Período de quarentena faz poluição do ar cair 53% no Rio e 30% em São Paulo

No dia 21 de março, o estado do Rio de Janeiro decretou o isolamento social para evitar a propagação da Covid-19. Três dias depois, foi a vez de São Paulo. Desde então, o nível de poluição no ar teve uma redução de 53% no Rio e 30% na Grande São Paulo. Incrível como tão pouco tempo causa uma diferença enorme no meio ambiente!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Os dados são fruto de uma pesquisa do INPE, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, liderada pela meteorologista Ariane Frassoni a partir de informações enviada por um satélite da NASA.

Segundo Ariane, a cada semana o nível de poluição cai, acompanhando a efetividade do isolamento social: quantos menos veículos trafegando nas vias da cidade, menor a concentração de impurezas no ar, como o dióxido de carbono e o dióxido de nitrogênio.

período quarentena reduz poluição no ar rio e são paulo
Isolamento social reduziu consideravelmente o nível de poluição do ar nas grandes cidades brasileiras. Foto: Tiago Queiroz

O Razões tem seu próprio podcast para espalhar boas notícias, ouça os episódios na sua plataforma favorita clicando aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A pesquisa demonstrou também que as regiões metropolitanas do Rio e de São Paulo, principais áreas poluentes de toda a América do Sul, emitiram uma quantidade muito menor de dióxido de nitrogênio (gerado pela queima de combustível nos carros, indústrias e veículos pesados).

Outras cidades brasileiras seguiram essa tendência. “Levando em consideração o período da quarentena, Minas Gerais e o Sul do país (principalmente as regiões metropolitanas de Curitiba e de Porto Alegre) também tiveram reduções nas emissões de dióxido de nitrogênio, semelhantes as identificadas no estado de São Paulo”, ressaltou a meteorologista.

Leia também: Apoie um trabalhador autônomo em meio à crise da Covid-19 e faça sua doação no Mercado Solidário.

período quarentena reduz poluição no ar rio e são paulo
A Grande São Paulo e a Região Metropolitana do Rio vistas do espaço. Foto: Wikimedia Commons

Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as matérias e novidades do Razões, clique aqui.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É interessante notar que ao esvaziar ruas e indústrias, os governos de quase todo o mundo nunca fizeram tanto – indiretamente, claro, – para frear o processo das mudanças climáticas.

A emissão de poluentes caiu drasticamente conforme cada país fechava suas fábricas, lojas e retiravam os meios de transporte das ruas. Na China, a redução do nível de dióxido de nitrogênio, bastante tóxico para os seres humanos, despencou 25% nos dois primeiros meses do ano.

Canal Coronavírus: veja boas notícias, vagas home-office e como ajudar pequenos negócios clicando aqui.

Compartilhe o post com seus amigos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: CNN Brasil

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,094,370FãsCurtir
2,689,302SeguidoresSeguir
22,441SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Garota chinesa carrega diariamente nas costas amiga com paralisia para a escola

He Qin-jiao, uma garota de 13 anos da Província de Hunan, na China, é o melhor exemplo de amizade verdadeira e apoio ao próximo. Há...

Menina de 6 anos cuida de pai paraplégico e emociona a internet

Ela faz tudo com muito amor e sem reclamar.

Cães terapeutas ajudam crianças com dificuldades pedagógicas a aprenderem melhor

O sistema educacional padrão está tão enraizado em nosso cotidiano que dificilmente prestamos atenção em seus gargalos e limitações. Uma sala de aula comum,...

Pessoas fazem cosplay para retirar o lixo de casa e se divertir na quarentena

Pessoas em quarentena no mundo todo encontraram em uma tarefa tediosa uma fonte inesperada de diversão, risos e senso de comunidade! Integrantes do grupo Bin...

AMA possibilita a 35 mil famílias terem acesso à água potável

A água mineral da Ambev, AMA, irá beneficiar quatro novos estados do semiárido: Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Instagram

Período de quarentena faz poluição do ar cair 53% no Rio e 30% em São Paulo 1