Conheça a Recomércio, empresa que revende celulares em desuso

Recentemente, um novo empreendimento ligado às causas da sustentabilidade viralizou nas redes sociais. Trata-se da Recomércio, uma iniciativa que oferece soluções de recuperação, recompra, reutilização e reciclagem de celulares, smartphones e tablets usados.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Sob a égide de reciclar e reusar para proteger e preservar o meio ambiente, a Recomércio entra no segmento de venda de equipamentos eletrônicos seminovos, especialmente o mercado de celulares.

O francês Amaury Bertaud, criador da iniciativa, é um comerciante com longa experiência no mercado europeu de telecomunicações. Ele diz ter se identificado com a oportunidade de empreender no Brasil com o reuso e reciclagem de materiais tecnológicos, a começar pelos celulares.

Conheça a Recomércio, empresa que revende celulares em desuso
Foto: Reprodução

Com mais de 270 milhões de conexões, o Brasil é o quinto maior mercado de dispositivos móveis do mundo e o maior da América Latina. Se pararmos para pensar, na prática existem mais celulares do que habitantes em nosso país.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Leia tambémAplicativo brasileiro que é o “Tinder da reciclagem” ganha prêmio de inovação em Paris

No entanto, o Brasil também é o campeão em produção de lixo eletrônico entre os países emergentes: anualmente são jogadas fora 7.500 toneladas de celulares usados e apenas 2% dos brasileiros encaminham os seus celulares para a reciclagem, enquanto 32% deixam os aparelhos usados abandonados dentro da gaveta em casa, embora a maioria deles ainda funcione.

Conheça a Recomércio, empresa que revende celulares em desuso
Foto: Karen Blixen / Flickr

De olho nesses números, a lógica da Recomércio é bem simples: a empresa compra os celulares que já estão fora de uso e analisa suas respectivas condições. Caso o aparelho esteja em boas condições, ele é recondicionado (reformado) e colocado à venda na internet, com garantia inclusa.

Porém, se o aparelho estiver demasiadamente estragado ou obsoleto, ele é encaminhado para um centro de reciclagem, onde será desmontado para reaproveitamento dos componentes (tela, teclado, chip, placa-mãe etc.)

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Trata-se de uma solução bastante interessante, haja visto que os smartphones podem durar até quatro anos, apesar dos brasileiros trocarem de aparelho, em média, anualmente. O recondicionamento deste pode garantir-lhe três anos a mais de vida útil.

Conheça a Recomércio, empresa que revende celulares em desuso
Foto: Reprodução

Além disso, a Recomércio realiza o descarte dos componentes sobressalentes de forma sustentável, minimizando os impactos ambientais causados por esse mercado. Indiretamente, a iniciativa ajuda na diminuição da informalidade na comercialização de smartphones usados, melhorando as condições de venda e na relação entre comprador e vendedor desses aparelhos.

Leia tambémEstudantes italianos criam máquina que faz capinhas para celulares com plástico reciclado

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A favor dessa ideia, os números disponibilizados pelo mercado são bastante animadores. Uma pesquisa indicou que 80% dos celulares comprados pela Recomércio estão em boas condições de uso e podem ser reutilizados com pequenas reformas.

Apesar de estar engantinhando no Brasil, estima-se que o mercado internacional desse nicho movimentou US$ 17 bilhões no ano passado.

Compartilhe o post com seus amigos!

  • Siga o Razões no Instagram aqui.
  • Inscreva-se em nosso canal no Youtube aqui.
  • Curta o Razões no Facebook aqui.

Fonte: The Greenest Post
Foto de capa: Reprodução

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,505,556SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Imagens revelam regressão de câncer em paciente terminal com método 100% brasileiro

Os médicos e pesquisadores do Centro de Terapia Celular do Hemocentro, ligado ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, dizem que Vamberto está "virtualmente" livre da doença.

Todos cantando o hino nacional no Metrô de SP

Lindo demais, vale a pena compartilhar com vocês o povo unido cantando em alto e bom som o nosso hino, que nunca foi tão...

Twitaço #OrgulhoDaMinhaHistoria doará 1 real para ONG LGBT a cada tweet

Para cada tweet publicado com a hashtag #OrgulhoDaMinhaHistoria, 1 real será revertido ao Centro de Acolhimento LGBT Casa 1.

Após 60 anos, fotos confiscadas de casal gay são finalmente reveladas

Em 1957, um jovem rapaz foi a uma loja de fotografia próxima ao bairro onde vivia, na cidade da Filadélfia (EUA), para revelar suas...

Uma camisinha capaz de matar o HIV e outras DSTs

As doenças sexualmente transmissíveis (DST), são consideradas um dos maiores problemas da saúde pública em todo o mundo. A busca pela cura ou ao menos o...

Instagram