Projeto reaproveita 10 toneladas de comida todo mês para alimentar pessoas carentes

Em quase seis meses de trabalho, o projeto GEID Alimenta auxiliou mais de 2 mil pessoas carentes com o reaproveitamento mensal de 10 toneladas de alimentos que iriam para o lixo, no Rio de Janeiro (RJ).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Os alimentos são doados por empresas do setor de varejo e hortigranjeiros.
“Percebi em minhas compras mensais em mercados, que muitas pessoas manipulam a fruta, o legume, ensaiando técnicas de reconhecimento sobre estar bom ou não, podre ou não, apto ou não para o consumo. Vi que muito se desperdiçava, frutas no chão, sobrando nas prateleiras”, diz Marcelo Ramasine, presidente da associação sem fins lucrativos GEID, promotora da iniciativa.
O projeto divide-se em etapas: coleta, triagem, higienização, pré-seleção, produção (doces, bolos, geleias, pães, sopas, compotas etc.) e distribuição para pessoas carentes. Até as sobras do que é transformando, que iriam para o lixo, viram adubo e compostagem, que são aproveitados na horta orgânica da instituição reduzindo para zero o seu desperdício.
Leia Mais
“Nossa intenção verdadeira é conscientizar a população de modo geral, que devemos e podemos evitar o desperdício”, completou Marcelo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Leia também:
Motorista de ônibus cria grupo no WhatsApp para notificar passageiros sobre horários
Pessoas colhem seus próprios alimentos direto da terra no “Apanhe e Pague” no RS
Relato sobre honestidade na prestação de serviços no Rio viraliza na internet
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fotos: Reprodução
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.