Empresa alemã está criando “rodovia energizada” que recarrega veículos elétricos com eles em movimento

0
1363
rodovia recarrega veículos elétricos em movimento

O estado de Indiana pode ser o primeiro dos 50 estados dos EUA a ter uma estrada de carregamento sem fio que promete recarregar veículos elétricos enquanto os motoristas dirigem sobre ela.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

À medida que o século 21 avança, novas tecnologias antes tidas como futuristas ou utópicas se desenvolvem com extrema rapidez.

Hoje, há carros inteligentes que “se dirigem” de forma autônoma, robôs auto-limpantes 30 vezes mais eficientes que os seres humanos e agora, para os motoristas de Indiana, uma estrada energizada de alta velocidade.

Embora o alcance e os tempos de carregamento das baterias estejam melhorando a cada ano, este ainda é o fator mais limitante quando se trata da compra de um carro elétrico.

Para mudar isso, o Departamento de Transporte de Indiana (INDOT) decidiu enfrentar o problema enterrando bobinas de fios eletrificados que criam um campo magnético ao longo da superfície da estrada, imitando a maneira como as estações de carregamento sem fio para tablets e telefones são projetadas.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

rodovia recarrega veículos elétricos em movimento

Para usá-las, os carros elétricos precisariam ser equipados com uma bobina receptora para captar a carga à medida que avançam na via. Ao serem magnetizados, eles extraem eletricidade das suas próprias bobinas.

A construção da estrada está prevista em 3 fases, começando no início de setembro de acordo com a Magment, uma empresa alemã contratada para projetar e instalar a tecnologia.

Este projeto é um verdadeiro passo em direção ao futuro do carregamento sem fio dinâmico”, disse Mauricio Esguerra, CEO da Magment, “que sem dúvida estabelecerá o padrão para eletrificação de transporte acessível, sustentável e eficiente.”

rodovia recarrega veículos elétricos em movimento

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Um empecilho para essa iniciativa é o preço do cobre, que está bem alto atualmente. Por isso, a Magment pensa em trocar as bobinas de fio de cobre por ferrita reciclada, que eles acreditam que lhes permitirá alcançar eficiência de transmissão de até 95% e ser construída com custos de instalação de construção de estradas padrão, como as de asfalto mesmo.

Se a economia de custos for real, a companhia poderá iniciar a produção em breve, após dois testes de laboratório planejados.

Campo eletrificado

Esta seria a primeira estrada de carregamento eletrificada dos EUA (e possivelmente do mundo), e uma prova do ritmo das grandes mudanças tecnológicas que estamos vivenciando nos últimos anos.

O modelo da rodovia de Indiana representaria um passo adiante dessa tecnologia: a Suécia, por exemplo, tem trilhos elétricos em algumas rodovias que permitem que grandes veículos nas estradas sejam carregados por meio de um braço elétrico em seu chassi, que retira energia dos próprios trilhos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Empresa alemã está criando "rodovia energizada" que recarrega veículos elétricos com eles em movimento 1

Na Alemanha, a Volkswagen e uma empresa israelense chamada Electreon lançaram um protótipo de transporte que atinge 70 quilowatts-hora de velocidade de carregamento em uma estrada entre as cidades italianas de Brescia e Milão – um trajeto popular que costuma ficar bastante congestionado.

Outra empresa alemã, a Siemens, está tentando construir um andaime de cabos e fios acima de um trecho de 5 km de uma estrada em Frankfurt que permitirá que os carros transitem como verdadeiros bondes urbanos.

De toda forma, uma coisa é certeza: não vai demorar muito para que um desses projetos dê certo, e o automobilismo mais uma vez mudará para sempre – e para melhor!

Veja também:

Fonte: GNN
Fotos: Reprodução / Magment

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.