Saiba mais sobre uma doença social pouco conhecida no Brasil: a endometriose

Esse post foi elaborado com o objetivo de disseminar e informar um público cativo e massivo aqui do RPA: as mulheres, mas os homens também podem se informar, uma vez que entender um pouco sobre o que vamos falar, irá ajudar na convivência e bem-estar com as mulheres ao seu redor. 

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Não é “frescura de mulher”: gestações tardias, excesso de estresse e trabalho/estudo, sono e alimentação ruins e poucas atividades de lazer são alguns dos fatores que podem levar a mulher a prolongados períodos de desequilíbrio hormonal. Essas irregularidades costumam impactar diretamente a saúde feminina, causando alterações no ciclo menstrual e provocando doenças. Especialistas referem-se a essas enfermidades como “afeções hormonais” e, entre elas, destaca-se uma ainda pouco conhecida pelas próprias mulheres brasileiras: a endometriose.

utero-endometriose

“Muitas mulheres sofrem com cólicas e dores incapacitantes e na maioria das vezes demoram a procurar tratamento, o que agrava o problema. A maioria não sabe quais são os principais sintomas da doença, nem como são feitos o diagnóstico e o tratamento”, explica o Dr. Mauricio Abrão, especialista no assunto.

Por isso, uma pesquisa realizada neste ano pela Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE) – com apoio do Grupo Bayer – busca entender qual o real cenário do nível de informação das mulheres sobre a doença no Brasil. Ao todo, foram ouvidas 10 mil mulheres com idade acima de 18 anos, em 10 capitais brasileiras, e um grupo de quase mil médicos. Os resultados serão divulgados até a próxima semana. Hoje, ainda que não haja um consenso sobre a causa da doença, já se sabe que ela afeta cerca de 176 milhões de mulheres no mundo e estima-se que sejam seis milhões só no Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Folha de S. Paulo_06.03 2

.

A Endometriose e Ela

Caroline Salazar tem 35 anos e apesar das fortes dores que sentia desde os 13 anos, teve a endometriose  diagnosticada há apenas 4 anos. Antes de iniciar o tratamento de maneira adequada, sofria com as dores 24 horas por dia e tinha dificuldades para andar e respirar, o que inevitavelmente impactou sua vida social com amigos ou namorados. “Em muitos casos, as pessoas não compreendem o problema e se afastam por não conseguir conviver com alguém que reclama o tempo todo de dor ou não consegue sair da cama pelo mesmo motivo. Devido às fortes dores a frequência do sexo diminui, o que a maioria dos homens não entendem achando que é apenas frescura da mulher. A endometriose é uma doença social” enfatiza Carolina.

Ujatoba_Caroline_Salazar_materia_endometriose_21
De paciente à blogueira, Carolina escreve o blog “A Endometriose e Eu”, atualmente uma das referências online mundial sobre o tema. “Só uma mulher que sofre com a endometriose sabe o tamanho da dor que sente. A cólica causada pela doença é diferente de uma cólica menstrual, pois pode vir acompanhada de ardência nas pernas, dores na coluna lombar, diarreia, vômitos, tonturas e desmaios” explica a blogueira. E se emociona: “Por muitos anos eu não consegui usar calça jeans. A minha maior vitória foi quando consegui colocar a minha calça, que estava guardada há quase sete anos”. O post completo da experiência pode ser visto aqui.
DSC08171
Há ainda vários posts relevantes em seu blog, como um onde ela questiona o fato de chamarem a endometriose de uma ‘doença moderna’, aqui, ou ainda quebrando um tabu e falando como são as fezes de quem tem endo, aqui.

.

Marcha Mundial Contra a Endometriose

No dia 13 de março acontece pela primeira vez no Brasil, a Marcha Mundial Contra a Endometriose, (Milhões de Mulheres Marchando contra a Endometriose), quando pessoas de 53 países sairão. No Brasil, a concentração principal será em Brasília, em frente à Catedral Metropolitana, seguindo rumo ao Congresso Nacional. A marcha também acontece em São Paulo, com concentração no vão livre do MASP, na Avenida Paulista, e segue rumo à Assembleia Legislativa, na região do Parque do Ibirapuera. Salvador, Vitória, São Luis, Belém, Campo Grande, Cuiabá, Porto Alegre também participarão da manifestação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

flyersp_01

.

Corrida W Run

corrida

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Para conscientizar a população sobre a importância de conhecer e identificar a doença, no dia 16 de março acontece a tradicional Corrida W RUN, em São Paulo, com apoio da Bayer. A corrida, que já está em sua 13a edição, também será temática pela primeira vez, com o tema “W RUN Contra a Endometriose”. O evento, com percursos de 4 km ou 8 km, terá a participação esperada de 6.000 mulheres. Já no Rio de Janeiro, a corrida acontece no dia 27 de abril. Faça sua inscrição aqui.

Veja algumas fotos do evento ano passado:

wrunsp2013_domingo_iguana_saopaulochopa0015 wrunsp2013_domingo_iguana_saopaulochopa0027 wrunsp2013_domingo_iguana_saopaulochopa0039 wrunsp2013_domingo_iguana_saopaulochopa0080

 

Esperamos que esse post seja útil e tenha sanado algumas dúvidas e mitos a respeito dessa doença social, e parabéns Carolina, pelo seu blog e pela iniciativa de compartilhar tantas experiências relevantes.

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,780,571SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Cão tem ataque cardíaco, e é reavivado por um desconhecido

Através (do que aparenta) ser uma reanimação cárdio pulmonar (RCP), o estranho salva o cão do que parecia sofrer um ataque cardíaco enquanto passeava...

Ex-viciado adota cadela que iria ser sacrificada e ambos salvam um ao outro

Quando adotamos um cachorro, ele também salva nossas vidas. O americano Patrick, também conhecido como PJ, é a prova viva disso. Em 2011, PJ sofria com o vício...

[VÍDEOS] Casal gay enfrenta desconfiança e adota irmãos rejeitados por família biológica

Quando o casal Paulo e Tiago arrumou as malas e partiu de São Paulo rumo à Itapipoca, no interior do Ceará, para conhecer o...

Pai esconde nota de 20 dólares cada vez que vai visitar sua filha e faz sucesso na Internet

Existem várias maneiras de expressar o amor e o carinho que sentimos por alguém e muitas vezes, são os gestos do cotidiano, aquelas pequenas...

Alunos de Palmas (TO) aprendem a plantar alimentos orgânicos

Milho, mandioca, abacaxi, melancia e abóbora. Os alunos da rede municipal de ensino de Palmas (TO), nessa volta às aulas, aprenderão plantar alimentos orgânicos...

Instagram