Uma iniciativa inovadora da cidade de Jundiaí, no interior paulista, tem aproximado o contato dos médicos com as crianças, tornando as consultas mais leves e descontraídas.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A Secretária de Saúde do município criou um “receituário lúdico”, que estimula o desenvolvimento e a saúde da criançada, muitas vezes tão importante quanto a própria prescrição de medicamentos.
O receituário lúdico é colorido, cheio de figurinhas e espaços em branco para os pequenos pacientes poderem desenhar e escrever pequenas observações orientadas pelos médicos – bem diferente do “tradicional”.
Em questão de semanas, a ideia já passou a fazer parte do dia a dia de muitos consultórios.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Consulta mais descontraída
No início deste mês, a Maria Luísa, de 7 anos, fez uma visita ao consultório médico da pediatra Marina Lucchini.
Ela recomendou à paciente mirim reduzir o uso do celular, brincar mais ao ar livre, comer legumes e verduras, ler e cantar, e brincar com mais frequência ao ar livre.
As sugestões foram parar no Receituário Lúdico, que Maria pôde levar para casa, prometendo cumprir tudo à risca! ?
Assim, a consulta – que para muitas crianças seria motivo de desconfiança e tensão -, se tornou uma divertida conversa com a profissional de saúde, recheada de aprendizado.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Na conversa com a médica, Maria Luísa não pensou duas vezes em dedurar a mamãe. “Ela passa muito tempo vendo TV e não brinca comigo”, disse, sem cerimônia.
“Fiquei com vergonha”, relembrou aos risos a mãe, Carolina Heber Fonseca, após a consulta de rotina.
“Mas ela está certa! Eu fico muito tempo distraída com filmes e séries e fico devendo algumas atividades com ela. Ela é uma menina muito ativa, gosta de correr pela casa e conversar. Vamos aproveitar as férias e levar a sério as recomendações”, completou.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Proteger e estimular as crianças
A proposta do Receituário Lúdico é embasada por um artigo científico da revista ‘American Academy Pediatrics’, publicado há dois anos (no auge da pandemia), que identificou a importância da interação familiar, do distanciamento das telas digitais e da movimentação ao ar livre entre as crianças.
“Os pediatras são os profissionais da mais alta confiança das famílias e, por meio do trabalho deles, nossa ideia é proteger e estimular as brincadeiras. A indicação é importante para o desenvolvimento e a saúde da criança quanto a própria prescrição medicamentosa. O movimento passou a fazer parte do dia a dia dos consultórios, com o receituário específico, todo estilizado e com as sugestões de atividades para as famílias”, comentou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.
O receituário infantil pega carona em outra proposta, o ‘Pé de Infância’, programa que busca desenvolver ações e criar políticas dedicadas às crianças da cidade paulista.
Resultados promissores
De acordo com a médica pediatra Marina Lucchini, a iniciativa já tem trazido impactos positivos na vida dos pacientes.
“Buscamos não apenas diagnosticar doenças e acompanhar a rotina desses pacientes. Nosso objetivo é melhorar a vida dessa criança e fazer com que ela tenha um dia a dia mais saudável, com mais contato com a família”, contou.
Além disso, por mais simples que seja, o Receituário Lúdico é eficaz na mudança do cotidiano e na relação entre pais e filhos. “O impacto dessa receita é muito maior que apenas uma orientação. Quando o paciente chega em casa com as recomendações registradas e carimbadas por um médico, a postura de todos ao redor muda. A família se envolve e coloca em prática as orientações”, completou Marina.
Agora, a expectativa é que o projeto se torne mais amplo e permanente em todos os serviços de saúde dedicados às crianças na rede social.
“Os resultados são muito positivos em relação ao uso do receituário, tanto por parte dos médicos, como pelas famílias. As crianças sentem que o cuidado é para elas, querem segurar a receita, se sentem orgulhosas”, disse Tiago Texera, gestor de Saúde do município.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí
Crédito das imagens: Fotógrafos PMJ
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.