Quantas histórias guarda uma xícara de café? Este especial vai mudar a forma como você toma a paixão nacional

Quem imaginaria que uma xícara de café envolveria tanta gente, não é mesmo? Foi exatamente isso que a Nescafé nos ensinou numa viagem incrível ao universo dessa bebida tão querida pelos brasileiros! Fomos convidados a participar de uma press trip em São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, onde conhecemos todo o processo do café, do grão à xícara. E vamos contar um pouquinho sobre essa experiência e principalmente, sobre as pessoas que fazem parte desta jornada do café até a sua mesa.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na viagem, conhecemos uma das fazendas que fornecem matéria-prima a nova linha de produtos da marca, Nescafé Origens do Brasil: a fazenda Marques e Machado. Lá, tivemos contato com todas as etapas pelas quais o café passa para ficar pronto e ser torrado, no caso, conhecemos o café arábica.

Fomos apresentados aos produtores e donos da fazenda, os principais personagens desta aventura. Eles nos guiaram e compartilharam conosco suas histórias com o café.

O seu Antonio Adolfo de Souza, 74 anos, a sua filha Lívi Colombaroli de Souza, 38 anos, e o genro Kleber de Souza, 37 anos, juntos, administram toda a produção, cada um com o seu conhecimento.

É emocionante perceber que eles cuidam de cada grão com muito amor e cuidado. Como eles disseram, produzir café é ‘produzir numa fábrica a céu aberto’, todos os dias é preciso se atentar ao clima para não perder tudo que foi colhido. É preciso muita paciência no cultivo deste grão tão querido por nós.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

conheca antonio terceira geracao familia vive cafe mg vida
“Somos apaixonados pelo café e pelo o que a gente faz. Nosso trabalho é o café e o nosso hobby também é o café. Ele faz parte da nossa vida”, disse Lívia

conheca antonio terceira geracao familia vive cafe mg vidaSeu Antonio explicou que antes da colheita, durante um ano e meio a plantação é regada por chuvas ou irrigação. Depois deste período, vem a florada do cafeeiro. São lindas flores brancas que enfeitam cada pé de café dos 104 hectares de terra.

“O café na florada é como uma mulher grávida, após nove meses, nos entrega o fruto, que está pronto para a colheita”, disse seu Antonio. (Que lindo!)

conheca antonio terceira geracao familia vive cafe mg vida
O seu Antonio é a terceira geração da família que trabalha com o cultivo do café, a propriedade é centenária

Os frutos de café nascem pequenos e verdes. Ao longo de vários meses, eles vão amadurecendo e crescendo até chegarem à cor vermelha (ou amarela, como na variedade Bourbon Amarelo). Eles estarão maiores e maduros, e prontos para serem colhidas por máquinas. A etapa final é a secagem do café, ela é muito importante pois influencia na qualidade final.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Viu como você deve valorizar mais a sua xícara de cafezinho? ☕❤

conheca antonio terceira geracao familia vive cafe mg vida conheca antonio terceira geracao familia vive cafe mg vida conheca antonio terceira geracao familia vive cafe mg vida conheca antonio terceira geracao familia vive cafe mg vida conheca antonio terceira geracao familia vive cafe mg vida

De pai para filho

O seu Antonio é a terceira geração da família que trabalha com o cultivo do café, a propriedade é centenária. Supertímido, ele nos contou que nasceu na fazenda e foi criado com o café. Ele é casado há 40 anos com a dona Marlene de Souza, tiveram três filhos e quatro netos.

Apesar da idade (seu Antonio tem 74 anos!), ele faz questão de acompanhar toda a produção, e que até toma algumas broncas da filha que insiste para ele descansar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia também: Neto ensina avô a mexer no Instagram e seu negócio decola!

“Hoje com a tecnologia o negócio expandiu, mas foram tempos difíceis. Começou com o meu avô, depois o meu pai, comigo e agora estamos indo para a quarta geração com a minha filha que é engenheira agrônoma”, disse.

conheca antonio terceira geracao familia vive cafe mg vida
“Eu tô sempre no meio da lavoura, eu brinco que eu gosto de conversar com os pés de café”

conheca antonio terceira geracao familia vive cafe mg vida

Lugar de mulher é… no cafeeiro!

A Lívia nos contou que tem mais uma irmã e um irmão, mas os dois foram para áreas bem diferentes. Mas ela, que cresceu na fazenda, também se apaixonou pelo café e foi quando decidiu que seguiria a área da agronomia! Ela atua na área há mais de 10 anos.

Porém, no começo de tudo, seu Antonio foi um pouco resistente em aceitar uma mulher na agronomia, sabia?

