2022 é um ano muito especial para o Razões. O maior site de boas notícias do Brasil comemora sua primeira década! Para celebrar a data, inauguramos uma exposição fotográfica no Unibes Cultural, em São Paulo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A exposição fez parte do 2º Prêmio Razões e traz fotografias de personagens que marcaram a história do Razões ao longo desses dez anos.
Até o dia 28 de fevereiro de 2023, você é o nosso convidado para visitar à mostra, gratuitamente, de quinta a domingo, das 12h às 20h.
‘Ah, mas eu não moro em São Paulo’. Tudo bem! Vem comigo espiar as fotografias e conhecer (ou relembrar) os personagens e suas histórias!
Leia Mais
Coxinha feita com amor
A Vovó Loca conquistou o coração de muita gente com as coxinhas de frango que só ela sabe fazer e um carisma que a gente ama. Em 2020, ela foi convencida a deixar sua casa no interior de Minas Gerais para ir morar próxima da família, em Belo Horizonte, por causa da pandemia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
As netas Bárbara e Brenda incentivaram a vovó a fazer coxinhas para manter a mente ativa e aliviar o tédio. Bárbara fez um post no seu Instagram divulgando as coxinhas. Não demorou muito para a Vovó Loca bombar na internet, ir parar no Razões e receber muuuuitos pedidos de coxinha, um atrás do outro.
Seu perfil na rede social, @coxinhadavovoloca, soma mais de 60 mil seguidores, ou netinhos, como Vovó Loca gosta de dizer. Ela renasceu na cozinha e o apoio das netas foi fundamental neste processo.

A “irmãe” de Ryan
Thabata e Ryan são irmãos. A relação dos dois ficou mais forte depois que eles perderam o irmão mais velho. Thabata virou uma segunda mãe para Ryan, quem ele chama de ‘irmãe’. E uma mãe que quer o filho mostre para que veio ao mundo!
Ryan tem paralisia cerebral. Thabata o ajuda em todos os desafios que ele enfrenta diariamente, enquanto Ryan dá forças para Thabata enfrentar o preconceito por ser uma mulher transexual em uma cidade pequena no interior do Rio Grande do Norte.
“Tudo que estiver ao meu alcance, enquanto eu existir… Eu vou atrás, eu vou correr, pra ele ser quem ele é de verdade e ser feliz. Eu sou daquelas pessoas que eu sei dos direitos dele!”, diz Thabata, 1ª Mulher Trans eleita Vereadora do RN. Já Ryan pinta lindos quadros usando apenas a cabeça e ganhou uma cadeira motorizada novinha que foi comprada com uma vaquinha que fizemos na VOAA.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO

Um novo começo
O Sr. Roberto morava sozinho em uma casa em condições insalubres. Ele mal tinha um banheiro para fazer sua higiene em plena pandemia de Covid-19. Tomava banho gelado e quase não havia móveis na casa. Realmente parecia que a casa estava abandonada.
Sensibilizadas com o que viram, algumas vizinhas se mobilizaram para mudar a vida do idoso. Levavam almoço, janta e puxaram até uma extensão para a geladeira que elas mesmas doaram para ele. E é claro que não ficaríamos de fora dessa corrente do bem!
Depois que a história chegou para a gente, rapidamente criamos uma vaquinha na VOAA, para reformar a casa do Sr. Roberto. E foi um misto de surpresa e felicidade! Em apenas 40 minutos (isso mesmo!), batemos a meta da campanha.

