No dia 21 de março, o estado do Rio de Janeiro decretou o isolamento social para evitar a propagação da Covid-19. Três dias depois, foi a vez de São Paulo. Desde então, o nível de poluição no ar teve uma redução de 53% no Rio e 30% na Grande São Paulo. Incrível como tão pouco tempo causa uma diferença enorme no meio ambiente!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Os dados são fruto de uma pesquisa do INPE, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, liderada pela meteorologista Ariane Frassoni a partir de informações enviada por um satélite da NASA.
Segundo Ariane, a cada semana o nível de poluição cai, acompanhando a efetividade do isolamento social: quantos menos veículos trafegando nas vias da cidade, menor a concentração de impurezas no ar, como o dióxido de carbono e o dióxido de nitrogênio.
Leia Mais
O Razões tem seu próprio podcast para espalhar boas notícias, ouça os episódios na sua plataforma favorita clicando aqui.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A pesquisa demonstrou também que as regiões metropolitanas do Rio e de São Paulo, principais áreas poluentes de toda a América do Sul, emitiram uma quantidade muito menor de dióxido de nitrogênio (gerado pela queima de combustível nos carros, indústrias e veículos pesados).
Outras cidades brasileiras seguiram essa tendência. “Levando em consideração o período da quarentena, Minas Gerais e o Sul do país (principalmente as regiões metropolitanas de Curitiba e de Porto Alegre) também tiveram reduções nas emissões de dióxido de nitrogênio, semelhantes as identificadas no estado de São Paulo”, ressaltou a meteorologista.
Leia também: Apoie um trabalhador autônomo em meio à crise da Covid-19 e faça sua doação no Mercado Solidário.
Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as matérias e novidades do Razões, clique aqui.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
É interessante notar que ao esvaziar ruas e indústrias, os governos de quase todo o mundo nunca fizeram tanto – indiretamente, claro, – para frear o processo das mudanças climáticas.
A emissão de poluentes caiu drasticamente conforme cada país fechava suas fábricas, lojas e retiravam os meios de transporte das ruas. Na China, a redução do nível de dióxido de nitrogênio, bastante tóxico para os seres humanos, despencou 25% nos dois primeiros meses do ano.
Canal Coronavírus: veja boas notícias, vagas home-office e como ajudar pequenos negócios clicando aqui.
Compartilhe o post com seus amigos!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fonte: CNN Brasil
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.