Engenheiro cria robô que evita vazamento de trilhões de litros de água

O engenheiro chinês You Wu, 28 anos, desenvolveu um robô capaz de evitar o vazamento de trilhões de litros de água que correm por tubulações.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Wu cresceu cercado pelo racionamento de água na comunidade onde viveu até arrumar as malas e se mudar para os Estados Unidos.  Na terra do Tio Sam, ele começou a estudar maneiras de reduzir a escassez de água. As informações são da revista Galileu.

Leia também: No Ceará, homem constrói poço dentro do quarto e compartilha água com moradores

Dez anos depois, formado pelo renomado Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), Wu junto com outros cinco colegas engenheiros desenvolveu o Lighthouse, um robô que consegue fluir com a corrente de água e detectar fraturas em tubulações pela força de sucção dos vazamentos.

Já faz um tempo que existem métodos de detecção de vazamentos no mercado, apesar de não oferecerem a solução mais confiável para o problema, principalmente nas áreas urbanas, onde a poluição sonora atrapalha a captação dos sons causados pela vibração e pressão reduzida dos tubos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Wu garante que o Lighthouse opera sem problemas na zona urbana e rural. O robô foi desenvolvido para inspecionar as tubulações sem interromper o fornecimento de água. Ele cria um mapa que avisa aos operadores das tubulações onde está o vazamento, seu tamanho e ainda a probabilidade de ocorrer um desastre.

“Meu objetivo é colocar nossas ferramentas robóticas nas mãos de técnicos da área de cada cidade do mundo, para que cada uma delas possa ter menos perda de água causada pelos vazamentos e possam dar mais apoio ao crescimento da população”, conta Wu em entrevista ao Business Insider.

O protótipo já foi testado no Reino Unido, na Arábia Saudita e no estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Também foi indicado ao Prêmio James Dyson, uma competição internacional de design.

crédito da foto: Reprodução/Business Insider

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,643,961SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mulher cria bonecas com as mesmas características físicas de seus pequenos donos

A confeccionista norte-americana Amy Jandrisevits fabrica bonecas que auxiliam bebês e crianças a se aceitarem como são, sem se envergonharem de seres diferentes das...

Enfermeira adota criança especial abandonada pela família no hospital

A enfermeira não pensou duas vezes antes de adotar a criança.

Mãe comemora que filho autista foi à farmácia sozinho e relato viraliza

Atravessar a rua, dançar numa festa, ir a uma farmácia, enfim, realizar todas essas ações, sozinho, sem depender de alguém, pode não significar tanto...

Projeto reaproveita 10 toneladas de comida todo mês para alimentar pessoas carentes

Em quase seis meses de trabalho, o projeto GEID Alimenta auxiliou mais de 2 mil pessoas carentes com o reaproveitamento mensal de 10 toneladas...

Homem comove web ao ter moto incendiada, enquanto tentava salvar animais de queimada

Seu Carlos Roberto, de 58 anos, voltava para casa na última quarta-feira (7), quando viu que uma queimada estava quase atingindo o gado de...

Instagram