Revitalização de nascentes gera lazer para comunidades em BH

A Prefeitura de Belo Horizonte está transformando nascentes de água que estavam abandonadas em espaços de lazer para comunidades de diferentes bairros da capital mineira.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O Projeto de Preservação de Nascentes Urbanas é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e do Comitê do Rio das Velhas, realizada a partir dos Subcomitês das Bacias Hidrográficas dos Ribeirões Arrudas e Onça, como o apoio de uma equipe da Escola de Arquitetura da UFMG.

A primeira parte do projeto fez intervenções em nove nascentes pré-selecionadas. O trabalho também envolveu a realização de atividades de educação ambiental e a promoção de campanhas de amostragem da qualidade da água nas nascentes.

Uma das nascentes recuperadas, em março de 2017, fica nos fundos da Escola Municipal Jardim Felicidade. “É a única área de lazer para os meninos brincarem aqui no bairro”, disse Eliane Vieira Santos, moradora do bairro que leva o mesmo nome da escola, na região Norte da cidade.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo Humberto Marques, biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e conselheiro da SMMA, o trabalho de revitalização é essencial para a manutenção das nascentes. “O engajamento da comunidade que está em torno de cada uma delas foi primordial para o resultado positivo dessas ações. Em todas as nascentes recuperadas, o cuidado com a preservação vem se mantendo”, explicou.

A Escola Municipal Santos Dumont, na região Leste de Belo Horizonte, é outra escola que teve sua nascente recuperada. Maria do Carmo Gomes, diretora do colégio, disse que a nascente se tornou parte da educação ambiental das crianças com trabalhos pedagógicos e atividades.

“Estamos usando o espaço com atividades lúdicas com os alunos do colégio. Eles passaram a ter esse contato com a natureza com mais frequências.”

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A Prefeitura informou que irá recuperar mais quatro nascentes na segunda etapa do projeto. A continuidade do programa prevê a revitalização de nascentes nos bairros Havaí, Santa Lúcia e Diamante, em BH, e no bairro Nações Unidas, em Sabará, cidade vizinha.

Com informações da Prefeitura de Belo Horizonte

fotos: Prefeitura de BH

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,838,442SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cobrador de ônibus que fala 10 idiomas sonha trabalhar em consulado

A história do cobrador de ônibus Edmilson Antonio Silva, de 44 anos, morador de Petrópolis (RJ) ganhou as redes sociais no mesmo dia do...

Mestre de capoeira adapta a prática para a terceira idade: ‘Gingoterapia’

A gingoterapia movimenta a vida dos idosos da Comunidade Perus e bairros vizinhos, em São Paulo (SP). Pensada a partir dos movimentos da capoeira e...

Sem Semáforos funcionando. Sem Agentes de Trânsito. Dois caras resolvem ajudar

Já não é novidade que os semáforos de São Paulo não funcionam. Quando chove, nem se fala! Dois caras vendo o trânsito parado, sem saída...

Dia de Doar Agora celebra marca de R$ 4 bilhões doados na pandemia

Hoje é o Dia Doar Agora! Mas, perai... você sabe o que é o Dia de Doar Agora? Em 2012, nos EUA, a terça-feira seguinte à...

Brasileira supera fome e preconceito através de muito estudo e soma 56 prêmios como cientista

Joana D'Arc Félix de Souza também é uma mulher de muita fibra, igual sua famosa xará, ela superou muito preconceito e traçou uma carreira...

Instagram