Período de quarentena faz poluição do ar cair 53% no Rio e 30% em São Paulo

No dia 21 de março, o estado do Rio de Janeiro decretou o isolamento social para evitar a propagação da Covid-19. Três dias depois, foi a vez de São Paulo. Desde então, o nível de poluição no ar teve uma redução de 53% no Rio e 30% na Grande São Paulo. Incrível como tão pouco tempo causa uma diferença enorme no meio ambiente!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os dados são fruto de uma pesquisa do INPE, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, liderada pela meteorologista Ariane Frassoni a partir de informações enviada por um satélite da NASA.

Segundo Ariane, a cada semana o nível de poluição cai, acompanhando a efetividade do isolamento social: quantos menos veículos trafegando nas vias da cidade, menor a concentração de impurezas no ar, como o dióxido de carbono e o dióxido de nitrogênio.

período quarentena reduz poluição no ar rio e são paulo
Isolamento social reduziu consideravelmente o nível de poluição do ar nas grandes cidades brasileiras. Foto: Tiago Queiroz

O Razões tem seu próprio podcast para espalhar boas notícias, ouça os episódios na sua plataforma favorita clicando aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A pesquisa demonstrou também que as regiões metropolitanas do Rio e de São Paulo, principais áreas poluentes de toda a América do Sul, emitiram uma quantidade muito menor de dióxido de nitrogênio (gerado pela queima de combustível nos carros, indústrias e veículos pesados).

Outras cidades brasileiras seguiram essa tendência. “Levando em consideração o período da quarentena, Minas Gerais e o Sul do país (principalmente as regiões metropolitanas de Curitiba e de Porto Alegre) também tiveram reduções nas emissões de dióxido de nitrogênio, semelhantes as identificadas no estado de São Paulo”, ressaltou a meteorologista.

Leia também: Apoie um trabalhador autônomo em meio à crise da Covid-19 e faça sua doação no Mercado Solidário.

período quarentena reduz poluição no ar rio e são paulo
A Grande São Paulo e a Região Metropolitana do Rio vistas do espaço. Foto: Wikimedia Commons

Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as matérias e novidades do Razões, clique aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É interessante notar que ao esvaziar ruas e indústrias, os governos de quase todo o mundo nunca fizeram tanto – indiretamente, claro, – para frear o processo das mudanças climáticas.

A emissão de poluentes caiu drasticamente conforme cada país fechava suas fábricas, lojas e retiravam os meios de transporte das ruas. Na China, a redução do nível de dióxido de nitrogênio, bastante tóxico para os seres humanos, despencou 25% nos dois primeiros meses do ano.

Canal Coronavírus: veja boas notícias, vagas home-office e como ajudar pequenos negócios clicando aqui.

Compartilhe o post com seus amigos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: CNN Brasil

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,822,141SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Use a popularidade do seu aniversário nas redes sociais para ajudar crianças com câncer

A ONG Beaba, nasceu com a intenção de desmistificar o câncer, para quem tem a doença e também para quem auxilia as pessoas no...

Menino de 10 anos fala sobre ganância em seu primeiro vídeo no YouTube

O “Lobinho Encapuzado” fala sobre “ser mais” e “ter menos”.

Idosa de 89 anos tricotou 450 cobertores para cães de abrigo

É compreensível que um cachorro não consiga adaptar-se facilmente a um abrigo. Mesmo que o local possua pessoas carinhosas e cuidadosas, engajadas com o...

App mapeia colaborativamente árvores nativas da Mata Atlântica em SP

O Viva Floresta desenvolveu um aplicativo de celular incrível de cadastro colaborativo de árvores nativas da Mata Atlântica na Grande São Paulo, disponível para...

Homem compra avião para salvar cães e gatos da eutanásia

O ex-soldado norte-americano Paul Steklenski comprou um avião para salvar cães e gatos da eutanásia. Ele já salvou mais de 700 bichinhos da morte decretada.

Instagram