A casa cheia de problemas virou coisa do passado. Mas, mais do que um lar novo, o idoso ganhou uma nova família. Antes sozinho no mundo, hoje, o Sr. Roberto está cercado de amor!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Dois pais de dois
Um tipo de história que adoramos contar é quando nasce uma nova família. Rafael e Luciano são casados e sempre quiseram adotar. Iniciaram o processo e, como não limitaram a busca por idade ou única criança, em poucos meses, receberam a ligação de que os irmãos biológicos Allan e Davi estavam disponíveis para adoção.
Publicamos a história pela primeira vez em 2017. Ano do primeiro Dia dos Pais deles juntos. Muita emoção! Em 2022, fizemos um vídeo novo, contando sobre os aprendizados e a adaptação da nova família.
“Perguntam muito para a gente: ‘Que momento que você sentiu que era o pai do Allan e do Davi?’. Isso foi muito antes de conhecê-los. A gente se sentiu pai quando sentamos na cadeirinha do Fórum”, diz Luciano. “Não sabia nome, história, não sabia nada”, completa Rafael. O casal lançou um livro, chamado Dois Pais de Dois, onde fala sobre o processo de adoção desde o seu início e um pouco do dia a dia da família.

Sandálias da humildade
Em 2016, Pedrinho, então com 12 anos de idade, foi humilhado pelo diretor da sua escola, no Distrito Federal, por estar usando sandálias de dedo. Indignada com a situação, uma pessoa filmou a tristeza do menino e o vídeo chegou até a nossa equipe.
Publicamos a história e pedimos às pessoas para que deixassem mensagens de carinho e amor para amenizar um pouco a dor do menino. Mas então decidimos fazer algo maior!
Com a ajuda de um amigo, Nathanael Silva, levamos o Pedrinho e sua mãe ao Autódromo de Interlagos, em São Paulo, para dar umas voltas em um Fusca lindão na mesma pista onde Ayrton Senna e outros grandes nomes da Fórmula 1 passaram.

Em paralelo, muita, mas muita gente mesmo, se ofereceu para ajudá-los, dando presentes e alguma ajuda financeira. Uma marca também se solidarizou com a história, e mandou um par de sandálias para Pedrinho. E assim, uma história triste ganhou um final feliz!
O pescador e sua jangada
O pescador Jean salvou 121 famílias atingidas pelas fortes chuvas que atingiram Itabuna (BA), no Natal de 2021. Vendo que as famílias estavam ilhadas, correndo risco de vida, Jean pegou sua jangada improvisada com canos de PVC e as transportou até um local seguro com a ajuda de seu irmão.
Mesmo tendo perdido a própria casa na enchente que atingiu 3 metros de altura, em nenhum momento ele pensou apenas em si e na sua família. Pelo contrário, estendeu a sua mão quando mais precisaram dele. “Já perdemos nosso lar, a gente pretende que ninguém perca a vida!”, disse na época.

Então, nada mais justo que retribuir esse ato heroico! Lançamos uma vaquinha na VOAA e rapidamente batemos a meta, permitindo a Jean comprar um terreno e construir um lar novo para ele e sua família viverem com mais segurança e conforto.
E um detalhe importante: como a história repercutiu por todo o Brasil, ele recebeu muita ajuda. Assim, resolveu usar parte do valor que recebeu da vaquinha para ajudar outras famílias.
O dia que demitimos um cliente
Em 2017, fizemos um projeto que focava nos vários tipos de casais de namorados: baixo, alto, gordo, magro, branco, preto, hétero, homo, pessoa com deficiência e por aí vai. O amor era o que importava. Vendemos a ideia para uma marca e assim fomos para a gravação com uma diversidade grande de casais, todos reais.
Durante a edição, o CEO da marca nos manda uma mensagem dizendo que estava com receio que aparecesse no mesmo vídeo casais gays e casais cadeirantes, pois, segundo ele, as pessoas poderiam achar que estávamos chamando os casais gays de deficientes (???).

