Um rinoceronte-de-sumatra, cuja espécie corre risco real de extinção, deu à luz um filhote saudável após sofrer 8 abortos espontâneos em um santuário da Indonésia, no sudeste asiático.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
As autoridades ambientais do país comemoraram o parto bem-sucedido e se disseram “inspiradas” a continuar os esforços em prol da conservação do habitat natural deste animal.
De acordo com o WWF (Fundo Mundial para a Natureza), restam pouco menos de 80 rinocerontes-de-sumatra no mundo, espalhados principalmente na ilha indonésia de Sumatra e em Bornéu.
Leia Mais
No final do mês passado, uma rinoceronte (ou abada) chamada Rosa deu à luz uma filhote fêmea no Parque Nacional de Way Kambas, em Sumatra.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
De 2005 pra cá, ela havia engravidado 8 vezes, mas não conseguiu gerar uma cria, apesar dos esforços de um programa de reprodução assistida.
“O nascimento deste espécime é uma notícia muito boa para os esforços do governo e seus parceiros para aumentar a população”, disse Wiratno, um funcionário de alto escalão do Ministério do Meio Ambiente da Indonésia.
A filhote ainda não ganhou um nome, mas os cuidadores prometem batizá-la até o final deste ano.
Agora, há 8 rinocerontes de Sumatra no Parque de Way Kambas (20% de todos os indivíduos da espécie no mundo).
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Infelizmente, os nascimentos bem-sucedidos desta espécie são raros. Por exemplo, Andatu, pai da cria recém-nascida, foi o primeiro rinoceronte-de-sumatra nascido em um santuário em mais de um século.
No catálogo da União Internacional para a Conservação da Natureza, a espécie é classificada como “em perigo crítico”.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Ao longo dos séculos, diversas ameaças levaram estes animais (a menor de todas as espécies de rinocerontes) à beira da extinção, em especial a caça ilegal e as mudanças climáticas.
Além disso, o chifre de rinoceronte costuma ser comercializado clandestinamente para a medicina tradicional chinesa.
Assista ao vídeo:
Fonte: Upsocl
Fotos: Reprodução / Facebook: @savetherhinointernational
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.