Devido a eficiência da reciclagem, Suécia fica sem lixo

A Suécia é um grande exemplo global sobre políticas de reciclagem, o país se destaca em diversos setores, um deles é no manejo de resíduos.

Apenas 1% do lixo produzido pelos suecos vai para lixões, o restante vai para reciclagem, reutilizado ou transformado em energia renovável.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Pra se ter uma ideia, a eficiência do sistema de gestão de resíduos na Suécia é tão grande, que o país é obrigado a importar lixo de outras nações para garantir a sua produção de energia.

Mas essa postura não surgiu de agora, desde 1970 o país possui leis de logística reversa e a reciclagem é presente em todos os setores. Todas as empresas e pessoas são obrigadas a separarem adequadamente seu lixo e os fabricantes precisam se responsabilizar pela recolha dos resíduos pós-consumo originados por seus produtos.

Uma das principais razões para que o sistema funcione está na forma como as autoridades locais encaram o problema. “Os resíduos hoje são uma mercadoria diferente do que tem sido. Eles não são apenas lixo, são um negócio”, explicou Anna-Carin Gripwell, diretora de comunicação da empresa nacional de gestão de resíduos da Suécia.

A medida resolve dois grandes problemas de uma única vez: a falta de espaço para o descarte de resíduos e a energia. Antes de o lixo ser incinerado, tudo o que pode ser reciclado é reaproveitado. Apenas o que sobra é destinado para a produção de energia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Participação da população

Antes de ser incinerado, o lixo é separado pelos donos das casas e dos estabelecimentos comerciais das cidades. Resíduos que podem ser reciclados são separados e levados pelos cidadãos aos centros de coleta, que não ficam a mais de 300m das residências. Tudo o que pode ser consertado ou reaproveitado é levado para centros de reciclagem nos bairros distantes do centro das cidades.

A coleta de lixo no país é uma das mais rigorosas do mundo. Se o lixo orgânico não estiver de acordo com as especificações fornecidas pelo governo, ele não é recolhido. O contribuinte paga taxa de recolhimento do lixo proporcional à quantidade gerada, por isso os cidadãos controlam sua própria geração de lixo.

Leia também:

Minas Gerais vai receber o primeiro mercado 100% orgânico e a granel

Jovens do Ceará usam caixas de leites para reduzir temperaturas nas casas e economizar energia

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Conheça barraquinha de produtos orgânicos sem vendedor em Delfim Moreira (MG)

todos aprendem sobre reciclagem todos fazem reciclagem a população participa de todo o processo de reciclagem

Com informações do Ciclo Vivo / Mundo Geográfico.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,269,708SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Repórter recebe pedido de casamento no intervalo entre partida de futebol

Enquanto os jogadores de Criciúma e Sport estavam no vestiário, um outro tipo de jogada foi realizada sobre o gramado do Heriberto Hülse. O...

Menino de 11 anos doa 22 mil fraldas para mães solteiras usando dinheiro da sua barraca de limonada

Cartier Carey, de 11 anos, recentemente deu um super exemplo pra todos nós. Ele usou todo o dinheiro da sua barraquinha de limonada para...

Vizinhos cuidam da lavoura de família que busca tratamento para filhas

Essa é uma daquelas histórias para encher o nosso coração de esperança nesse início de ano. Mais de 100 pessoas fizeram um mutirão para...

Mulher cega volta a enxergar com ‘olho biônico’

Uma revolucionária pesquisa conduzida por cientistas da Universidade de Miguel Hernandez, em Elche, na Espanha, promete dar uma chance a todas as pessoas cegas...

Lição de amor: Pastor vai com filho trans a cartório realizar alteração de nome

"Sentimento de realização como pai. Ele poderia ter feito tudo sozinho e eu teria perdido uma oportunidade de me fazer presente na vida dele"....

Instagram

Devido a eficiência da reciclagem, Suécia fica sem lixo 1