Queniano de 9 anos cria máquina de lavar as mãos e recebe prêmio nacional

Clique e ouça:

Foi pensando nos mais vulneráveis que vivem em condições precárias e não têm acesso ao saneamento básico, que um garoto de 9 anos inventou uma máquina de lavar as mãos e salvar sua comunidade do Covid.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Afinal, se lavar as mãos e utilizar álcool em gel é uma das precauções básicas que devemos tomar para evitar o contágio, não podemos esquecer que existem milhões de pessoas que simplesmente não têm como lavar as mãos!

máquina-lavar-mãos-1
Foto: Daily Nation

Através de um pedal e um sistema mecânico que dispensa o uso de eletricidade, para manusear sua máquina as pessoas não precisam usar as mãos, o que evita o contágio.

Simples e eficaz, por causa dela, Stephen Wamukota ficou entre os 68 quenianos que receberam nesta semana o Prêmio Uzalendo, uma espécie de condecoração presidencial que premia iniciativas inovadoras.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Stephen e sua família vivem em Siboti Ward – Bungoma, no oeste do Quênia, que não teve um único caso do vírus até o momento.

No entanto, sabendo que ele pode chegar a qualquer momento, o garoto resolveu se adiantar. “Estou muito feliz. Agora tenho duas máquinas e quero fazer mais”, conta orgulhoso.

Canal Coronavírus: veja boas notícias, vagas home-office e como ajudar pequenos negócios clicando aqui.

Ele é aluno da Escola Primária Mukwa e teve a ideia depois de aprender na televisão sobre maneiras de impedir a disseminação do vírus. Apesar do coronavírus não ter chegado à sua cidade, o Quênia registrou mais de 2.000 casos de Covid-19 e 69 mortes.

máquina-lavar-mãos-2
Fonte: Daily Nation

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

James – seu pai, conserta eletrônicos e disse que seu filho sempre quis trabalhar com ele. Ele revela ainda que sempre notou que Stephen era criativo e inteligente. A madeira havia sido comprada para fazer uma moldura para a janela, mas ele acabou desistindo porque sentiu que era momento de ajudar a comunidade.

Graças à máquina, o governador do condado prometeu lhe dar uma bolsa de estudos, já que o sonho do garoto é estudar engenharia.

A pia portátil de Stephen é simples e acessível e pode ser instalada em regiões remotas, onde as pessoas não têm acesso à água corrente e energia elétrica. Um verdadeiro visionário, não é mesmo?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Revista Pazes

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,076,276FãsCurtir
2,422,376SeguidoresSeguir
20,572SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Confeiteira é humilhada por cobrar taxa de entrega de R$2 e recebe apoio de internautas

A confeiteira Ângela Oliveira foi humilhada por uma cliente que se recusou a pagar a taxa de entrega do seu bolo de pote. Na troca...

Sogro anda de mãos dadas com genro para ajudá-lo a superar medo de sair na rua com o namorado

Fran guarda algumas memórias ruins de um passado recente, quando ele sofreu preconceito por ser homossexual. O jovem foi agredido fisicamente, além de ter passado...

Policial compra bolo de aniversário para jovem que chorava por terem esquecido a data

O que você faria se todo mundo que você conhecesse esquecesse de seu aniversário? Esta situação, hipotética para muitos, aconteceu com um garoto tailandês....

Após 8 anos presos em gaiolas, leões de circo são resgatados e pisam na grama pela primeira vez

Não é de hoje que percebemos uma mudança radical nos cuidados aos animais de circo. O público tem cobrado mais responsabilidade com espaço, alimentação...

Depois da formatura, ela foi até o trabalho de seu pai, que é pedreiro, para agradecê-lo

Se tem uma coisa que a paraguaia Yudit Romero reconhece é o sacrifício que o pai fez para lhe dar a melhor educação possível. Don...

Instagram

Queniano de 9 anos cria máquina de lavar as mãos e recebe prêmio nacional 13