Refugiado compartilha foto de formatura 8 anos após fugir de sua casa na Síria, devastada pela guerra

Osama Abou Hajar tem uma história de vida incrível e inspiradora! Ele é daqueles exemplos que a gente usa para falar que tudo é possível sim, basta lutar muito e querer. Esse jovem de 27 anos deixou pra trás tudo o que tinha na Síria e hoje mostra orgulhoso a sua foto de formatura, na Irlanda. Uma nova chance que ele aproveitou muito bem e inspirou muitos internautas nos últimos dias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

jovem fugiu da guerra e posta foto de formatura
Foto: reprodução Twitter

Em 2012 Osama vivia na Síria, na cidade de Ma’arat al-Nu’man que, segundo ele, antes da guerra tinha 150 mil habitantes, mas reduziu para 500 moradores após os ataques.

Antes da guerra, ele estudava engenharia mecânica na Universidade de Aleppo, mas precisou interromper quando os bombardeios começaram.

Houve muita destruição. Morávamos em apartamentos e os dois últimos andares foram destruídos. Minha casa foi quase destruída. O bombardeio foi tão alto. As bombas cairiam a 100 metros de distância, destruiriam vidros e explodiriam as portas.“, relembra o jovem.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

jovem fugiu da guerra e posta foto de formatura

Recomeço

Osama e a família fugiram do Líbano em buscas de novas chances. Ele só foi encontrar apoio um ano depois no programa de reassentamento do Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiado), quando recebeu um visto para morar na Irlanda.

Fomos o primeiro grupo sírio a vir para a Irlanda. Eu tinha um objetivo na cabeça – entrar na faculdade e conseguir um emprego em uma grande empresa. Quando cheguei, não sabia muito inglês. Sabia algumas palavras, mas nunca as havia pronunciado.“, conta.

jovem fugiu da guerra e posta foto de formatura
Foto: reprodução Twitter

E foi na Irlanda que a vida de Osama mudou. Ele conseguiu uma vaga no curso de programação de computadores na Dublin Business School em 2015. No ano seguinte, ele foi aprovado para engenharia de softwares no Instituto de Tecnologia de Carlow, onde se formou em novembro do ano passado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Antes e depois

E para comemorar a formatura, Osama publicou um ‘Antes e Depois’ em sua conta no LinkedIn, que rapidamente viralizou.

Na primeira foto, ele está sobre os escombros de sua cidade, em 2012, ajudando uma pessoa. Na segunda imagem, Osama posa no dia da sua formatura, em frente a faculdade. Uma mudança e tanto!

jovem fugiu da guerra e posta foto de formatura Sobre as razões que o fizeram compartilhar as duas imagens, Osama conta que além de comemorar a sua vitória, ele espera inspirar seus amigos que ainda vivem na Síria a perseguirem seus sonhos.

Fonte: Catraca Livre e The Mirror

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,634,668SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Casal gay de pinguins está junto há 10 anos e adota filhote rejeitado por fêmea

Essa história é um jeito fofo de mostrar que o amor não tem gênero, sexo, idade, raça. Ele apenas acontece. Esses dois pinguins machos vivem como um casal...

Em 2016, alunos do ensino médio de SP poderão escolher suas matérias

A Secretaria Estadual de São Paulo anunciou mudanças bastante interessantes na grade curricular dos estudantes da rede pública de ensino. A partir de 2016,...

Menino de 4 anos convence mãe a adotar morador de rua: ‘Chama ele de vovô’

Um menino de 4 anos convenceu sua mãe a adotar um morador em situação de rua que ele carinhosamente apelidou de "vovô". Na época, em...

Empresário boliviano largou tudo para cuidar de cães abandonados

Todos os dias, logo antes do amanhecer, Fernando Kushner percorre as ruas de La Paz com sua van para alimentar os cães de rua...

Vizinhos se unem para encontrar cachorra surda e cega desaparecida no Canadá

Quando a cachorra Sheba se perdeu em British Columbia (Canadá), a dona dela, Sherri Storoshenko começou a temer pelo pior. Cega e surda, a...

Instagram