Projeto treina e encaminha gratuitamente cães de assistência à pessoas com deficiência

Ter um animal de estimação traz muitos benefícios para a saúde, como o alívio do estresse e a melhoria de humor. Indo além, eles também podem ser anjos da guarda. O Cão Inclusão é um projeto que treina e encaminha gratuitamente cães de assistência para pessoas com deficiência terem mais praticidade e uma bela companhia em seu dia a dia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Entenda mais sobre esse projeto! Clique no play acima!

Apesar de exibirem todo o seu charme por aí, esses cachorros não estão para brincadeira, não. São adestrados como cães de serviço para auxiliar pessoas com deficiência de mobilidade; como cães-ouvintes, para auxiliar quem tem deficiência auditiva; e como cães-guia, para auxiliar pessoas com deficiência visual. Atualmente, há nove cachorros em treinamento pela Cão Inclusão para tais finalidades.

A iniciativa agora tem trabalhado nos treinamentos de cães de serviço para cadeirantes, que é bastante propagada e prescrita por médicos no Estados Unidos e Europa, mas ainda engatinha aqui no Brasil. O tempo de treino é de aproximadamente dois anos e dividido por etapas. Desde que o filhote está na barriga da mãe, são várias etapas até que o animal esteja apto a se adaptar e seguir a rotina da pessoa com deficiência.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quem recebe o cachorro de serviço também passa por aprendizados ao conviver com o novo parceiro de vida. E o melhor: este cão será entregue sem custo algum, com direito a acompanhamento vitalício pelo período que vai de seis a oito anos, até que o mesmo se aposente de forma saudável. A equipe da ONG é responsável por todos os trâmites.

Os animais de assistência são dóceis, sociáveis, tranquilos e focados. Respondem comandos e ajudam em funções cotidianas como abrir e fechar portas, pegar objetos do chão, acionar campainhas e acender luzes. Autonomia, liberdade e companheirismo são alguns dos benefícios que essas fofuras levam às pessoas com deficiência.

Projeto treina e encaminha gratuitamente cães de assistência à pessoas com deficiência 2

Como ajudar e ser ajudado

Para que o programa tenha um alcance ainda maior, as empresas podem patrocinar o treinamento dos cães, entrando em contato através do site. Assim ajudam indiretamente as pessoas que precisam e também divulgam suas marcas. Há ainda campanhas de financiamento coletivo das quais todos podem colaborar e doação direta através do paypal. Toda a verba é destinada ao projeto sem fins lucrativos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As pessoas também podem se voluntariar como Famílias Socializadoras, que passarão por uma seleção criteriosa para receber o animal, cuidar, educar, treinar e fazer a socialização durante o primeiro ano de vida do cachorro. O processo é supervisionado pela equipe.

Quem estiver precisando de um cão inclusão precisa preencher um formulário no site e consultar se há disponibilidade.

Projeto treina e encaminha gratuitamente cães de assistência à pessoas com deficiência 3

Projeto treina e encaminha gratuitamente cães de assistência à pessoas com deficiência 4

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Projeto treina e encaminha gratuitamente cães de assistência à pessoas com deficiência 5

 

[Nota da Redação]

Estamos com um canal no Razões mostrando que a pessoa com deficiência pode fazer o que ela quiser, e esse vídeo mostra pessoas tocando sua vida da maneira mais normal possível, vejam:

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,805,539SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mãe de autista arrecada quase R$ 200 mil para zelador de escola que ajudou na adaptação do filho

O zelador Raymond Brown, que trabalha na escola White Oak Elementary, na Carolina do Norte (EUA), sempre tratou os alunos do colégio com muita...

Família da Califórnia adota menino colombiano após férias de verão

“Quer fazer parte da nossa família?”.

Vaca saudável que nasceu com nanismo vira xodó e atração turística de Bangladesh

Rani é uma vaca que nasceu com nanismo em uma fazenda familiar de Bangladesh, no sul da Ásia. Ela é tão pequenina que seus...

Jovem foge da guerra na Síria com sua cadelinha

Aslan poderia ter fugido da guerra na Síria rumo à Grécia só com a roupa do corpo ou outros itens como fotos de família...

Instagram

Projeto treina e encaminha gratuitamente cães de assistência à pessoas com deficiência 6