Revitalização de nascentes gera lazer para comunidades em BH

A Prefeitura de Belo Horizonte está transformando nascentes de água que estavam abandonadas em espaços de lazer para comunidades de diferentes bairros da capital mineira.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Projeto de Preservação de Nascentes Urbanas é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e do Comitê do Rio das Velhas, realizada a partir dos Subcomitês das Bacias Hidrográficas dos Ribeirões Arrudas e Onça, como o apoio de uma equipe da Escola de Arquitetura da UFMG.

A primeira parte do projeto fez intervenções em nove nascentes pré-selecionadas. O trabalho também envolveu a realização de atividades de educação ambiental e a promoção de campanhas de amostragem da qualidade da água nas nascentes.

Revitalização de nascentes gera lazer para comunidades em BH 2

Uma das nascentes recuperadas, em março de 2017, fica nos fundos da Escola Municipal Jardim Felicidade. “É a única área de lazer para os meninos brincarem aqui no bairro”, disse Eliane Vieira Santos, moradora do bairro que leva o mesmo nome da escola, na região Norte da cidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo Humberto Marques, biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e conselheiro da SMMA, o trabalho de revitalização é essencial para a manutenção das nascentes. “O engajamento da comunidade que está em torno de cada uma delas foi primordial para o resultado positivo dessas ações. Em todas as nascentes recuperadas, o cuidado com a preservação vem se mantendo”, explicou.

Revitalização de nascentes gera lazer para comunidades em BH 3

A Escola Municipal Santos Dumont, na região Leste de Belo Horizonte, é outra escola que teve sua nascente recuperada. Maria do Carmo Gomes, diretora do colégio, disse que a nascente se tornou parte da educação ambiental das crianças com trabalhos pedagógicos e atividades.

“Estamos usando o espaço com atividades lúdicas com os alunos do colégio. Eles passaram a ter esse contato com a natureza com mais frequências.”

Revitalização de nascentes gera lazer para comunidades em BH 4

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Prefeitura informou que irá recuperar mais quatro nascentes na segunda etapa do projeto. A continuidade do programa prevê a revitalização de nascentes nos bairros Havaí, Santa Lúcia e Diamante, em BH, e no bairro Nações Unidas, em Sabará, cidade vizinha.

Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte

fotos: Prefeitura de BH

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,092,098SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Pai sobe ao palco e dança balé junto com filha para encorajá-la

Alto, forte e com a barba grande, Marc Daniels roubou a cena numa apresentação de balé infantil com sua filha.

A moeda virtual BitSeeds irá plantar 1 bilhão de árvores no mundo!

Nada melhor do que quando a tecnologia e a sustentabilidade caminham juntas, não é mesmo? E é exatamente o que acontecerá neste caso: BitSeeds...

Primeira modelo com Síndrome de Down a estrelar campanha da Gucci e Vogue Itália

Ellie Goldstein tem 18 anos e acaba de se tornar a primeira modelo com Síndrome de Down a estrelar uma campanha da Gucci! Ela...

Neymar realiza sonho de garotinha que possui uma doença rara

Ana Clara, de 8 anos, possui uma doença rara, a Progeria, também conhecida como síndrome de Hutchinson-Gilford. A doença se caracteriza pelo envelhecimento rápido...

Estudante de 14 anos ensina pai, avó e vizinhos a ler em zona rural de GO

Com apenas 14 anos, Janiel Vieira já leva conhecimento e transforma sua vizinhança em um lugar melhor. Pela manhã, o garoto frequenta a escola e de...

Instagram

Revitalização de nascentes gera lazer para comunidades em BH 6