Cidade queniana ganha dispositivo que transforma água do mar em potável usando energia solar

De cada 100 litros de água em nosso planeta, 97 é salgada e imprópria para o consumo. Assim, a invenção de uma usina de dessalinização que transforma milhões de litros de água do mar em água potável é uma revolução por si só.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Esta inovação está sendo levada adiante pela Solar Water Solutions (SWS), uma empresa finlandesa que está muito próxima de oferecer ao mundo água potável essencialmente ilimitada por meio de sua tecnologia exclusiva de dessalinização sem emissões de carbono e com custo operacional zero.

Cidade queniana ganha dispositivo que transforma água do mar em potável usando energia solar 1

O dessalinizador está sendo implantado na cidade de Kitui, no Quênia, graças ao apoio do grupo holandês Climate Fund Managers como parte de uma meta de longo prazo de fornecer água para 400 mil quenianos que vivem em áreas rurais até 2023.

Para isso, a SWS ‘embalou’ sua planta de dessalinização em um contêiner, tornando mais fácil e eficiente o envio de 200 unidades para a costa litorânea de Kitui, onde a tecnologia converterá entre 4.000 e 7.000 litros por hora de água do mar, ou 10.000 litros por hora de água salobra, totalmente alimentada por painéis solares.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Cidade queniana ganha dispositivo que transforma água do mar em potável usando energia solar 2

“Através desta parceria com o CFM e com a cidade de Kitui… podemos juntos revolucionar o acesso à água segura a preços acessíveis na zona rural do Quênia”, disse Antti Pohjola, CEO da Solar Water Solutions. “Este projeto marca um avanço na infraestrutura de água movida a energia solar.”

O SWS usa a osmose reversa, um método que, embora eficaz, demonstrou ser perigoso para os ambientes humanos e naturais.

Cidade queniana ganha dispositivo que transforma água do mar em potável usando energia solar 3

Um estudo de 2007 detalhou que os resíduos dessa técnica são suscetíveis a incrustação e descamação, e devem ser limpas com produtos químicos que podem ser tóxicos para as águas receptoras.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Cidade queniana ganha dispositivo que transforma água do mar em potável usando energia solar 4

O subproduto da osmose reversa é uma salmoura frequentemente contaminada duas vezes mais forte do que a água do mar normal, que é mortal para a matéria vegetal na área.

Cidade queniana ganha dispositivo que transforma água do mar em potável usando energia solar 5

Para superar o problema, a SWS projetou seu produto para exigir muito pouca manutenção e, desde que a salmoura do subproduto seja descartada de maneira adequada, nenhum dano ecológico deve ocorrer durante o processo de dessalinização.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: GNN
Fotos: Reprodução / YouTube / Solar Water Solutions

Junto à Stone, viajamos o Brasil para mostrar negócios que muita gente acha que não daria certo na nossa terrinha – e dão! Veja o 1º EP da websérie E se fosse no Brasil?

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,901,943SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

#SouLindaAssim: campanha quer romper com os padrões de beleza feminina

A campanha convida as mulheres a postarem fotos suas nas redes sociais (Facebook e Instagram), com as hashtags #SouLindaAssim e #ModaSemCrise, até o dia 27 de março, contando por que elas são lindas do jeito delas.

Crianças cantam parabéns em língua de sinais para zelador surdo

Um dia mais do que especial para um simples zelador da Hickerson Elementary School, no Tennessee, Estados Unidos. O Sr. James Anthony, como é...

Filme ‘Extraordinário’ incentiva campanha para realização de cirurgias de lábio leporino gratuitas

O filme "Extraordinário" nem bem estreou e já está fazendo o maior sucesso! Tem muita gente dizendo que é o melhor filme do ano....

Nicki Minaj vai pagar dívidas de estudantes com boas notas na faculdade

A cantora prometeu que vai repetir o gesto dentro de um ou dois meses.

[VÍDEO] Presidente de Portugal se arrisca e salva duas meninas de afogamento

Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, virou notícia em todo o mundo, neste final de semana. Só que não foi por nenhuma questão...

Instagram

Cidade queniana ganha dispositivo que transforma água do mar em potável usando energia solar 7