Por ser um dos eletrodomésticos mais caros tanto na compra, como no consumo mensal de eletricidade, os refrigeradores são um produto quase inacessível para milhões de famílias de baixa renda ao redor do mundo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Uma solução para garantir a conservação de alimentos em lares pouco favorecidos ou de regiões distantes, onde não há energia elétrica, está em um mineral muito utilizado para a construção de filtros de água: a argila.
No México, a Ecoplanet criou um refrigerador (ou conservador de temperatura) com lama e areia, oferecendo uma opção acessível e amigável ao meio ambiente.
Leia Mais
Na prática, eles se assemelham a um grande jarro de cerâmica e se vale dos princípios físico-químicos para funcionar: são dois recipientes de argila, separados por uma grossa camada de areia e terra.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
A empresa explica que o equipamento é colocado a meia sombra e, quando a água da areia evapora, a temperatura da estrutura cai, garantindo alimentos frescos e conservados por bastante tempo.
Há cinco anos, os produtos da Ecoplanet são comercializados, mas apenas agora os refrigeradores de argila foram incluídos em ações públicas de desenvolvimento social do México.
Ajude reserva ambiental do Amapá a não fechar as portas. Clique aqui para contribuir!
Versão indiana
Motivado por dificuldades financeiras, o artesão Mansukhbai Prajapati inovou ao criar um refrigerador de argila que consegue deixar os alimentos frescos por três dias: o MittiCool.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O dispositivo funciona graças à uma câmara de água instalada em sua parte superior. Quando evapora, a água escorre pelas laterais da parede de cerâmica da geladeira, que têm 4 tipos diferentes de argila, fazendo com que os mantimentos continuem frescos. Ainda existe uma torneira na parte frontal, com água para ser consumida.
O impressionante é que a temperatura do MittiCool pode ficar em torno de 8° C, temperatura perfeita para a conservação prolongada.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Cada unidade sai por 2000 rúpias indianas – R$ 135. Isto é, pelo menos oito vezes mais barato do que uma geladeira tradicional.
Confira abaixo como funciona o processo de produção:
Plataforma dará cachê a 600 a maquiadores autônomos que estão sem trabalhar por causa da Covid-19, saiba mais clicando aqui.
Fonte: Ciclo Vivo
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.