Array

Punhos de refugiados: fotógrafo brasileiro estampa vitrines da icônica Saks, em Nova York

Diálogo, esses tempos pedem mais diálogo. Essa é a reflexão proposta pelo premiado fotógrafo brasileiro Guilherme Licurgo no seu mais recente trabalho e que foi parar nas vitrines da icônica loja de departamentos Saks Fifth Avenue, em Nova York, nos EUA.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Batizada de ‘Manifesto’, a instalação tem referências de pensadores clássicos da Sociologia e Filosofia, como Hegel e Émile Durkheim, passando pelos contemporâneos Zygmunt Bauman e Slavoj Žižek.

Uma das obras desse trabalho é composta por punhos de refugiados e imigrantes que vivem em São Paulo. Pessoas que têm ainda menos voz na nossa sociedade e com quem o fotógrafo interagiu no seu processo de pesquisa.

Foto: @guilhermelicurgo

“Eu conversei com essas pessoas, busquei ouvi-los, entender as questões deles. Aqueles punhos são como um grito, a voz deles. São mãos de gente como nós, mas que não tem seus direitos garantidos. No fim das contas, o Manifesto é também sobre inclusão”, explica Guilherme.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A mensagem chamou atenção da Saks Fifth Avenue, loja com mais de 100 anos de história, pois o trabalho do Gui conversa também com movimentos antirracistas, que explodiram este ano, sendo o Black Lives Matter o mais conhecido deles.

Foto: @guilhermelicurgo

A partir daí surgiu o convite para expor as fotografias nas vitrines da loja, uma das mais famosas do mundo.

Vaquinha para jovem morador de periferia concluir sua faculdade e continuar com projeto social na comunidade. Clique aqui e contribua.

“É muito interessante você ver aquelas mãos lado a lado de marcas de altíssimo luxo, no mesmo espaço, que reforça a ideia de que a gente tem que ser mais inclusivo. É muito simbólico e representativo pra esse momento”, conta.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Saks Fifth Avenue é um dos principais pontos turísticos de Nova York, lugar de grande visibilidade para mensagem do trabalho do fotógrafo. Foto: Luis Guillén

“É realmente uma projeção muito grande. Eu tô muito contente sobretudo pela causa, pela relevância, não digo do meu trabalho, mas do assunto que está sendo colocado lá e exposto”, completa.

O trabalho é belíssimo e a reflexão extremamente necessária para os dias atuais: todas as vozes merecem ser ouvidas. A instalação foi inaugurada no último dia 30 de setembro e permanece até o dia 15 de outubro.

Foto: Luis Guillén

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Manifesto reforça a compreensão de que todas as vozes devem ser ouvidas, de que todos pertencemos a uma humanidade e que esse é um passo essencial para continuarmos a coexistir nesta esfera que chamamos de Terra”, conclui.

Veja mais fotos:

Foto: Luis Guillén

Foto: Luis Guillén

Foto: Luis Guillén

Foto: Luis Guillén

Foto: Luis Guillén

Foto: Luis Guillén

[Nota da Redação]

Contra o desperdício, empreendedor transforma bagaço de malte em ‘pão de cerveja’

selo conteúdo original

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,860,568SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pessoas estão transformando TVs vintage em incríveis casinhas de gato e nós estamos apaixonados

A verdade é que, antes de termos animais em casa, julgamos os exageros de quem têm, mas depois que eles entram em nossas vidas,...

O primeiro supermercado sem embalagens descartáveis no mundo já funciona em Berlim

O universo do consumo começa a dar sinais de mudança, já vemos algumas iniciativas no Brasil com relação a produtos e empresas mais conscientes...

Banhistas batem palmas para ajudar criança perdida reencontrar sua família em Niterói: deu certo!

Os banhistas começaram a bater palmas para chamar a atenção da sua família.

Ecoponto preserva praia trocando lixo reciclável por créditos em mercados e lojas

Que legal essa ideia! Os moradores da praia do Cumbuco, em Caucaia (CE), agora podem ajudar na coleta seletiva do município, contribuindo para a...

Mexicano transforma armas em instrumentos musicais extraordinários

Todos sabemos do poder de destruição das armas, mas sabemos também que tudo pode ter um novo ponto-de-vista. Foi pensando assim que o mexicano...

Instagram