“Para você ter uma ideia, na época da faculdade, tinha só eu e mais uma mulher. Ele tinha esse pensamento de que não era lugar de mulher, mas conseguimos conquistar o nosso espaço e hoje nos dedicamos juntos ao plantio do café”, disse Lívia.

Casada com o Kleber, Lívia tem um filho de sete anos e está esperando um bebezinho. “Queremos passar para os nossos filhos a cultura do café sim, é a nossa vida.”

conheca antonio terceira geracao familia vive cafe mg vida

Hoje, ela cuida de todo a parte técnica da produção, de certificados e da burocracia que envolve esse segmento.

“Poder oferecer a matéria-prima para uma empresa que visa tanto o produtor, a gente fica muito satisfeito, porque a história da gente é aqui. Somos muitos gratos”, disse.

E quando a pergunta é “o que o café representa na vida de vocês”, a resposta é unânime: o café é tudo para eles.

“Somos apaixonados pelo café e pelo o que a gente faz. Nosso trabalho é o café e o nosso hobby também é o café. Ele faz parte da nossa vida”, afirma Lívia.

‘A gente sonha ir pra cidade, mas no fim, queremos voltar para a fazenda’

Kleber contou é formado em administração de empresas e cuida de toda a gestão da fazenda, inclusive, trabalhou numa grande empresa por muitos anos, mas, no fim, quis voltar para a terrinha. Casou-se com a Lívia e hoje, juntos, administram a fazenda.

“Trabalhei por 11 anos numa grande empresa, com o passar do tempo, precisamos de uma segunda renda e voltamos para o café, que na verdade, é a nossa principal renda. Para vocês terem uma ideia de como essa cultura é importante para a gente.

conheca antonio terceira geracao familia vive cafe mg vida

‘Cultivado com respeito’

A viagem apresentou os produtores que fazem parte das duas novas linhas de produtos da marca: Nescafé Gold e Nescafé Origens do Brasil. Além de Minas Gerais, mais duas regiões integram o Nescafé Origens do Brasil – Chapada Diamantina (BA) e Serras Alto do Parnaíba (cerrado mineiro).

Um dos destaques dos novos lançamentos é o fato de que os produtos são feitos com cafés que vêm de propriedades 100% certificadas. Além disso, para estimular o desenvolvimento rural em novas regiões de atuação e a adesão de outros produtores aos padrões exigidos pelas certificações, a Nestlé ampliou este ano o escopo de seu programa voltado para a produção cafeeira, que passou a se chamar “Cultivado com Respeito”.

O programa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de produtores focando em capacitação e apoio técnico para atender aos padrões globais do Código Comum para a Comunidade Cafeeira (4C) e outras certificações que atestam uma produção de café responsável e sustentável. Além disso, a iniciativa, que hoje engloba mais de 800 produtores de café, garante a rastreabilidade do café da fazenda à fábrica, a sustentabilidade econômica, social e ambiental das fazendas, além de maior transparência na remuneração.

conheca antonio terceira geracao familia vive cafe mg vida conheca antonio terceira geracao familia vive cafe mg vida conheca antonio terceira geracao familia vive cafe mg vida conheca antonio terceira geracao familia vive cafe mg vidaconheca antonio terceira geracao familia vive cafe mg vida

A iniciativa, que está presente no Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais, se baseia em três grandes pilares: “Natureza, Conhecimento e Gente” e é adaptada de acordo com as necessidades de cada região, para garantir que as famílias agricultoras possam prosperar na produção de café.

crédito das fotos: Zerolux Fotografia

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM






Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,993,160SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Preocupado com esposa e filha recém-nascida, motorista pede calma em aviso carinhoso

Preocupado com sua esposa e a filhinha recém-nascida que tinham acabado de deixar a maternidade em Campo Grande (MS), Marcos Cândido, 40 anos, colou...

Técnica de enfermagem adota idosa com câncer abandonada no hospital pela filha

Abandonada pela filha em hospital de Carangola, interior de Minas Gerais, Maria Martins Ferreira, 58 anos, conhecida como dona Maria, há seis meses foi...

Menina leva marmita para coletores de recicláveis que não tinham o que comer na rua [VIDEO]

No início deste mês, Eduardo Hokama e sua filha, a pequena Clara Eduarda, estavam voltando para casa na hora do almoço quando viram um...

Vendendo paçocas, menino de 8 anos compra bicicleta e doa outra para criança que não tem condições

O sonho Pietro é o sonho de muitas crianças! Ele comprou uma bike nova vendendo paçoquinhas. Mas a iniciativa de conseguir algo que desejava...

Estilista Herchcovitch manda Bilhete Único para convidados de seu desfile

Muito se tem falado sobre mobilidade em SP nos últimos meses, seja por conta da implementação de cada vez mais ciclovias e ciclo-faixas na...

Instagram