Robô equipado com lasers de alta potência promete substituir agrotóxicos nas lavouras

Quando pensamos em inteligência artificial, geralmente vem à mente androides futuristas ou robôs super-inteligentes, que executam tarefas complexas com perfeição. Mas a IA vai muito além disso!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagine uma máquina autônoma que alia robótica, inteligência artificial e tecnologia a laser para destruir ervas daninhas que prejudicam lavouras inteiras?

Pois é, ela ela existe e está sendo aprimorada pela startup norte-americana Carbon Robotics, voltada para agricultores que praticam tanto o plantio convencional, quanto o orgânico.

robô equipado laser alta potência remove ervas daninhas

Tecnologia a laser

A máquina, batizada de ‘Autonomous Weeder’, é capaz de identificar, apontar e eliminar ervas daninhas sem a necessidade de interferência humana.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Equipada com lasers de alta potência, podem ser capinados de 6 a 8 hectares por dia. O produto melhora a confiabilidade e previsibilidade de custos, além do rendimento da colheita.

“A inteligência artificial e a tecnologia de aprendizado profundo estão criando eficiências em uma variedade de setores e estamos entusiasmados em aplicá-las à agricultura”, disse Paul Mikessel, o fundador e CEO da Carbon Robotics.

robô equipado laser alta potência remove ervas daninhas

Com sua tecnologia a laser, o robô dispensa o uso de herbicidas tóxicos, que, além dos malefícios à saúde humana e do solo, torna plantas invasoras da fazenda mais resistentes e difíceis de serem removidas.

Até aqui, os robôs estão em fase de testes Beta em fazendas de culturas especializadas, trabalhando em campos com uma variedade de culturas, incluindo brócolis e cebola.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

“Espero que os robôs se tornem populares devido à eficácia com que tratam de alguns dos problemas mais críticos da agricultura, incluindo o uso excessivo de produtos químicos”, afirmou James Johnson, que administra a propriedade em que o robô é testado e já encomendou dois modelos do produto.

Adeus, “ervas daninhas”

A Carbon Robotics destaca que um dos principais benefícios dessa tecnologia é a economia trazida aos produtores – que não precisarão mais gastar rios de dinheiro com herbicidas e demais agrotóxicos.

No entanto, é importante frisar que no sistema de produção orgânica o próprio termo “plantas daninhas” não é adequado. Em geral, se usa o conceito de “plantas espontâneas”, já que elas crescem naturalmente e nem sempre são danosas ao solo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Dentro de alguns anos, como promete a Carbon Robotics, robôs equipados com inteligência artificial e lasers de alta potência estarão resguardando as grandes lavouras e garantindo que alimentos de qualidade cheguem às mesas de incontáveis famílias, livres de produtos tóxicos.

Assista o vídeo:

Veja também:

Fonte: Global Crop Protection
Fotos: Carbon Robotics

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,827,226SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Primeiro estudante surdocego se forma na UnB e é licenciado em Libras

Uma conquista como a do Iury Moraes precisa ser comemorada e compartilhada. O jovem de 26 anos é surdocego e, mesmo com diversos obstáculos, conseguiu...

Idosa fica desolada após perder casa em incêndio e internautas criam vaquinha para ajudá-la

A dona Francisca perdeu todo seu material de crochê no incêndio que destruiu sua casinha de apenas dois cômodos, em Luís Antonio, interior de...

Cliente paga, com juros, cheque sem fundo que havia dado para comprar comida pro filho há 13 anos

Certa vez, publicamos aqui no RPA a história de uma mulher que tentou furtar alguns ovos para alimentar seus filhos, mas que foi pega...

Casal romântico recria seu espontâneo beijo apaixonado em fotos tiradas em suas viagens

Kendrick Brinson e David Walter Banks se conheceram na faculdade, mais especificamente em uma aula de fotojornalismo, onde se apaixonaram por fotografia e também...

Japoneses recolheram todo o lixo produzido por eles na Arena Pernambuco

Os japoneses que foram à Arena Pernambuco para assistir à partida de estreia do Japão na Copa do Mundo contra a Costa do Marfim...

Instagram