Projeto treina e encaminha gratuitamente cães de assistência à pessoas com deficiência

Ter um animal de estimação traz muitos benefícios para a saúde, como o alívio do estresse e a melhoria de humor. Indo além, eles também podem ser anjos da guarda. O Cão Inclusão é um projeto que treina e encaminha gratuitamente cães de assistência para pessoas com deficiência terem mais praticidade e uma bela companhia em seu dia a dia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO


Entenda mais sobre esse projeto! Clique no play acima!

Apesar de exibirem todo o seu charme por aí, esses cachorros não estão para brincadeira, não. São adestrados como cães de serviço para auxiliar pessoas com deficiência de mobilidade; como cães-ouvintes, para auxiliar quem tem deficiência auditiva; e como cães-guia, para auxiliar pessoas com deficiência visual. Atualmente, há nove cachorros em treinamento pela Cão Inclusão para tais finalidades.

A iniciativa agora tem trabalhado nos treinamentos de cães de serviço para cadeirantes, que é bastante propagada e prescrita por médicos no Estados Unidos e Europa, mas ainda engatinha aqui no Brasil. O tempo de treino é de aproximadamente dois anos e dividido por etapas. Desde que o filhote está na barriga da mãe, são várias etapas até que o animal esteja apto a se adaptar e seguir a rotina da pessoa com deficiência.

Quem recebe o cachorro de serviço também passa por aprendizados ao conviver com o novo parceiro de vida. E o melhor: este cão será entregue sem custo algum, com direito a acompanhamento vitalício pelo período que vai de seis a oito anos, até que o mesmo se aposente de forma saudável. A equipe da ONG é responsável por todos os trâmites.

Os animais de assistência são dóceis, sociáveis, tranquilos e focados. Respondem comandos e ajudam em funções cotidianas como abrir e fechar portas, pegar objetos do chão, acionar campainhas e acender luzes. Autonomia, liberdade e companheirismo são alguns dos benefícios que essas fofuras levam às pessoas com deficiência.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como ajudar e ser ajudado

Para que o programa tenha um alcance ainda maior, as empresas podem patrocinar o treinamento dos cães, entrando em contato através do site. Assim ajudam indiretamente as pessoas que precisam e também divulgam suas marcas. Há ainda campanhas de financiamento coletivo das quais todos podem colaborar e doação direta através do paypal. Toda a verba é destinada ao projeto sem fins lucrativos.

As pessoas também podem se voluntariar como Famílias Socializadoras, que passarão por uma seleção criteriosa para receber o animal, cuidar, educar, treinar e fazer a socialização durante o primeiro ano de vida do cachorro. O processo é supervisionado pela equipe.

Quem estiver precisando de um cão inclusão precisa preencher um formulário no site e consultar se há disponibilidade.

 

[Nota da Redação]

Estamos com um canal no Razões mostrando que a pessoa com deficiência pode fazer o que ela quiser, e esse vídeo mostra pessoas tocando sua vida da maneira mais normal possível, vejam:

Relacionados

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

985,850FãsCurtir
1,748,791SeguidoresSeguir
8,567SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Fábio Assunção dá a volta por cima um ano depois de virar ‘piada’ no Carnaval

É impressionante o quanto as coisas podem mudar em apenas um ano, né? Olha o caso do ator Fábio Assunção, 48 anos. No Carnaval do...

Bióloga que salvou Arara Azul da extinção vira personagem da Turma da Mônica

Na última terça-feira (11), foi celebrado o Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. Para comemorar a data, a Mauricio de Sousa Produções...

USP retira coágulo de artéria no cérebro e devolve movimentos a vítimas de AVC

Cientistas adjuntos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto desenvolveram uma técnica eficaz na redução de quase a totalidade...

Neto faz “antes e depois” e homenageia avó em seu aniversário de 99 anos

A homenagem de um neto para sua avó no dia do seu aniversário de 99 anos comoveu as redes sociais nesta quinta-feira (13). Iury Neto,...

Juiz vai até a casa de idosa para lhe conceder aposentadoria

Um  caso incomum aconteceu há alguns meses, onde um juiz foi até a casa de uma senhora de 100 anos para conceder aposentadoria a ela. O...

Instagram