Projeto visa compreender os mecanismos biológicos existentes por trás do autismo

O Projeto “A Fada do Dente” é um importante projeto científico que visa estudar e compreender os mecanismos biológicos existentes por trás do autismo infantil. Desenvolvido pela bióloga Patrícia Beltrão Braga e sua equipe da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o professor Alysson Muotri, da Universidade da Califórnia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Projeto arrecada dentes de leite de crianças com autismo por todo o Brasil. Onde são extraídas da polpa ou recheio desses dentes células que, graças à evolução da ciência, podem ser transformadas em células-tronco semelhante às embrionárias e posteriormente diferenciadas em neurônios.

O estudo das características desses neurônios permite identificar por comparação as diferenças estruturais entre as células de uma criança autista com as células de uma criança sem o distúrbio.

Como esses neurônios são produzidos em placas de plástico, além de entender seu funcionamento, passo fundamental na busca pela cura ou pelo melhor tratamento possível, o Projeto A Fada do Dente também consegue testar medicações capazes de reverter as alterações encontradas nas células, visando à recuperação.

A fada do dente 2A fada do dente

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É importante ressaltar que o autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA),tem como sintomas a dificuldade de interação social, dificuldade de comunicação e comportamentos repetitivos. Como o diagnóstico depende basicamente da observação dessas manifestações, ele acaba sendo feito, em geral, apenas por volta dos dois ou três anos de idade.

Saiba como participar clicando aqui!

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,110,307SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Refugiado africano oferece curso de francês, turismo e hotelaria em SP

Em São Paulo, o refugiado congolês Omana Ngandu ministra aulas de francês num curso intensivo de turismo e hotelaria que desenvolveu com mais quatro...

Estudante canta na rua para se tornar médica e em hospital para acalmar gestante [VÍDEO]

Antonielle nasceu com o dom de cantar e de cuidar! 💕

Estudantes nordestinos levam 59 das 75 medalhas na Olimpíada de História

O Nordeste é a região que mais conquistou medalhas na Olimpíada Nacional de História do Brasil.

Comediante responde com amor e generosidade a comentário ofensivo no Twitter

Sarah Silverman é uma comediante americana, famosa por seus shows de stand-up comedy, que tem feito sucesso na internet, após ter respondido da melhor...

Imagens revelam regressão de câncer em paciente terminal com método 100% brasileiro

Os médicos e pesquisadores do Centro de Terapia Celular do Hemocentro, ligado ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, dizem que Vamberto está "virtualmente" livre da doença.

Instagram

Projeto visa compreender os mecanismos biológicos existentes por trás do autismo 3