Parques e praças do RJ terão bancos feitos com tampinhas e embalagens plásticas

Considerada uma das cidades mais belas do mundo, o Rio de Janeiro acaba de lançar uma iniciativa incrível por meio da qual bancos de praças e parques serão feitos com tampinhas e embalagens plásticas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Obra Social Abrace o Rio, que junto da prefeitura já entregaram os primeiros bancos na última quarta-feira (3), em comemoração a Dia Internacional do Meio Ambiente (5). Veja a publicação do prefeito:

Até agora já foram recolhidos 788kg de tampinhas e embalagens que, foram transformadas em polietileno e originaram os primeiros 72 bancos. Cada banco consumiu, em média, duas mil tampinhas, que provavelmente iriam poluir cidades e oceanos.

Durante a cerimônia de entrega das primeiras unidades, a primeira-dama Sylvia Crivella disse que o grande diferencial desta iniciativa é que qualquer cidadão pode contribuir: “Esses bancos são confortáveis e duráveis. E, o mais importante, é que cada um de nós pode contribuir, doando uma simples tampinha, que fará uma grande diferença. Nós estamos muito felizes por tirar toneladas de plásticos das ruas, que poderiam trazer enchentes na nossa cidade, e transformando em bens servíveis, que vão fazer muita diferença em escolas, orfanatos, pela cidade inteira”, afirmou.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

bancos rio
Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Participe do nosso canal no Telegram e receba todas as matérias e novidades do Razões, clique aqui.

Todo o material plástico foi arrecadado através da campanha Mágica da Reciclagem, uma parceria da Abrace o Rio com a Comlurb e as secretarias de Meio Ambiente e Educação. Segundo o secretário do Meio Ambiente Bernardo Egas, a expectativa é que o programa seja reforçado após a flexibilização do isolamento social.

”Vamos continuar com este programa, reforçando a rede de postos de recolhimento, e multiplicando a produção desses bancos para beneficiar a população que terá um equipamento urbano sustentável e durável, além de ser um favor retirando o lixo do meio ambiente”, disse o secretário.

parque rio
O projeto Mágica da Reciclagem também já entregou diversos brinquedos feitos de material reciclado. Foto: Hudson Pontes/Prefeitura do Rio

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo dados divulgados pela ONU, 80% de todo o lixo marinho é composto por plástico e a estimativa é que em 2050 a quantidade de plásticos no oceano supere a de peixes.

Atualmente diversos países começaram a proibir embalagens plásticas de uso único e a lançar campanhas de conscientização e reciclagem. Além de bonitos e duráveis, estes bancos estão salvando a vida marinha!

Fonte: Diário do Rio

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,827,226SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Alunos fazem vaquinha e compram celular para professora assaltada na Bahia

A jovem Láyla Nunes, 21 anos, passou por uma das piores experiências de sua vida ao ser assaltada de madrugada quando ia para o...

ONG “Entre Rodas e Batom” faz vídeo e nos mostra que tudo é uma questão de olhar

Achei bem legal o vídeo da ONG "Entre Rodas e Batom" pois nos traz a conscientização de uma maneira diferente de como vemos a deficiência....

Mistura de sensações: confira o relato da cadeirante que visitou um restaurante que te deixa “cego”

O O.NOIR com certeza oferece algo diferente. A experiência comum de ir a um restaurante, pedir um prato e curtir a noite muda completamente quando...

Estudantes italianos criam máquina que faz capinhas para celulares com plástico reciclado

A “My ProMotion” é um tipo de máquina de vendas que transforma lixo plástico em capinhas para celulares. Ele foi criado por um grupo...

Idoso que sofreu AVC volta a conversar após ver seu doguinho

A equipe médica conta que quando chegou, o cãozinho Phoebe abanou o rabo alegremente e depois se apoiou nas pernas de seu tutor, que não via há algum tempo.

Instagram