Morar nos becos e vielas dos morros periféricos deste país é um desafio para qualquer um. Imagina então para uma pessoa com deficiência física. Era assim com o casal Lídia José e Raimundo da Costa. Graças à ajuda de muita gente, agora eles têm uma moradia adaptada.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Lídia possui uma deficiência física sequela de paralisia infantil e Raimundo perdeu as duas pernas por causa de uma infecção. O casal não tem filhos e são os vizinhos que os ajudam para que eles não fiquem completamente isolados dentro da pequena casa no Morro do Índio, em São Paulo. Tendo apenas a renda do Benefício de Prestação Continuada, o casal sobrevive de doações de cestas básicas.
A casa era escura, cheia de degraus por toda parte e o banheiro não tinha nenhuma adaptação para que Lídia e Raimundo conseguissem utilizá-lo. O Programa Vivenda, que reforma cômodos de casas de pessoas de baixa renda nas periferias de São Paulo, ficou sabendo da situação e decidiu reformar o quarto da residência. Clique aqui e apoie!
Mas a história comoveu demais os voluntários e o projeto foi além.
Leia Mais
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
“Na primeira visita, ela estava sentada ao lado do marido num quarto sem iluminação e se manteve cabisbaixa o tempo todo. Depois da obra do quarto retornamos e encontramos uma Lídia feliz, os seus olhos brilhavam enquanto limpava o quarto. Ter notado de perto essa diferença no olhar e no semblante dela marcou profundamente nossa equipe”, relata a equipe que acompanhou a reforma e que transformou a vida do casal.
“Mudou foi tudo, mudou a minha vida”
Essa experiência marcou tanto o Programa Vivenda, que eles abriram uma exceção. O fornecedor de material de construção da região, Seu José, ficou comovido com a situação e doou materiais para arrumar o acesso à residência. Dezenas de famílias sonham com essa oportunidade, clique aqui e contribua!
O Vivenda queria mais, não dava para promover apenas “meia-acessibilidade”. Foi então que eles contaram com a parceria da Loft Brasil e conseguiram reformar também o banheiro da casa. “O banheiro era só Deus! Agradeço por me ajudarem a fazer o banheiro porque estava péssimo. Graças a Deus! Deus pôs vocês no meu caminho. Que Deus abençoe vocês, ilumine vocês que me ajudaram para ajudar a quem precisa”, agradeceu Lídia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Agora, essa família tem um espaço mais confortável para viver e a Lídia até voltou a fazer atividades do lado de fora da casa com a ajuda dos vizinhos. “Mudou foi tudo, mudou a minha vida. Jamais eu conseguiria, já tentei, já gastei dinheiro em material sem ter, mas nunca achei as pessoas certas para fazer como vocês fizeram pra mim”, relatou.
Leia também: Voluntários reformam casa de família que adoecia por causa de condições precárias do imóvel
Campanha
O Vivenda atua dando crédito acessível e realizando reformas em casas de moradores que vivem em extrema vulnerabilidade, como Lídia e Raimundo. Em cinco anos, já foram reformadas mais de 1.600 residências em locais como o Capão Redondo, Jardim São Luís, Jardim Ângela, Campo Lindo, Parque Santo Antônio, Cidade Dutra e Grajaú.
E, você, pode ajudar!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O Razões é parceiro do Programa Vivenda e o Instituto Phi – um das instituições que mais fortalecem o setor social hoje no Brasil, estimulando diversas ações filantrópicas de indivíduos e empresas – numa campanha de matchfunding na Benfeitoria, plataforma que conecta pessoas e projetos!
A ideia é arrecadar R$ 280 mil até o dia 22 de novembro de 2019 para realizar o sonho e mudar a vida de 50 famílias em risco! Vai ser assim: a cada real doado, o Instituto Phi doará outro, formando um matchfunding, quer dizer, o impacto da colaboração é duplicado!!
Vem com a gente, clique aqui e apoie!
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.