Período de quarentena faz poluição do ar cair 53% no Rio e 30% em São Paulo

No dia 21 de março, o estado do Rio de Janeiro decretou o isolamento social para evitar a propagação da Covid-19. Três dias depois, foi a vez de São Paulo. Desde então, o nível de poluição no ar teve uma redução de 53% no Rio e 30% na Grande São Paulo. Incrível como tão pouco tempo causa uma diferença enorme no meio ambiente!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os dados são fruto de uma pesquisa do INPE, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, liderada pela meteorologista Ariane Frassoni a partir de informações enviada por um satélite da NASA.

Segundo Ariane, a cada semana o nível de poluição cai, acompanhando a efetividade do isolamento social: quantos menos veículos trafegando nas vias da cidade, menor a concentração de impurezas no ar, como o dióxido de carbono e o dióxido de nitrogênio.

período quarentena reduz poluição no ar rio e são paulo
Isolamento social reduziu consideravelmente o nível de poluição do ar nas grandes cidades brasileiras. Foto: Tiago Queiroz

O Razões tem seu próprio podcast para espalhar boas notícias, ouça os episódios na sua plataforma favorita clicando aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A pesquisa demonstrou também que as regiões metropolitanas do Rio e de São Paulo, principais áreas poluentes de toda a América do Sul, emitiram uma quantidade muito menor de dióxido de nitrogênio (gerado pela queima de combustível nos carros, indústrias e veículos pesados).

Outras cidades brasileiras seguiram essa tendência. “Levando em consideração o período da quarentena, Minas Gerais e o Sul do país (principalmente as regiões metropolitanas de Curitiba e de Porto Alegre) também tiveram reduções nas emissões de dióxido de nitrogênio, semelhantes as identificadas no estado de São Paulo”, ressaltou a meteorologista.

Leia também: Apoie um trabalhador autônomo em meio à crise da Covid-19 e faça sua doação no Mercado Solidário.

período quarentena reduz poluição no ar rio e são paulo
A Grande São Paulo e a Região Metropolitana do Rio vistas do espaço. Foto: Wikimedia Commons

Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as matérias e novidades do Razões, clique aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É interessante notar que ao esvaziar ruas e indústrias, os governos de quase todo o mundo nunca fizeram tanto – indiretamente, claro, – para frear o processo das mudanças climáticas.

A emissão de poluentes caiu drasticamente conforme cada país fechava suas fábricas, lojas e retiravam os meios de transporte das ruas. Na China, a redução do nível de dióxido de nitrogênio, bastante tóxico para os seres humanos, despencou 25% nos dois primeiros meses do ano.

Canal Coronavírus: veja boas notícias, vagas home-office e como ajudar pequenos negócios clicando aqui.

Compartilhe o post com seus amigos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: CNN Brasil

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,643,961SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

AMA possibilita a 35 mil famílias terem acesso à água potável

A água mineral da Ambev, AMA, irá beneficiar quatro novos estados do semiárido: Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Livro infantil mostra a relação de um pai com seu filho através das histórias de suas tatuagens

A tatuagem é uma arte milenar presente em várias culturas do mundo todo. Mas, mesmo assim, em muitos lugares, a tatuagem ainda é mal...

Ela ganhou uma festa surpresa dos pais após contar que era homossexual

No lugar de repreender a filha ou mesmo expulsá-la de casa, como acontece com muitos filhos que revelam para os pais sua homossexualidade, os...

Câmera registra momento fofo que bebê desce da cama para dormir com seu cachorro!

O pequeno Finn, 2 anos, nem anda direito, mas ele já aprendeu uma coisa: descer da cama todas as noites para dormir com seu...

Esquiador celebra beijo em namorado transmitido ao vivo nas Olimpíadas de Inverno

Apesar de ter ficado de fora do pódio, o esquiador norte-americano Gus Kenworthy fez história ao beijar seu namorado ao vivo após a prova...

Instagram