Receituário lúdico para crianças torna consultas mais leves e descontraídas em Jundiaí (SP)

Uma iniciativa inovadora da cidade de Jundiaí, no interior paulista, tem aproximado o contato dos médicos com as crianças, tornando as consultas mais leves e descontraídas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Secretária de Saúde do município criou um “receituário lúdico”, que estimula o desenvolvimento e a saúde da criançada, muitas vezes tão importante quanto a própria prescrição de medicamentos.

O receituário lúdico é colorido, cheio de figurinhas e espaços em branco para os pequenos pacientes poderem desenhar e escrever pequenas observações orientadas pelos médicos – bem diferente do “tradicional”.

Em questão de semanas, a ideia já passou a fazer parte do dia a dia de muitos consultórios.

Receituário lúdico para crianças torna consultas mais leves e descontraídas em Jundiaí (SP)
Crédito: Fotógrafos PMJ

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Consulta mais descontraída

No início deste mês, a Maria Luísa, de 7 anos, fez uma visita ao consultório médico da pediatra Marina Lucchini.

Ela recomendou à paciente mirim reduzir o uso do celular, brincar mais ao ar livre, comer legumes e verduras, ler e cantar, e brincar com mais frequência ao ar livre.

As sugestões foram parar no Receituário Lúdico, que Maria pôde levar para casa, prometendo cumprir tudo à risca! 😆

Assim, a consulta – que para muitas crianças seria motivo de desconfiança e tensão -, se tornou uma divertida conversa com a profissional de saúde, recheada de aprendizado.

Receituário lúdico para crianças torna consultas mais leves e descontraídas em Jundiaí (SP)
Crédito: Fotógrafos PMJ

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na conversa com a médica, Maria Luísa não pensou duas vezes em dedurar a mamãe. “Ela passa muito tempo vendo TV e não brinca comigo”, disse, sem cerimônia.

“Fiquei com vergonha”, relembrou aos risos a mãe, Carolina Heber Fonseca, após a consulta de rotina.

“Mas ela está certa! Eu fico muito tempo distraída com filmes e séries e fico devendo algumas atividades com ela. Ela é uma menina muito ativa, gosta de correr pela casa e conversar. Vamos aproveitar as férias e levar a sério as recomendações”, completou.

Receituário lúdico para crianças torna consultas mais leves e descontraídas em Jundiaí (SP)
Crédito: Fotógrafos PMJ

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Proteger e estimular as crianças

A proposta do Receituário Lúdico é embasada por um artigo científico da revista ‘American Academy Pediatrics’, publicado há dois anos (no auge da pandemia), que identificou a importância da interação familiar, do distanciamento das telas digitais e da movimentação ao ar livre entre as crianças.

“Os pediatras são os profissionais da mais alta confiança das famílias e, por meio do trabalho deles, nossa ideia é proteger e estimular as brincadeiras. A indicação é importante para o desenvolvimento e a saúde da criança quanto a própria prescrição medicamentosa. O movimento passou a fazer parte do dia a dia dos consultórios, com o receituário específico, todo estilizado e com as sugestões de atividades para as famílias”, comentou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

O receituário infantil pega carona em outra proposta, o ‘Pé de Infância’, programa que busca desenvolver ações e criar políticas dedicadas às crianças da cidade paulista.

Resultados promissores

De acordo com a médica pediatra Marina Lucchini, a iniciativa já tem trazido impactos positivos na vida dos pacientes.

“Buscamos não apenas diagnosticar doenças e acompanhar a rotina desses pacientes. Nosso objetivo é melhorar a vida dessa criança e fazer com que ela tenha um dia a dia mais saudável, com mais contato com a família”, contou.

Além disso, por mais simples que seja, o Receituário Lúdico é eficaz na mudança do cotidiano e na relação entre pais e filhos. “O impacto dessa receita é muito maior que apenas uma orientação. Quando o paciente chega em casa com as recomendações registradas e carimbadas por um médico, a postura de todos ao redor muda. A família se envolve e coloca em prática as orientações”, completou Marina.

Agora, a expectativa é que o projeto se torne mais amplo e permanente em todos os serviços de saúde dedicados às crianças na rede social.

“Os resultados são muito positivos em relação ao uso do receituário, tanto por parte dos médicos, como pelas famílias. As crianças sentem que o cuidado é para elas, querem segurar a receita, se sentem orgulhosas”, disse Tiago Texera, gestor de Saúde do município.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí
Crédito das imagens: Fotógrafos PMJ

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM







Receituário lúdico para crianças torna consultas mais leves e descontraídas em Jundiaí (SP) 1

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,077,412SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Canudo feito de papel chega para substituir o de plástico

A ideia da Fulpel Group é substituir os canudos de plástico nas redes de fast-food por canudos feitos de papel biodegradável de madeira de reflorestamento.

Meninos de Luz: como a educação transformou a vida de crianças e jovens de favelas do Rio

Projeto leva educação integral de qualidade para crianças e adolescentes do conjunto de favelas Cantagalo-Pavão-Pavãozinho.

Primeiro diploma em braille é entregue a estudante em Pernambuco

Para todos os estudantes que se engajam no curso de graduação em Direito, uma coisa é certa: eles precisarão rotineiramente renunciar ao tempo livre...

Sem condições financeiras, pai cria aparelho para locomoção da filha cadeirante e comove internautas

Todos os dias, o seu José Antônio, de 68 anos, monta e desmonta o aparelho que ele mesmo criou para ajudar na locomoção da...

Estudantes fazem ovação silenciosa para colega autista na formatura

Para os estudantes da Carmel High School, o diretor Lou Riolo é um "educador fantástico". Recentemente, ele deu mais uma prova que justifica esse...

Instagram

Receituário lúdico para crianças torna consultas mais leves e descontraídas em Jundiaí (SP) 2