Formando surdo é escolhido como orador de turma pela 1ª vez na UFPI


Formando surdo escolhido como orador turma primeira vez UFPI
PUBLICIDADE ANUNCIE

O estudante de Letras Iago Pedro Pires é o primeiro aluno surdo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) a ser escolhido orador de uma turma. Durante a formatura, no dia 5 de agosto, ele fez o discurso em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Natural de Cocal, no interior do Piauí, Iago também é o mais jovem surdo a se formar na instituição. Quando tinha um ano de idade, mudou-se com a família para o Rio Grande do Sul, onde a mãe descobriu que o filho era surdo.

Ajuda para universitária que ficou tetraplégica perto de se formar

“Houve uma comemoração com muitos foguetes, o lago estava dormindo e não acordou. Outras crianças que estavam próximo acordaram e choraram. Achei estranho só ele não ouvir”, contou a conselheira tutelar Cláudia Pires.

mãe filho segurando convite formatura faculdade

“Fiquei muito feliz porque muitas vezes subestimaram o Iago”

A família se mudou novamente após a descoberta, desta vez para Brasília, onde Iago pôde estudar em uma escola especializada em surdos. Anos depois, de volta ao Piauí, ele conseguiu aprovação para o curso de Letras Libras na UFPI.

Leia também: 

PUBLICIDADE ANUNCIE

“Fiquei muito feliz porque muitas vezes subestimaram o Iago. Diziam ‘que pena, não vai conseguir nada’ e hoje eu observo que ele está dando um show de bola”, afirmou Cláudia.

Formando surdo escolhido como orador turma primeira vez UFPI

Agora formado, Iago pretende continuar estudando. “Estou terminando minha especialização e depois vou me focar para o mestrado. Também quero o doutorado na minha área. Aqui não temos surdos com mestrado e doutorado e é preciso se desenvolver”, revelou o jovem.

Você conhece o VOAA? VOAA significa vaquinha online com amor e afeto. E é do Razões! Se existe uma história triste, lutamos para transformar em final feliz. Acesse e nos ajude a mudar histórias.

Fonte: Deficiente Ciente/Fotos: Reprodução/G1

PUBLICIDADE ANUNCIE


PUBLICIDADE ANUNCIE

Comentários no Facebook

Acessar

Resetar senha

Voltar para
Acessar