Osama Abou Hajar tem uma história de vida incrível e inspiradora! Ele é daqueles exemplos que a gente usa para falar que tudo é possível sim, basta lutar muito e querer. Esse jovem de 27 anos deixou pra trás tudo o que tinha na Síria e hoje mostra orgulhoso a sua foto de formatura, na Irlanda. Uma nova chance que ele aproveitou muito bem e inspirou muitos internautas nos últimos dias.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Em 2012 Osama vivia na Síria, na cidade de Ma’arat al-Nu’man que, segundo ele, antes da guerra tinha 150 mil habitantes, mas reduziu para 500 moradores após os ataques.
Antes da guerra, ele estudava engenharia mecânica na Universidade de Aleppo, mas precisou interromper quando os bombardeios começaram.
Leia Mais
“Houve muita destruição. Morávamos em apartamentos e os dois últimos andares foram destruídos. Minha casa foi quase destruída. O bombardeio foi tão alto. As bombas cairiam a 100 metros de distância, destruiriam vidros e explodiriam as portas.“, relembra o jovem.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Recomeço
Osama e a família fugiram do Líbano em buscas de novas chances. Ele só foi encontrar apoio um ano depois no programa de reassentamento do Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiado), quando recebeu um visto para morar na Irlanda.
“Fomos o primeiro grupo sírio a vir para a Irlanda. Eu tinha um objetivo na cabeça – entrar na faculdade e conseguir um emprego em uma grande empresa. Quando cheguei, não sabia muito inglês. Sabia algumas palavras, mas nunca as havia pronunciado.“, conta.
E foi na Irlanda que a vida de Osama mudou. Ele conseguiu uma vaga no curso de programação de computadores na Dublin Business School em 2015. No ano seguinte, ele foi aprovado para engenharia de softwares no Instituto de Tecnologia de Carlow, onde se formou em novembro do ano passado.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Antes e depois
E para comemorar a formatura, Osama publicou um ‘Antes e Depois’ em sua conta no LinkedIn, que rapidamente viralizou.
Na primeira foto, ele está sobre os escombros de sua cidade, em 2012, ajudando uma pessoa. Na segunda imagem, Osama posa no dia da sua formatura, em frente a faculdade. Uma mudança e tanto!
Sobre as razões que o fizeram compartilhar as duas imagens, Osama conta que além de comemorar a sua vitória, ele espera inspirar seus amigos que ainda vivem na Síria a perseguirem seus sonhos.
Fonte: Catraca Livre e The Mirror
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.