil Post e G1

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,415,745SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Após reportagem, avó e 8 netos recebem doações de motociclistas no Noroeste

Após uma matéria, que contava a história da "Vó Tânia", uma mobilização do bem levou doações até a idosa, que vive em um barraco...

Em carta fofa, menino de 10 anos devolve carteira perdida por jovem

"Sei como é a sensação de perder algo e queria ter a certeza de que você teria a sua carteira de volta. Com sorte,...

Menino de 9 anos vende limonadas para pagar sua própria adoção

Você lembra o que estava fazendo aos nove anos? Qual era seu maior sonho? Para o jovem Tristan Jacobson é conseguir o valor necessário para que a família...

Uso de drones e inteligência artificial ajudam no avanço das pesquisas sobre a vida animal

Recentemente fizemos um projeto incrível em parceria com a Intel, onde levamos a realidade virtual para uma casa de idosos em São Paulo e...

Instagram