Projeto visa compreender os mecanismos biológicos existentes por trás do autismo

O Projeto “A Fada do Dente” é um importante projeto científico que visa estudar e compreender os mecanismos biológicos existentes por trás do autismo infantil. Desenvolvido pela bióloga Patrícia Beltrão Braga e sua equipe da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o professor Alysson Muotri, da Universidade da Califórnia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Projeto arrecada dentes de leite de crianças com autismo por todo o Brasil. Onde são extraídas da polpa ou recheio desses dentes células que, graças à evolução da ciência, podem ser transformadas em células-tronco semelhante às embrionárias e posteriormente diferenciadas em neurônios.

O estudo das características desses neurônios permite identificar por comparação as diferenças estruturais entre as células de uma criança autista com as células de uma criança sem o distúrbio.

Como esses neurônios são produzidos em placas de plástico, além de entender seu funcionamento, passo fundamental na busca pela cura ou pelo melhor tratamento possível, o Projeto A Fada do Dente também consegue testar medicações capazes de reverter as alterações encontradas nas células, visando à recuperação.

A fada do dente 2A fada do dente

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É importante ressaltar que o autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA),tem como sintomas a dificuldade de interação social, dificuldade de comunicação e comportamentos repetitivos. Como o diagnóstico depende basicamente da observação dessas manifestações, ele acaba sendo feito, em geral, apenas por volta dos dois ou três anos de idade.

Saiba como participar clicando aqui!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM









Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,917,765SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cafeteria irlandesa oferece café da manhã gratuito para qualquer criança no caminho da escola

Uma cafeteria em Dublin, capital e maior cidade da Irlanda, teve a louvável ideia de oferecer cafés da manhã gratuitos para toda e qualquer...

Cearense planta 500 pés de girassóis para mostrar o quanto ama a namorada: ‘Mulher da minha vida’

O girassol foi a flor escolhida pelo consultor educacional João Umbelino de Sousa, 41 anos, para mostrar o quanto ama sua namorada, a quem...

Em SP, faculdade inaugura biblioteca comunitária aberta 24 horas por dia

Na cidade de São Paulo, no bairro da Vila Mariana, está localizada uma das mais conhecidas faculdades de comunicação, a ESPM - Escola Superior...

Poetas analfabetos do sertão viralizaram no YouTube e um deles ganhou até documentário!

"O poeta analfabeto" já foi exibido em festivais de cinco países, como Rússia, França, Índia e Bósnia, onde ganhou na categoria "melhor roteiro".

Mineirão e Dahw Brasil doam R$ 240 mil ao Hospital da Baleia em BH

O Estádio do Mineirão e a Dahw Brasil doaram R$ 240 mil ao Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, destinados à compra de equipamentos...

Instagram

Projeto visa compreender os mecanismos biológicos existentes por trás do autismo 2