Refugiado que fugiu da guerra civil no Congo quebra recorde paralímpico em Tóquio: ‘Tudo é possível’

0
1187
refugiado quebra recorde olímpico tóquio

No último domingo (29), o paratleta Salum Ageze Kashafali superou tudo e todos para anotar a melhor marca de toda a história dos Jogos Paralímpicos!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O norueguês correu os 100m rasos (da categoria T12) em 10 segundos e 43 décimos (10s43).

refugiado quebra recorde olímpico tóquio

Logo após a prova – dedicada a atletas de baixa visão, – Salum não conseguiu segurar as lágrimas e lembrou da fuga de sua família da guerra civil que ceifou milhares de vidas na República Democrática do Congo quando ele era uma criança.

“Não sei o que dizer, cara (começa a chorar). Eu vim do nada. Eu pedia esmola nas ruas. Eu acreditei. Me mudei para a Noruega como refugiado. Passei por tanta coisa, de tiros à fome, e estar aqui como um dos melhores significa muito para mim. Valeu a pena. Fui de zero a alguma coisa. Tudo é possível. Estou muito feliz em ser um dos atletas paralímpicos mais velozes da história”, disse o rapaz, que encontrou abrirgo e incentivo na Noruega.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

refugiado quebra recorde olímpico tóquio

O objetivo era ganhar uma medalha. Eu sei que sou veloz, mas não esperava correr tão rápido assim. Isto foi apenas um bônus”, completou Salum.

De acordo com o Comitê da Tóquio-2020, o norueguês bateu por 3 centésimos a marca do irlandês Jason Smyth que fez os 100m em 10s 46 em Londres 2012 – estabelecendo um novo recorde paralímpico.

O mais legal é que o recorde mundial dessa prova é de um brasileiro: Petrúcio Ferreira Santos, no Mundial de 2019, fez 10s42, garantindo o número absoluto da modalidade.

Refugiado que fugiu da guerra civil no Congo quebra recorde paralímpico em Tóquio: 'Tudo é possível' 1

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja também:

Fonte: GE.com
Fotos: Athit Perawongmetha

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.