Queniano de 9 anos cria máquina de lavar as mãos e recebe prêmio nacional

Foi pensando nos mais vulneráveis que vivem em condições precárias e não têm acesso ao saneamento básico, que um garoto de 9 anos inventou uma máquina de lavar as mãos e salvar sua comunidade do Covid.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Afinal, se lavar as mãos e utilizar álcool em gel é uma das precauções básicas que devemos tomar para evitar o contágio, não podemos esquecer que existem milhões de pessoas que simplesmente não têm como lavar as mãos!

máquina-lavar-mãos-1
Foto: Daily Nation

Através de um pedal e um sistema mecânico que dispensa o uso de eletricidade, para manusear sua máquina as pessoas não precisam usar as mãos, o que evita o contágio.

Simples e eficaz, por causa dela, Stephen Wamukota ficou entre os 68 quenianos que receberam nesta semana o Prêmio Uzalendo, uma espécie de condecoração presidencial que premia iniciativas inovadoras.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Stephen e sua família vivem em Siboti Ward – Bungoma, no oeste do Quênia, que não teve um único caso do vírus até o momento.

No entanto, sabendo que ele pode chegar a qualquer momento, o garoto resolveu se adiantar. “Estou muito feliz. Agora tenho duas máquinas e quero fazer mais”, conta orgulhoso.

Canal Coronavírus: veja boas notícias, vagas home-office e como ajudar pequenos negócios clicando aqui.

Ele é aluno da Escola Primária Mukwa e teve a ideia depois de aprender na televisão sobre maneiras de impedir a disseminação do vírus. Apesar do coronavírus não ter chegado à sua cidade, o Quênia registrou mais de 2.000 casos de Covid-19 e 69 mortes.

máquina-lavar-mãos-2
Fonte: Daily Nation

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

James – seu pai, conserta eletrônicos e disse que seu filho sempre quis trabalhar com ele. Ele revela ainda que sempre notou que Stephen era criativo e inteligente. A madeira havia sido comprada para fazer uma moldura para a janela, mas ele acabou desistindo porque sentiu que era momento de ajudar a comunidade.

Graças à máquina, o governador do condado prometeu lhe dar uma bolsa de estudos, já que o sonho do garoto é estudar engenharia.

A pia portátil de Stephen é simples e acessível e pode ser instalada em regiões remotas, onde as pessoas não têm acesso à água corrente e energia elétrica. Um verdadeiro visionário, não é mesmo?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Fonte: Revista Pazes

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,644,941SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Voluntários usam projeto disponibilizado de graça para produzir EPIs e distribuir para hospitais

Há algumas semanas falamos aqui no Razões de designers que criaram um projeto para fabricar protetores faciais em máquinas de corte laser e que...

1.600 migrantes são recebidos com comida e moradia por moradores de cidade nos EUA

Como sua cidade reagiria ao descobrir que 1.600 pessoas em busca de asilo, de diferentes países, seriam enviados para lá? Em Las Cruces, segunda maior...

Dupla utiliza triciclos equipados para fazer intervenções urbanas animadas

Intervenções Urbanas são uma forma de espalhar amor, mensagens e cores na vida das pessoas. Em 2009, a dupla VJSuave, formado por Ygor Marotta e Ceci...

Jovem percorre mais de 1 mil quilômetros para salvar cãozinho atropelado

A jovem foi de Minas Gerais a São Paulo em busca da cirurgia para o cãozinho não ficar sem o movimento das pernas.

Johnny Depp visita hospital infantil na Austrália como Jack Sparrow

Enfrentar um câncer não é nada fácil. Imagina então quando se é criança? Mas o ator Johnny Depp tornou, pelo menos por um dia, deixou essa...

Instagram