Reaproveitamento de smartphones agora pode salvar florestas

Imagine poder dar uma destinação adequada ao seu smartphone usado, seria legal né? Agora multiplique isso por um milhão, ok, exagerei, mas potencialize isso e entenderemos o que os caras do Rainforest Connection estão fazendo. E é genial!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Tido como a segunda atividade humana de maior impacto na emissão de gases do efeito estufa, o desmatamento das florestas é um grande problema, mas que nos tempos atuais com tantos satélites e tecnologia disponível não deveria causar tanto estrago, infelizmente, parece não ser a prioridade de muitos governantes. Fica uma observação legal: o Brasil é referência no combate ao desmatamento, com uma redução de 84% no período entre 2004 e 2012, ganhando até um prêmio da ONU por isso, confira aqui.

É aí que entra a brilhante ideia de Topher White, desenvolvedor do aparelho. Os smartphones usados são transformados em uma espécie de “ouvido” da floresta, os aparelhos são adaptados, ganham autossuficiência através de painéis de energia solar e são escondidos nas próprias árvores, de onde monitoram o som ambiente. Qualquer alteração significante (uma árvore caindo ou motosserra funcionando, por exemplo) em um raio de 1 quilômetro é detectada e o alerta é enviado através da própria tecnologia GSM do celular. Trata-se da primeira tecnologia em tempo real para esse fim. Devido ao tamanho impacto dos desmatamentos, a estimativa é de que cada “guardião” instalado reduza a emissão de carbono ao equivalente à 3.000 carros, salvando uma área de 3,14 km² de floresta. Abaixo, vídeo e infográfico esclarecem melhor:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=qEHH9VSWYTI&list=UUaD3OqOk2pPDvm-rmgyaQlg”]

infografico

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

infografico2B

ScreenShot042

10834461514_b69e692158_c

10834924195_383beff3d0_c

Simples e incrível, não?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer uma outra dica legal? Ao comprar móveis ou outros produtos derivados da madeira, como folhas de sulfite por exemplo, opte pelos que tem o selo do FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal) que certifica empresas e produtos com o processo de extração devidamente regulamentados e de menor impacto possível, o que já é uma outra maneira de reduzir a extração ilegal de madeira.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,121,804SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Agricultura do futuro terá fazendas verticais sem pesticidas e com 95% menos água

Há alguns anos, empresas e empreendedores começaram a pensar em novas formas de cultivo, produzindo alimentos em ambientes internos com técnicas variadas. Compactas, as...

Doberman tetraplégico que seria sacrificado contraria os médicos e volta a andar

Um Doberman paralisado que, contra todas as probabilidades, aprendeu a andar e a correr novamente, nos lembrando que milagres podem ser alcançados quando uma...

Menina que se identificou com Maju conta sua admiração pela jornalista: ‘Cabelinho igual o meu’

“Gosto da Maju, porque meu cabelinho é igual o dela, é muito lindo, olha! Ela é bonita. Minha mãe que arruma meu cabelo”, comentou Maria Alice.

IKEA planeja dar centenas de empregos a refugiados no Canadá

A IKEA, empresa sueca gigante no setor de móveis e decoração, planeja dar oportunidades de trabalho e renda digna a centenas de refugiados no...

Cisne ferido abraça homem que o resgatou como agradecimento

“Quando um animal confia plenamente em você, é um momento maravilhoso.”

Instagram

Reaproveitamento de smartphones agora pode salvar florestas 2