A decoração da festa de aniversário do Seu Zeca foi simples, mas a verdade é que nem precisava de muita coisa, com o cenário ao redor: a Amazônia maranhense, reunião de árvores frondosas e centenárias, a mais bela decoração para um defensor da natureza.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
‘Zeca de Manoca’, como todos o conhecem na região, completou 71 anos ao lado de familiares na roça dele, em Governador Nunes Freire, onde vive há quatro décadas. É na roça que Zeca se sente bem, convivendo com as árvores, todas elas mantidas de pé.
“É onde ele gosta de estar. Então, a família resolveu organizar o aniversário dele na roça. Com um tema bem rústico, singelo, mas não menos bonito”, disse Rivanio Santos, sobrinho de Zeca, em conversa com o Razões para Acreditar.
Leia Mais
Ele conta também que a festa na roça era um desejo da tia dele e esposa de Zeca. A filha do casal, Roseane, que é confeiteira, fez o bolo, os docinhos e organizou a decoração.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também: Fotógrafo registra o cotidiano encantador de Ribeirinhos no interior da Floresta Amazônica
“Não foi uma festa surpresa, meu tio sabia de tudo. Ele ficou muito feliz com a demonstração de carinho e respeito à sua história.”
Zeca de Manoca trabalhou a vida inteira na roça e lutou, ainda luta, pela defesa dos direitos dos trabalhadores rurais e da preservação do meio ambiente. “Um cara nascido na roça e criado na terra”, afirma o sobrinho.
Ele teve 5 filhos e tirava da venda de açaí, colhido nos pés de Juçara, o sustento de sua família. “Não tinha como comemorar seu aniversário em outro lugar, no pouco de floresta que ainda resta, como forma de agradecimento por tudo o que ela proporcionou”, finalizou Rivanio.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
crédito das fotos: divulgação
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.