Rituais em hospitais celebram cada vitória de um paciente contra o câncer

0
1307

Só quem luta diariamente contra alguma enfermidade sabe a sensação de vencer alguma etapa do tratamento.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Celebrar essas vistórias está virando hábito e tradição em alguns hospitais, como forma de lembrar e incentivar a todos no local, de manter todos motivados.

No Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira), por exemplo, foi instalado um sino há cerca de um ano, doação de um paciente que venceu a doença e a ideia de tocá-lo para comemorar o momento veio de seu médico, que se inspirou em um hospital canadense.

O cozinheiro de 36 anos Damião da Silva Dias tocou o sino no último dia 6, após fazer a última sessão de radioterapia. “É bom ver quem termina. A gente pensa que um dia vai terminar também”, diz Dias em entrevista à Folha de S. Paulo.

Raro o dia que não se escuta o sino e mais da metade dos pacientes aceita participar da cerimônia. Além de ser permitido levar quantos amigos e familiares quiser, as pessoas no local também se emocionam. “Como vamos negar isso ao paciente que venceu essa etapa? Por hoje, ele venceu”, diz a psicóloga Juliana Ono Tonaki, do Icesp.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

 

Outro exemplo é a festa da pega (lê-se pêga) realizada no Itaci (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil), em São Paulo. Ela celebra a aceitação da medula transplantada pelo corpo do paciente.

“Pode demorar 20 dias, um mês. É quando conseguimos aferir que o paciente começou a reagir”, diz a oncologista Angela Mandelli.

Quem viveu isso foi o jovem de 15 anos Maciel Barbosa Cosme que batalhou contra uma leucemia.

No dia da cerimônia, a pessoa escolhe as comidas que quer para o fim do jejum, além de uma divertida bagunça ser feita por oncologistas, enfermeiras e a terapeuta ocupacional, com música, aplausos e um cartaz escrito “pegou!” várias vezes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Assim fica mais fácil enfrentar!

16016205

 

Fonte: Folha de S. Paulo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.