Cientistas descobrem tratamento que evita perda de cabelo causada pela quimioterapia

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido, descobriu uma maneira de proteger o folículo piloso da quimioterapia, em um esforço para evitar a queda de cabelo como resultado de tratamentos contra o câncer.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A novidade foi publicada no prestigiado periódico científico EMBO Molecular Medicine.

O professor Ralf Paus, do Centro de Pesquisa Dermatológica da instituição, explora em seu laboratório as propriedades de uma classe mais nova de medicamentos chamada inibidores de CDK4 / 6, que bloqueiam a divisão celular e já é aprovada clinicamente nas chamadas terapias contra o câncer “direcionadas”.

“Embora a princípio isso pareça contra-intuitivo, descobrimos que os inibidores da CDK4 / 6 podem ser usados temporariamente para interromper a divisão celular sem promover efeitos tóxicos adicionais no folículo piloso”, explica o médico oncologista Talveen Purba, principal autor do estudo.

Cientistas medicamento evita perda cabelo sessões quimioterapia

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Quando banhamos os folículos capilares do couro cabeludo humano cultivados em órgãos com inibidores da CDK4 / 6, os folículos capilares ficaram menos suscetíveis aos efeitos prejudiciais da quimioterapia”, diz.

Leia também:

Medicamentos utilizados na quimioterapia

Entre as sessões de quimioterapia, são utilizados medicamentos para tratar carcinoma de mama ou pulmão, que causam bastante ansiedade e apreensão entre os pacientes com câncer devido à perda de cabelo.

Os pesquisadores esperam que seu trabalho ajude a desenvolver medicamentos que retardem a perda de cabelos a curto e longo prazos.

“Apesar do fato de serem usados há décadas e há muito tempo causam queda de cabelo, só agora estamos medindo a extensão de como eles danificam o folículo piloso humano”, disse Purba.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Precisamos de tempo para desenvolver ainda mais abordagens como essa para não apenas prevenir a perda de cabelo, mas promover a regeneração folicular em pacientes que já perderam o cabelo devido à quimioterapia”, concluiu.

Fonte: GNN/Foto destacada Via

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,238,290SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Ação de Luisa Mell faz maior rede de pet shops do Brasil parar de vender cães e gatos

Todo o espaço interno das filiais que eram utilizados para a venda dos animais será reestruturado e destinado a eventos de adoção promovidos por ONGs parceiras.

No ES, prefeito cancela carnaval para investir em educação e saúde

Vocês se lembram daquele prefeito maravilhoso de Colatina, no Espírito Santo, que foi pego de surpresa enquanto plantava as mudas dos canteiros da cidade...

Ame, apesar de tudo: como é criar uma criança essencialmente diferente de você

Como é criar uma criança essencialmente diferente de você (como um prodígio ou uma criança com necessidades especiais ou um criminoso)? Nesta palestra emocionante,...

Menino com leucemia realiza sonho e se torna o ‘motorista de entregas’ mais jovem do mundo

As crianças podem ter sonhos bastante curiosos e o de Mateo Toscano, 6 anos, é ser motorista da UPS - famosa empresa de logística...

Jovem vence prêmio do Google por técnica de remoção de microplásticos da água

Um adolescente irlandês acaba de ganhar o prêmio Grand Science, do Google, uma das mais prestigiadas feiras de ciências do planeta. O jovem desenvolveu...

Instagram