A capital fluminense ganhou o seu primeiro ponto de ônibus com teto verde. Ele fica no Morro do Vidigal e foi construído pelos próprios moradores do local.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O teto não tem uma função meramente paisagística. Ele é uma espécie de farmácia natural comunitária. Foram plantadas ervas medicinais que os moradores podem colher para cuidar de problemas de saúde sempre que precisarem.
Os benefícios do espaço também incluem a diminuição da temperatura, aumento da umidade relativa do ar e redução da poluição.
Leia Mais
A ideia do projeto é do arquiteto Guto Graciano e da chef Graça dos Prazeres, especializada em culinária orgânica viva. Mas a construção da Galeria Viva – Telhado Medicinal, nome de batismo do espaço, só foi possível graças ao envolvimento da comunidade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O espaço é totalmente autônomo, ou seja, não precisa de cuidados dos moradores, já que possui um sistema de regra automático a partir da água da chuva.
“A iniciativa foi importante para dar início a transformação do espaço em um polo educativo que promove reflexões sobre medicina alternativa, ecologia e meio ambiente aos moradores da cidade do Rio de Janeiro e aos turistas que visitam a trilha dois irmãos”, dizem os idealizadores.
Além disso, os moradores usam o espaço para a realização de atividades culturais, como rodas de samba e batalhas de MC. Ele também recebeu belíssimos grafites de artistas locais.
Fotos: Divulgação
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.