Salvador ganha mural produzido com tinta capaz de purificar o ar

Recentemente, a cidade de Salvador ganhou um mural produzido com uma tinta capaz de purificar o ar.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

De acordo com a Converse, empresa famosa por fabricar os tênis ‘All Star’ e que está por trás do projeto, cada metro quadrado de tinta equivale a uma árvore plantada.

O objetivo da iniciativa ‘Converse City Forest’ é incentivar a arte urbana. Até aqui, 27 cidades espalhadas pelo mundo, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro, ganharam murais feitos com tinta fotocatalítica.

Salvador ganha mural produzido com tinta purifica o ar

Na capital baiana, o Dique do Tororó, único manancial de origem natural da região, foi o local escolhido para receber o mural sustentável.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Inspirado no ‘Afrofuturismo’, o projeto homenageia a cantora, atriz e compositora Larissa Luz.

Salvador ganha mural produzido com tinta purifica o ar

“A jovem Larissa que rompeu barreiras e hoje é um ícone cultural da população negra, nos convida ao futuro, conectando musicalidade, ancestralidade e tecnologia. Este mural pretende representar o avanço social da possibilidade de homenagear uma mulher negra na via pública, propondo a todos aqueles que se sentem marginalizados, imaginar um futuro possível, próspero e fantástico”, disse Pedro Batalha, que, ao lado de Hisan Silva, criou a marca autoral de moda Dendezeiro.

Pedro e Hisan cuidaram da curadoria do projeto, que fica em frente a uma movimentada avenida de Salvador onde passam dezenas de milhares de veículos por dia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

É nesse cenário que o mural não apenas torna a paisagem mais bonita, como filtra parte da poluição do ar.

A Converse também pensou na representatividade da obra, que ficou por conta de duas artistas negras e baianas: Andressa Monique e Nila Carneiro, que assinam o mural.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Monique, que é grafiteira formada em Arquitetura e Urbanismo, vê seu trabalho como uma maneira de combater o racismo religioso através do Graffiti.

Já sua parceira, que é ilustradora, designer e muralista de paixão, se destaca como uma mulher da arte urbana contemporânea, mais vívida do que nunca na periferia das grandes cidades brasileiras.

Como o mural de Salvador tem 250m², ele equivale a 250 árvores de médio porte plantadas. Já existem 27 murais semelhantes pintados ao redor do mundo, o que equivale ao plantio de 6.750 árvores.

“A nossa marca quer honrar a história, debater o presente e definir objetivos e esperanças para o futuro através da arte e das histórias de todos os envolvidos no processo criativo, de produção e da própria comunidade”, afirmou a Converse.

Fonte: Ciclo Vivo
Fotos: MOOC / Divulgação

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM


Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,572,055SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Empresa envia executivos para trabalhos voluntários no mundo inteiro

A Dow, empresa do setor químico, enviou altos executivos para trabalhos voluntários no Senegal e na Índia.

Já pensou em escrever uma carta de gratidão a uma pessoa que te inspira?

Quem é a pessoa que mais te influenciou e inspirou na vida? Quem é a pessoa que lhe fez algo maravilhoso ou realmente importante...

Em metrô, jovem tira o próprio tênis e dá para garoto deficiente que pedia ajuda

Após uma linda corrente do bem, o vídeo repercutiu emocionando milhares de internautas.

Garoto faz declaração de amor para o namorado usando língua de sinais

Amor é amor em todas as línguas e o importante é expressá-lo e declará-lo, não importa como for. Esse garoto encontrou uma forma bem legal...

A amizade duradoura entre idoso e menina floresce a cada dia

Norah convidou seu querido amigo, de 85 anos, para a formatura dela na pré-escola, dois anos depois deles se conhecerem.

Instagram