Projeto paulista que dá bolsas de estudo para travestis e transexuais é sucesso e vai ampliar vagas

Com alguns meses de existência, o programa Transcidadania, criado pela Prefeitura de São Paulo, que dá bolsas de R$ 827,40 para travestis e transexuais voltarem a estudar pelo menos 30 horas por semana, já é um sucesso total, tanto que eles planejam aumentar o número de bolsas de 100 para 150 no próximo semestre.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Das participantes da primeira edição, apenas 10% deixaram o curso, número abaixo da média de evasão escolar de jovens e adultos no País (os chamados EJA), que é de 36%, segundo o IBGE.

O objetivo é que, até o fim de 2016, todas saiam com o ensino finalizado e se essa meta inicial for atingida, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos estuda ampliar o programa com a inclusão do Ensino Médio.

Todas as participantes do Transcidadania disseram ter sido expulsas de casa e, hoje, 43,07% delas vivem em albergues ou na rua. Há ainda uma minoria (6,15%) que mora em prédios invadidos.

Das bolsistas, 63% são pretas e pardas, a maioria com idade entre 31 e 40 anos e o recurso financeiro oferecido chega a ser 100% da renda de algumas delas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O principal objetivo da maiorias das participantes ao ingressas no programa é arrumar um emprego, seguido de redução da discriminação e formação continuada.

Para o coordenador de Políticas LGBT de São Paulo, Alessandro Melchior, em entrevista ao Brasil Post, o oferecimento da bolsa foi baseado em pesquisas que mostravam que a maioria das transexuais e travestis não voltavam a estudar por falta de dinheiro. “A única fonte de renda era a prostituição. Quando você estabelece uma fonte mínima de renda, mesmo que temporária, dá condições para que essas pessoas comecem a desenvolver uma trajetória”.

n-TRANSCIDADANIA-large570

o-TRANSCIDADANIA-570

trans1

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

trans2

trans3

trans4

trans5

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Brasil Post e G1

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
2,833,091SeguidoresSeguir
24,700SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Bailarino de 9 anos, filho de manicure, tenta chegar a escola de dança na Flórida

Por Rio de Boas Notícias Bernardo Régis, 9 anos, aprendeu que no balé tudo é possível quando se tem garra, força de vontade e determinação....

Fotógrafo transforma crianças com câncer em super-heróis e seres mágicos

Se para adultos já é muito sofrido ter um câncer, imagina para uma criança? Pensando em como aliviar os dias dos pequenos, o fotógrafo americano Jonathan Diaz...

Médica na China acalma criança antes de cirurgia no coração

O médico chinês Shi Zhuo conquistou a admiração dos internautas em uma rede social chinesa após acalmar uma garotinha de 2 anos que passaria...

Filho dá comida na boca da mãe com demência, como ela fazia quando ele era bebê

Nossos pais deram a vida por nós, nos alimentaram, trocaram nossas fraldas e nos mostraram o mundo. No entanto, a vida passa e uma...

Instagram

Projeto paulista que dá bolsas de estudo para travestis e transexuais é sucesso e vai ampliar vagas 3