Jovens fazem rede de cursinhos pré-vestibulares de graça (ou quase) para pessoas de baixa renda
O acesso ao ensino superior e de qualidade é um grande desafio para jovens de baixa renda.
A concorrência por uma vaga com jovens que estudaram nas melhores escolas e cursinhos pré-vestibulares é injusta. Por conta disso, para a maioria desses estudantes de baixa renda, o sonho de entrar na universidade é algo bastante distante.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para resolver esse problema, em diversas cidades do país, começaram a surgir os chamados “cursinhos populares”. São cursinhos criados por estudantes universitários que querem ajudar a resolver um dos grandes problemas da educação brasileira.
Gerações de estudantes de baixa conseguiram ingressar na universidade graças a essas iniciativas. Em muitos casos, esses jovens foram os primeiros de suas famílias a fazer um curso superior. Porém, uma série de problemas, incluindo a gestão e até a forma de ensino, faz com que muitos deles fechem em pouco tempo.
Leia Mais
Foi pensando nisso que os jovens André Servaes e Jorge Lodygensky lançaram a rede Brasil Cursinhos, uma rede nacional de cursinhos universitários populares que tem como objetivo conectar iniciativas do país inteiro e ajudar a criar novos cursinhos. A ideia é que os cursinhos possam compartilhar experiências que deram certo e resolver problemas comuns. Detalhe: o projeto é financiado com o que o André ganha dando aulas de barco a vela nas horas de folga dele.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Atualmente, mais de 10 cursinhos populares universitários integram a rede, e o número não para de crescer. Ao todo, são mais de 700 universitários arregaçando as mangas para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil, impactando diretamente mais de 2500 alunos, suas famílias e comunidades.
A Brasil Cursinhos lançou um processo seletivo para formar sua equipe de gestão nacional. Serão selecionados sete estudantes para compor a equipe. Quem tiver interesse em participar é só clicar aqui.
Saiba mais:
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O Quebrando o Tabu publicou um vídeo falando sobre o projeto, vejam:
Leia também:
Comissária de bordo salva jovem vítima de tráfico humano com bilhete deixado no banheiro
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Jovens empreendedores se mobilizam para ajudar lojistas que sofreram saques no ES
Menina dá show de simpatia em entrevista e cria o meme “Me sentindo adorável”
Todas as imagens: Divulgação
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.