Projeto revitaliza vila de pescadores com lindas pinturas e encanta moradores e turistas no Ceará

Uma iniciativa está levando mais cor a uma vila de pescadores na praia do Cumbuco, em Caucaia (CE). Artistas gráficos se reúnem em uma casa, através do projeto CumbuCOR, e promovem várias oficinas de cultura para a comunidade. No final, eles pintam verdadeiras obras de arte urbanas nas casas dos pescadores!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Iniciativa muito boa porque deu um visual muito legal nos locais que eles pintaram, uma revitalização da vila. Isso valorizou muito a comunidade em termos de embelezamento”, disse seu Ari, presidente da Associação de Pescadores do Cumbuco. Na praia existem mais de 300 pescadores.

As intervenções já são realizadas desde 2018 pela iniciativa. Este ano, mesmo na pandemia, o pessoal conseguiu se organizar e desenvolver o projeto e agora o trabalho será renovado neste mês de agosto.

Homem pintando obra de arte em parede de casa e pessoa na varanda olhando
Foto: Divulgação

Uma iniciativa parecida foi desenvolvida na cidade de Areia, na Paraíba, em uma vila de uma cooperativa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os artistas utilizam elementos da própria região para realizar o trabalho. “O grafite tem pessoas que interpretam de uma forma diferente e as pessoas achavam que ia ser uma pintura não tão legal, mas eles fizeram voltado para a comunidade, cores relacionadas ao mar, bem características da vila”, contou seu Ari.

O idealizador do projeto é o diretor de arte Junior Zapata.

View this post on Instagram

A post shared by Jr zapata (@jrzapata)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja esse mural pintado no Estaleiro, local de conserto das jangadas, pela artista Erika Miranda.

Pinturas em parede
Foto: Divulgação

“O projeto tem a proposta de criar uma grande galeria de arte urbana a céu aberto, mostrando que arte, cultura e lazer, podem transformar a realidade dos moradores, deixando o espaço mais afável, elevando a autoestima da comunidade, abrindo um leque de possibilidades voltadas para a cultura”, disse a economista Deborah Lilienfeld.

Ponto de observação na praia com pintura artística
Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A iniciativa é apoiada pelo Winds For Future e a Central de Apoio ao Turista, que têm outras atividades como um ecoponto para coleta de lixo e troca por benefícios para a população e um trabalho com preservação de tartarugas.

Além das pinturas, eles também desenvolvem atividades como intervenções artísticas, palestras, oficinas, atrações musicais, circenses, teatrais, cinema infantil e brinquedos, e os artistas trocam experiências com os nativos, fazendo atividades do lugar.

Crianças observando artista fazer pintura em parede
Crianças se envolvem na atividade artística. Foto: Divulgação

Outro objetivo é atrair turistas para a região. “Reflete no turismo, não é nem a rua principal, é uma rua paralela, mas atrai muito visitante”, comemorou seu Ari.

Veja também:

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,780,571SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Hospital dos EUA deixa crianças dirigirem carros de brinquedos até a sala de cirurgia

O Hospital Rady, em San Diego, na Califórnia, teve uma solução muito divertida para acalmar as crianças que precisam enfrentar a mesa de cirurgia....

Menino de 9 anos salva seu primo de 3 anos que estava engasgado com bala

Timoty Prater tem apenas 9 anos, mas foi super ágil ao salvar seu primo que estava engasgado com uma bala. O menino viu seu...

Veterinários promovem Reiki Solidário para animais

Você sabia que, assim como humanos, podemos tratar nossos animaizinhos com medicina japonesa? É exatamente o que a clínica “Veterinária com Amor” fez. Voluntários e...

Caminhoneiros em greve recebem doações de população em MG

200 caminhoneiros em greve estão recebendo água e alimentos da população em acampamento improvisado na BR-381, no Vale do Aço.

Conheça o primeiro copo de café plantável do mundo

Uma empresa da Califórnia encontrou uma maneira verde para lidar com resíduos do hábito de tomar café da América. Reduzir. Reutilizar. Crescer. Isso mesmo, eles lançaram o...

Instagram