Projeto no CE revitaliza bibliotecas e incentiva a prática da leitura em escolas públicas

Para estimular ainda mais a leitura, um projeto muito bacana está revitalizando bibliotecas de escolas públicas, como incentivo para atrair mais alunos! Já são quase dois anos de atuação e o “Ventos do Saber” só tem o que celebrar!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com informações do projeto, já são mais de dois mil livros doados, 200 brinquedos, 24 violões e 12 computadores para reforçar a estrutura das bibliotecas.

ventos do saber

Além disso, ainda há os projetos paralelos. Eles já realizaram 16 oficinas literárias, oito contações de histórias e quatro oficinas de violão. Isso resulta em cerca de 1.050 alunos assistidos e 130 professores capacitados pelo projeto.

Em 2019 eles conseguiram revitalizar quatro bibliotecas da região da Caucaia. As contempladas foram: Escola Aba Tapeba, Escola Alice Moreira de Oliveira, Escola Luiz Rocha Mota e Escola Saul Gomes de Matos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Em 2020 o projeto repetiu a meta e trouxe melhorias – mesmo com as dificuldades da pandemia – para a Escola Luzia Correia Sales, Escola Antônio Dias Macedo, Escola Domingos Abreu Brasileiro e Escola Plácido Monteiro Gondim. Todas também do município de Caucaia

A ideia é democratizar o acesso ao livro em escolas públicas de ensino infantil e fundamental. Para os idealizadores do Ventos do Saber, isso contribui para a formação de leitores com um olhar mais crítico não só direcionado para a leitura, mas para o mundo, além de fortalecer as habilidades textuais e de argumentação oral.

ventos do saber

As bibliotecas se tornam espaço de sociabilização

Para Emidio Sanderson, diretor do Ventos do Saber, a revitalização das bibliotecas as transforma em um espaço de sociabilização.

A autoestima das crianças, dos professores e de toda a escola aumenta bastante. Tanto é que nas quatro escolas onde a gente fez o trabalho no ano passado, tiveram um aumento de matrículas porque as crianças queriam estudar na biblioteca do Ventos do Saber. Então, elas passaram a ter o prazer de ir para a escola“, explica Emidio.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Rejane Sousa é diretora da Escola Aba Tabeba, uma das beneficiadas pelo projeto. Ela diz que a nova biblioteca facilitou também o acesso dos alunos a pesquisas pela internet. “Deu uma inovada geral, porque além da biblioteca, eles trouxeram computadores que possibilitam aos nossos alunos fazer pesquisa, já que em casa eles não têm esse acesso“.

ventos do saber

Ela ainda diz que se sente feliz com o resultado da ação. “É muito gratificante perceber que eles descobrem novas possibilidades e aprendem com os livros. Muitos deles pedem livros emprestados e voltam contando a história”, destaca.

Projeto aumenta o gosto pela leitura dos alunos

João Paulo, de 12 anos, é um dos estudantes que agora pode contar com uma biblioteca novinha, devido o Ventos do Saber. Ele sempre gostou de livros, mas antes não tinha tanto acesso aos exemplares. Ele disse que a reforma na escola também trouxe mais chances dele aprender Ciências, que é a matéria preferida.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

ventos do saber

Eu quero ser cientista e fazer muitos experimentos do mesmo jeito que eu vejo nos livros. A gente consegue aprender muitas coisas com a tecnologia que tem na biblioteca”, conta.

Seminário Virtual para Educadores

O Ventos do Saber promoverá o Seminário Virtual para Educadores, de 24 a 28 desse mês. Com acesso gratuito, o evento contará com a participação de nomes de relevância nacional da área da Educação, como a co-fundadora da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, Eliane Yunes.

seminário ventos do saber

A proposta é abordar diferentes perspectivas que envolvem a formação leitora dos alunos. Serão cinco webinars que trarão temas como a leitura literária no contexto escolar, práticas de leitura em contexto remoto, biblioteca escolar e o direito à leitura.

Os encontros serão realizados pelo canal do Youtube da Invento Produções Culturais, sempre às 14 horas. Para participar, basta se inscrever no site do Ventos do Saber. As vagas são limitadas!

O projeto está sendo transformador porque chega em comunidades com pouco ou nenhum acesso a atividades culturais. Essas escolas talvez nunca tiveram uma atenção tão especial tanto do poder público como da iniciativa privada”, avalia Emídio Sanderson.

Que o Ventos do Saber ainda possa ajudar muitas outras escolas! Parabéns pela iniciativa, gente!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,452,816SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Colecionador de frutas, esse paulista já plantou mais de 1.300 espécies

É a maior coleção de plantas frutíferas do país, recorde registrado pelo RankBrasil em 2015, com 1.311 espécies agrupadas em quase 100 famílias botânicas.

Pacientes de câncer esquecem um pouco de sua doença fazendo ensaio com perucas loucas

"Sabe o que eu mais sinto falta? Ser despreocupado." Esta foi a frase que inspirou o projeto “If only for a second”. A organização...

Projeto de Lei do Romário torna crime a famosa carteirada

Confesso que o Romário tem sido uma das ótimas surpresas no cenário político atual. Ele tem se mostrado extremamente engajado em diversas causas, uma...

Cerimônia inédita: Policiais espanhóis casam de farda

Dois polícias espanhóis, Chema e Jonatan, casaram no último sábado em Jerez, Espanha. É a primeira vez que dois homens da Polícia Nacional de Espanha...

Instagram