Revitalização de nascentes gera lazer para comunidades em BH

A Prefeitura de Belo Horizonte está transformando nascentes de água que estavam abandonadas em espaços de lazer para comunidades de diferentes bairros da capital mineira.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Projeto de Preservação de Nascentes Urbanas é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e do Comitê do Rio das Velhas, realizada a partir dos Subcomitês das Bacias Hidrográficas dos Ribeirões Arrudas e Onça, como o apoio de uma equipe da Escola de Arquitetura da UFMG.

A primeira parte do projeto fez intervenções em nove nascentes pré-selecionadas. O trabalho também envolveu a realização de atividades de educação ambiental e a promoção de campanhas de amostragem da qualidade da água nas nascentes.

Uma das nascentes recuperadas, em março de 2017, fica nos fundos da Escola Municipal Jardim Felicidade. “É a única área de lazer para os meninos brincarem aqui no bairro”, disse Eliane Vieira Santos, moradora do bairro que leva o mesmo nome da escola, na região Norte da cidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo Humberto Marques, biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e conselheiro da SMMA, o trabalho de revitalização é essencial para a manutenção das nascentes. “O engajamento da comunidade que está em torno de cada uma delas foi primordial para o resultado positivo dessas ações. Em todas as nascentes recuperadas, o cuidado com a preservação vem se mantendo”, explicou.

A Escola Municipal Santos Dumont, na região Leste de Belo Horizonte, é outra escola que teve sua nascente recuperada. Maria do Carmo Gomes, diretora do colégio, disse que a nascente se tornou parte da educação ambiental das crianças com trabalhos pedagógicos e atividades.

“Estamos usando o espaço com atividades lúdicas com os alunos do colégio. Eles passaram a ter esse contato com a natureza com mais frequências.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Prefeitura informou que irá recuperar mais quatro nascentes na segunda etapa do projeto. A continuidade do programa prevê a revitalização de nascentes nos bairros Havaí, Santa Lúcia e Diamante, em BH, e no bairro Nações Unidas, em Sabará, cidade vizinha.

Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte

fotos: Prefeitura de BH

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,429,587SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

A vida desse pequeno vendedor de salgados mudou após vaquinha. Você vai se emocionar!

Nicolas ficou conhecido por vender salgados para ajudar na construção da sua casa e a família. A vaquinha arrecadou o dobro e a sua vida mudou!

Vídeo de menino cantando para irmãzinha comove a internet

Uma das maiores preocupações dos pais com a chegada de um bebê à família é que o filho mais velho se sinta inseguro e...

Conciliando trabalho na roça com os estudos, jovem é aprovado em medicina

“Eu aproveitava o silêncio do campo e, enquanto tirava leite das vacas, ouvia umas 2h, 3h de videoaulas no celular. Isso facilitou”, diz, sorrindo.

Homem doa rim para desconhecida em troca de órgão para amigo doente

Uma improvável e aleatória amizade forjada entre dois homens, à primeira vista completamente diferentes, se transformou em uma linda história de empatia e amor...

Após vaquinha, irmãos não precisarão mais vender feijão para ajudar em casa

Temos a felicidade de anunciar que após vaquinha, os irmãos pararam de trabalhar! O foco agora são o estudos e brincar, é claro! ❤

Instagram