A discussão sobre o desperdício de alimentos tem aumentando consideravelmente diante das toneladas de comidas que são descartadas todos os dias. Estima-se que a Europa desperdiça cerca de 300 milhões de toneladas por ano, e para conscientizar a população, em 2014, a União Europeia declarou o “Ano Europeu contra o Desperdício de Alimentos”.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para sensibilizar e combater o desperdício alimentar algumas instituições criaram ações de conscientização como é o caso do Projeto Fruta Feia, em Lisboa. Um grupo de empreendedores lançou uma cooperativa onde é possível comprar dos fornecedores frutas, verduras e legumes que são consideradas feias pela sua aparência, mas que podem ser perfeitamente consumidas, pois mantêm o mesmo sabor e qualidade nutricional.
É tudo com cara de xepa. O tomate manchado, a cenoura torta, o morango pequeno. Tudo é vendido por um preço muito menor e o consumidor além de economizar, contribui para reduzir o desperdício de alimentos.
O Projeto Fruta Feia já ajudou a evitar 37% de desperdício. É uma ideia simples e sensacional que colabora com produtor rural, o consumidor e principalmente com o meio ambiente.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Outra campanha que combate o desperdício de alimentos foi criada pela rede francesa de supermercados Intermarchê que chamou de “frutas e legumes inglórios”. Além das peças publicitárias que estimulavam o consumo dos alimentos feios, os clientes foram surpreendidos na seção de vegetais onde normalmente se encontram produtos bonitos, brilhantes, vistosos, e foram substituídos por alimentos feios, que provavelmente seriam jogados fora, posicionados em destaque nas gôndolas.
Para ajudar a venda, além dos 30% de desconto, foram distribuídos sucos e sopas feitos com estes alimentos, para reforçar a ideia que o gosto fica o mesmo. A campanha aumentou em 60% a venda desses itens. Veja:
Estamos programados a seguir os padrões da ditadura da estética onde o bonito é mais gostoso. Essas ações provam a mudança de um comportamento e que pequenas atitudes como comprar uma fruta feia, evita que mais comida perfeita seja desperdiçada e jogada no lixo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Crédito das fotos: Patricia De Melo Moreira/Agence France-Presse — Getty Images
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.
ótima ideia!
Sensacional né Pedro? 😉
Ótimo!
O desperdício seja de água ou alimento gera carência em outra parte do mundo porque TODOS estamos interligados. Se cada qual utilizasse apenas o necessário não faltaria o básico para ninguém. Nenhuma criança merece morrer de fome e nenhum cão também não, por causa do supérfluo nosso de cada dia.
Concordo Sandra!!
Tomara que realmente ‘frutifique’, e que a idéia seja copiada no mundo todo!!!
Comments are closed.