Projeto paulista que dá bolsas de estudo para travestis e transexuais é sucesso e vai ampliar vagas

Clique e ouça:

Com alguns meses de existência, o programa Transcidadania, criado pela Prefeitura de São Paulo, que dá bolsas de R$ 827,40 para travestis e transexuais voltarem a estudar pelo menos 30 horas por semana, já é um sucesso total, tanto que eles planejam aumentar o número de bolsas de 100 para 150 no próximo semestre.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Das participantes da primeira edição, apenas 10% deixaram o curso, número abaixo da média de evasão escolar de jovens e adultos no País (os chamados EJA), que é de 36%, segundo o IBGE.

O objetivo é que, até o fim de 2016, todas saiam com o ensino finalizado e se essa meta inicial for atingida, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos estuda ampliar o programa com a inclusão do Ensino Médio.

Todas as participantes do Transcidadania disseram ter sido expulsas de casa e, hoje, 43,07% delas vivem em albergues ou na rua. Há ainda uma minoria (6,15%) que mora em prédios invadidos.

Das bolsistas, 63% são pretas e pardas, a maioria com idade entre 31 e 40 anos e o recurso financeiro oferecido chega a ser 100% da renda de algumas delas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O principal objetivo da maiorias das participantes ao ingressas no programa é arrumar um emprego, seguido de redução da discriminação e formação continuada.

Para o coordenador de Políticas LGBT de São Paulo, Alessandro Melchior, em entrevista ao Brasil Post, o oferecimento da bolsa foi baseado em pesquisas que mostravam que a maioria das transexuais e travestis não voltavam a estudar por falta de dinheiro. “A única fonte de renda era a prostituição. Quando você estabelece uma fonte mínima de renda, mesmo que temporária, dá condições para que essas pessoas comecem a desenvolver uma trajetória”.

n-TRANSCIDADANIA-large570

o-TRANSCIDADANIA-570

trans1

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

trans2

trans3

trans4

trans5

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Brasil Post e G1

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,026,080FãsCurtir
2,191,217SeguidoresSeguir
11,926SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Brasileira voluntária da 2ª Guerra Mundial é hoje voluntária na luta contra o Coronavírus

A dona Blandina era adolescente quando confeccionou luvas para os soldados brasileiros da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que lutaram na 2ª Guerra Mundial. Lá se...

Jovens antecipam casamento após saber que um deles tem apenas 5 meses de vida

Se você, assim como eu, se acabou de chorar vendo "Um amor para recordar" lá em 2002, se prepare: essa história é real, e...

Policiais unem-se a manifestantes em ato contra racismo e violência, nos EUA

É preciso tomar muito cuidado com generalizações, afinal, a profissão e a raça de uma pessoa não podem a definir. E para provar isso, diversos...

Batismo de bebê conta com bençãos de familiares católicos, espíritas, evangélicos e umbandistas

Quando completou três meses de vida, o pequeno Iago recebeu as bençãos de sua família, cada qual à sua maneira: uma avó é católica,...

Surfistas vão todos os dias à praia para salvar vidas e recebem gratidão de banhistas

Só quem já passou pelo susto de perder o controle ao nadar em um mar ou uma piscina sabe o tamanho do alívio quando...

Instagram