Salvador ganha mural produzido com tinta capaz de purificar o ar

Recentemente, a cidade de Salvador ganhou um mural produzido com uma tinta capaz de purificar o ar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com a Converse, empresa famosa por fabricar os tênis ‘All Star’ e que está por trás do projeto, cada metro quadrado de tinta equivale a uma árvore plantada.

O objetivo da iniciativa ‘Converse City Forest’ é incentivar a arte urbana. Até aqui, 27 cidades espalhadas pelo mundo, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro, ganharam murais feitos com tinta fotocatalítica.

Salvador ganha mural produzido com tinta purifica o ar

Na capital baiana, o Dique do Tororó, único manancial de origem natural da região, foi o local escolhido para receber o mural sustentável.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Inspirado no ‘Afrofuturismo’, o projeto homenageia a cantora, atriz e compositora Larissa Luz.

Salvador ganha mural produzido com tinta purifica o ar

“A jovem Larissa que rompeu barreiras e hoje é um ícone cultural da população negra, nos convida ao futuro, conectando musicalidade, ancestralidade e tecnologia. Este mural pretende representar o avanço social da possibilidade de homenagear uma mulher negra na via pública, propondo a todos aqueles que se sentem marginalizados, imaginar um futuro possível, próspero e fantástico”, disse Pedro Batalha, que, ao lado de Hisan Silva, criou a marca autoral de moda Dendezeiro.

Pedro e Hisan cuidaram da curadoria do projeto, que fica em frente a uma movimentada avenida de Salvador onde passam dezenas de milhares de veículos por dia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É nesse cenário que o mural não apenas torna a paisagem mais bonita, como filtra parte da poluição do ar.

A Converse também pensou na representatividade da obra, que ficou por conta de duas artistas negras e baianas: Andressa Monique e Nila Carneiro, que assinam o mural.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Monique, que é grafiteira formada em Arquitetura e Urbanismo, vê seu trabalho como uma maneira de combater o racismo religioso através do Graffiti.

Já sua parceira, que é ilustradora, designer e muralista de paixão, se destaca como uma mulher da arte urbana contemporânea, mais vívida do que nunca na periferia das grandes cidades brasileiras.

Como o mural de Salvador tem 250m², ele equivale a 250 árvores de médio porte plantadas. Já existem 27 murais semelhantes pintados ao redor do mundo, o que equivale ao plantio de 6.750 árvores.

“A nossa marca quer honrar a história, debater o presente e definir objetivos e esperanças para o futuro através da arte e das histórias de todos os envolvidos no processo criativo, de produção e da própria comunidade”, afirmou a Converse.

Fonte: Ciclo Vivo
Fotos: MOOC / Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,843,411SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Há mais de 40 dias em Tóquio, repórter se emociona com mensagem do filho no Brasil

As Olimpíadas de Tóquio proporcionam momentos de emoção que ficarão para a história. Seja dentro ou fora das competições. A exemplo da homenagem que aconteceu...

Intervenção urbana transforma vilarejo de idosos na Itália na internet da “vida real”

Como seriam nossas relações online “na vida real”? O grupo italiano “Milkshake Studio” foi atrás dessa resposta em um pequeno vilarejo chamado Civitacampomarano, na...

Pastora trans adota menino com necessidades especiais e menina trans: “Nasci para ser mãe”

Mãe de um menino com necessidades especiais e de uma menina trans, Alexya Salvador e seu companheiro pretendem adotar outra menina trans.

Torcedor do Cruzeiro, garoto com câncer ganha camisa autografada e mensagem do ídolo Fred

Alan ficou eufórico e feliz com a camisa e o vídeo do jogador Fred, seu ídolo no time azul.

Perseguido por ser gay, ‘pai da computação’ vai estampar nota de 50 libras na Inglaterra

Matemático, lógico, criptoanalista, cientista da computação... e gay. Alan Turing (1912-1954), considerado hoje o "pai da computação", pioneiro na concepção de inteligência artificial e herói...

Instagram