A primeira e única queijaria artesanal certificada no Rio Grande do Norte comercializa seus produtos à base da confiança.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
É para lá que seguimos viagem no sétimo episódio da websérie E se fosse no Brasil?, co-criada com Stone, que mostra que o brasileiro é capaz de criar negócios que para muita gente dão certo apenas fora do país.
A queijaria da Fazenda Caju está instalada no box 15 da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes), em Natal, e o proprietário, Marinho de Sousa, especula que o autoatendimento é o futuro do atendimento comercial.
Leia Mais
Desde a adoção desse modelo de vendas, Marinho pode dedicar mais tempo à produção de queijos na fazenda, uma propriedade pequena no Distrito de Gravatá, em Ceará-Mirim, enquanto a comercialização no box, segundo ele, ganha em eficiência – e na redução de custos operacionais.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Tudo começou de forma tímida. Demorou um tempo para os clientes se habituarem a comprar os queijos no box com o novo sistema.
“Inicialmente, coloquei um freezer no box com os queijos, como se fosse um estoque, e voltava pra casa. E aí um cliente ligava, ‘você tem queijo?’. Respondia, ‘não, a gente deixou lá na Cecafes”, lembra.
“Começou a funcionar e a gente fez o projeto. Temos uma caderneta, onde o cliente anota suas compras, telefone e a forma de pagamento. Foi assim que começou e vem funcionando. As pessoas se surpreendem positivamente”, explica.
Se o pagamento for em dinheiro, então, é só depositar o valor em uma urna. Caso seja uma transferência bancária, Marinho pede que o cliente envie o comprovante para ele via WhatsApp.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Vem saber mais no vídeo abaixo:
View this post on Instagram
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
E você, tem ou conhece algum negócio para colocar no mapa do ESFNB? Envie para [email protected]. Conheça outros exemplos de negócios que dão certo na nossa terrinha: www.razoesparaacreditar.com/esefossenobr
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.