Foi contribuindo para um projeto social em 2013 que o fotógrafo Samuel Schmidt se sensibilizou com comunidades onde vivem pessoas com poucos recursos.
Samuel plantou a semente do seu próprio projeto ao lançar uma camiseta para ajudar um menino que fotografou. A estampa é uma imagem estilizada da foto, feita pelo artista plástico Danka Umbert (veja abaixo). Com a renda gerada pela venda da camiseta, Samuel comprou itens básicos para a família da criança.
Moda com propósito
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Assim surgiu a marca de roupas Cidades Invisíveis, cuja renda é revertida 100% para os trabalhos de ajuda às comunidades carentes da Grande Florianópolis (Frei Damião, Vila Aparecida e Chico Mendes).
As estampas das camisetas e demais itens são pensadas para valorizar a mensagem de amor, dignidade e fraternidade. Uma delas, por exemplo, é a frase “Eu sou porque nós somos”.
Em 2019, a ideia é focar na educação, oferecendo cursos como aulas de bordado e costura, alfabetização de adultos e reforço escolar.
Fotógrafo Samuel Schmidt com crianças no projeto
Para isso, foi criada a sede do projeto, uma incubadora de nome Bonsai, como forma de gerar oportunidades e melhorar a vida dos moradores dessas comunidades, em especial mulheres em situação de risco.
O nome Bonsai não foi escolhido à toa: segundo Samuel, parafraseando o economista Muhammad Yunus, “a pessoa pobre é como um bonsai. Podemos plantar a semente da árvore mais alta, mas se for colocada num pequeno vaso, ela nunca conseguirá crescer. Não há nada de errado com a semente, e sim como está sendo cultivada”.
Samuel Schmidt veste camiseta com a logomarca do projeto
O objetivo da marca, conforme exposto no site do projeto, é “transformar a vida do maior número de pessoas possível e levar esperança para quem hoje não vê futuro”.
Está dando certo: Bruna Marquezine, Paola Oliveira, Thayla Ayala e Fiorella Matheis são algumas das famosas que já apoiaram a causa, ampliando a visibilidade do projeto.
A atriz Thayla Ayala é uma apoiadora do projeto
A renda obtida com a venda das roupas da marca já beneficiou mais de 20 mil pessoas. Entre as ações realizadas, estão desde intervenções artísticas em escolas até ações de saúde bucal. Saiba mais clicando aqui.