Indignados com aquela situação, nos negamos a tirar do vídeo a participação de qualquer casal, ainda mais por um motivo totalmente bizarro. Foi então que resolvemos literalmente tirar o cliente do projeto, pois era o tipo de decisão que não abríamos mão: contar o vídeo da forma que foi planejado e previamente aprovado.
Sem dinheiro para custear a produção, recorremos a uma vaquinha para nos ajudar nos custos do projeto e deu muito certo! Com isso, tivemos total liberdade para fazer o vídeo do jeito que imaginávamos e ficamos bastante orgulhosos com o desfecho da história.
As vidas do Edu
Este é um menino que dá vontade de ser amigo! A primeira vez que falamos sobre o Eduardo Santos, carinhosamente conhecido como Edu, foi em 2018. Edu tinha 15 anos e encontrou um lar para gatinhos de rua mesmo estando internado no hospital para tratar uma leucemia mieloide.
Ele tratava a leucemia desde os 2 anos de idade e só ficou totalmente curado 15 anos depois! Apesar das dores e traumas que marcaram Edu ao longo do tratamento, ele escolheu ser uma pessoa boa e sem mágoas.

Usava o dinheiro do lanche da escola para alimentar animais de rua, fez campanha de doação de fraldas para crianças vulneráveis e arrecadou presentes para idosos de uma casa de repouso no Natal de 2019.
Em 2020, criamos uma vaquinha na VOAA, para ele conseguir comprar um terreno e construir o próprio abrigo para animais abandonados e vítimas de maus-tratos na sua cidade, Anápolis (GO). Com tão pouca idade, ele continua nos ensinando mais do que muitos adultos. Continue sempre assim, Edu!
A importância do sorriso
Cida mora em São Paulo e tem um projeto social incrível, chamado Confeiteiros Mirins, que ensina confeitaria para crianças, além de ser um alicerce para sua comunidade, auxiliando diretamente mais de 900 famílias com comida e muito afeto.
Ela começou o projeto depois de quase perder a própria vida. Enquanto ainda estava no hospital, prometeu que faria de sua vida uma missão para ajudar outras pessoas, e assim o faz até hoje.

Em 2019, ela entrou em contato com o Razões e imediatamente abraçamos sua causa. Fizemos uma vaquinha na VOAA para manter o projeto. Desde a primeira publicação até hoje, continuamos próximos a ela, que nos conta que depois que sua história saiu no Razões, centenas de pessoas a procuram para oferecer ajuda, formando assim uma corrente de solidariedade poderosa.
Mas, e a própria Cida? Ela merecia ser cuidada também! Percebemos que ela não sorria e descobrimos que o motivo era um grande problema em seus dentes. Falamos com a ONG Por 1 Sorriso, que realizou um sonho que ela jamais poderia custear. E seguimos juntos com a Cida para o que der e vier!
Um gesto que mudou tudo
A história do flanelinha Varlei, mais conhecido como Capoeira, chegou até o Razões em 2019, quando publicamos um vídeo onde ele aparecia ajudando uma idosa a atravessar uma rua alagada no Rio de Janeiro. Fez tudo com muito carinho, sem esperar nada em troca.
Seu gesto comoveu o país, então, fomos atrás dele, que revelou que sonhava dar uma casa para o seu filho Darlei. Nos juntamos a uma rede do bem e fizemos uma vaquinha para comprar a casa. A meta inicial da vaquinha foi batida em poucas horas e meses depois a casa foi comprada.

Além disso, eles receberam muita ajuda! Foram a programas de TV e o pequeno Darlei ganhou uma linda festa de aniversário feita pela atriz Fernanda Rodrigues.
Infelizmente, um ano depois, o Capoeira veio a falecer. Mas ele deixou um legado importantíssimo: além da casa para o seu filho, foi por causa da sua história que resolvemos criar a VOAA, a vaquinha do Razões. Desde sua criação, a plataforma arrecadou mais de 40 milhões de reais e mudou o final de centenas de histórias.
Te esperamos!
Quando: até 28 de fevereiro de 2023
Onde: Unibes Cultural – R. Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo – SP
ENTRADA GRATUITA
Visitação: de quinta a domingo, das 12h às 20h
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.