Geladeira de argila de baixo custo conserva alimentos sem precisar de energia

Por ser um dos eletrodomésticos mais caros tanto na compra, como no consumo mensal de eletricidade, os refrigeradores são um produto quase inacessível para milhões de famílias de baixa renda ao redor do mundo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Uma solução para garantir a conservação de alimentos em lares pouco favorecidos ou de regiões distantes, onde não há energia elétrica, está em um mineral muito utilizado para a construção de filtros de água: a argila.

No México, a Ecoplanet criou um refrigerador (ou conservador de temperatura) com lama e areia, oferecendo uma opção acessível e amigável ao meio ambiente.

refrigerador argila baixo custo conserva sem eletricidade
Foto: Modern Bushman

Na prática, eles se assemelham a um grande jarro de cerâmica e se vale dos princípios físico-químicos para funcionar: são dois recipientes de argila, separados por uma grossa camada de areia e terra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A empresa explica que o equipamento é colocado a meia sombra e, quando a água da areia evapora, a temperatura da estrutura cai, garantindo alimentos frescos e conservados por bastante tempo.

refrigerador argila baixo custo conserva sem eletricidade
Foto: Modern Bushman

Há cinco anos, os produtos da Ecoplanet são comercializados, mas apenas agora os refrigeradores de argila foram incluídos em ações públicas de desenvolvimento social do México.

Ajude reserva ambiental do Amapá a não fechar as portas. Clique aqui para contribuir!

Versão indiana

Motivado por dificuldades financeiras, o artesão Mansukhbai Prajapati inovou ao criar um refrigerador de argila que consegue deixar os alimentos frescos por três dias: o MittiCool.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

refrigerador argila baixo custo conserva sem eletricidade
Foto: Modern Bushman

O dispositivo funciona graças à uma câmara de água instalada em sua parte superior. Quando evapora, a água escorre pelas laterais da parede de cerâmica da geladeira, que têm 4 tipos diferentes de argila, fazendo com que os mantimentos continuem frescos. Ainda existe uma torneira na parte frontal, com água para ser consumida.

refrigerador argila baixo custo conserva sem eletricidade
Foto: Modern Bushman

O impressionante é que a temperatura do MittiCool pode ficar em torno de 8° C, temperatura perfeita para a conservação prolongada.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Cada unidade sai por 2000 rúpias indianas – R$ 135. Isto é, pelo menos oito vezes mais barato do que uma geladeira tradicional.

Confira abaixo como funciona o processo de produção:

Plataforma dará cachê a 600 a maquiadores autônomos que estão sem trabalhar por causa da Covid-19, saiba mais clicando aqui.

Fonte: Ciclo Vivo

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM










Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
5,145,170SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Você nunca mais vai ver bailarinas do mesmo jeito depois dessas fotos

O fotógrafo russo Alexander Yakovlev captou com uma precisão que nunca vimos antes movimentos e expressões corporais. Com uma mistura brilhante de movimentos de dança,...

Mineiro cumpre promessa e doa uma marmita para cada dia que ficou desempregado

O economista mineiro Lucas Lanza, de 36 anos, transformou momentos de apreensão em boas ações. Isso porque ele prometeu que doaria para caridade uma...

Técnicos do Senai consertam respiradores de graça para ajudar hospitais em MT

Técnicos do Senai em Mato Grosso começaram um mutirão para consertar, de graça, dezenas de respiradores parados que precisavam de manutenção para serem aproveitados...

55 anos, 7 filhos e um sonho: gari aproveita a quarentena para se formar na faculdade

"Para quem sonha na vida, não lhes dê um motivo para fracassar". Com esta frase, a filipina Ofelia Mondaya nos ensina a jamais desistir...

Cãozinho que ficou em frente a hospital esperando tutor que faleceu reencontra antiga família em SP

Um cãozinho ficou dias em frente a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarujá, no litoral paulista, esperando o retorno de seu tutor...

Instagram