Ícone do site Razões para Acreditar

Protetor de plástico com amortecedor pode substituir as incômodas ferraduras em cavalos

ferraduras

O tempo de vida médio dos equinos oscila em torno dos 25 anos. A espécie é utilizada como meio de transporte desde a Idade Média e pouca coisa mudou na maneira como são tratados. Eis que surge, ao menos, uma alternativa positiva para estes animais: um protetor de plástico com amortecedor que substitui as ferraduras em cavalos.

Embora tenham sido criadas para proteger, as ferraduras de ferro são uma maneira rudimentar de calçar os animais, além de derraparem, transmitirem calor e provocarem problemas de aquecimento nos cascos. Além disso, segundo a marca, mais de 50% dos cavalos machucados morrem por problemas nas patas e/ou no casco. Tudo isso serviu de motivação para invenção inovadora da empresa austríaca Megasus Horserunner, que tem sido desenvolvida ao longo de 20 anos.

O produto, popularizado como “tênis para cavalos” é feito de material leve (pesa menos de 250 gramas), durável, flexível e com solado que se adapta a diferentes tipos de superfície. Além da versão de plástico, também foram criados clipes que podem ser colocados e removidos com facilidade, com ajuste mais certeiro ao casco do animal e práticos para limpar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Após o sucesso da campanha de financiamento coletivo, a empresa já começou a produzir as ferraduras adaptadas pelo preço de € 119 (R$ 407). As primeiras entregas estão previstas para julho e agosto de 2017. Segundo dados da empresa, já foram feitos mais de 5 mil pedidos em 70 destinos ao redor do mundo.

Muitas ações de diversos países pedem para abolir o uso de equinos como meio de transporte, o que pode resultar em maus tratos, abandono e um exploração. Israel foi o primeiro país do mundo a proibir a tração de carroças por cavalos e burros. Embora estes animais ajudem no cotidiano de várias pessoas, especialmente as que vivem em regiões afastadas, é preciso criar alternativas e formas de minimizar os danos. Esta é uma delas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fotos: divulgação

Sair da versão mobile