Samsung abre inscrições para 9º edição do Solve For Tomorrow no Brasil

A Samsung anuncia a abertura das inscrições para a 9ª edição brasileira do Solve For Tomorrow.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O programa, que tem coordenação geral realizada pelo Cenpec, estimula alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolverem soluções para demandas locais usando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

No Brasil desde 2014, o Solve For Tomorrow é uma iniciativa global da área de cidadania corporativa da Samsung que já envolveu mais de 165 mil estudantes, mais de 23 mil professores e mais de 5 mil escolas públicas, com quase 10 mil projetos inscritos em suas oito edições. Em 2021, mesmo com o distanciamento social, o programa atraiu 2.130 estudantes, 2.374 professores e 461 escolas públicas de todo o país, tendo educação, infraestrutura urbana ou rural e saúde como temas mais explorados.

Na edição anterior, os vencedores nacionais foram alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, localizada na cidade de São Carlos, interior paulista. O projeto tinha o objetivo de reaproveitar as sobras de comida da escola para produzir biogás. Para isso, os alunos usaram materiais de baixo custo para projetar um biodigestor, equipamento que acelera a decomposição de matérias orgânicas. Além disso, a equipe desenvolveu um aplicativo para ajudar as merendeiras a calcularem a quantidade de alimentos e, consequentemente, reduzir o desperdício.

“O Solve For Tomorrow contribui para que alunos do ensino público desenvolvam suas habilidades, ao mesmo tempo em que colaboram com o desenvolvimento da sociedade onde vivem. Tudo por meio da abordagem STEM”, explica Anna Karina Silva Pinto, Diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Com esses objetivos em mente, as equipes são convidadas a desenvolver um protótipo como solução inteligente para resolver um problema ou demanda local, usando sua criatividade e o conhecimento adquirido em sala de aula”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo Anna Helena Altenfelder, Presidente do Conselho de Administração do Cenpec, a 9ª edição mantém o formato pelo qual o programa ficou conhecido no Brasil e traz algumas novidades nos processos de formação e seleção.

“Em 2022, teremos ações de mentoria já na fase de inscrição, com pílulas pedagógicas em vídeo, webinar e tutoria remota para a elaboração dos projetos. Também estabelecemos um critério regional para a escolha dos semifinalistas, de forma que haja representantes de todas as regiões brasileiras. São ações alinhadas com nosso objetivo de promover a equidade e qualidade na educação pública brasileira”, conta.

Para o Solve For Tomorrow, podem ser inscritos grupos de 3 a 5 estudantes com um professor orientador, que esteja lecionando para os alunos da equipe em disciplinas relacionadas a Ciências da Natureza ou da Matemática e suas Tecnologias. As inscrições devem ser realizadas pelo professor orientador através do site ou pelo aplicativo do programa até o dia 30 de junho.

A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

SERVIÇO

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Solve For Tomorrow 2022

Inscrições: https://respostasparaoamanha.com.br/

Prazo final das inscrições: 30 de junho de 2022

Investimento: Gratuito

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM




Samsung abre inscrições para 9º edição do Solve For Tomorrow no Brasil 2

Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
4,981,416SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Mãe recebe carta emocionante e deixa filho autista ir a sua primeira festa de aniversário

Tricia Rhynold costumava recusar todos os convites que seu filho de sete anos, Timothy, recebia de seus colegas de escola. A razão? Ele sofre de autismo...

Conheça o Hostel construído a partir de contêineres reutilizados

Com capacidade de hospedar 188 pessoas, o hostel Dock Inn mistura urbano com charme industrial em sua construção feita a partir de containers reciclados...

Andador virtual e bengala com laser melhoram a vida de pacientes com Parkinson

Novas tecnologias estão melhorando a qualidade de vida de pacientes portadores de doenças graves, como o Parkinson, que provoca tremores e dificulta a coordenação. É...

Menina celebra vitória contra o câncer doando brinquedos a crianças internadas

Para comemorar a remissão de um câncer que tinha desde pequena, Zoe Figueroa doou todos os brinquedos que ganhou de aniversário para as crianças...

Paramédica reencontra ex-dependente químico 14 anos após ajudá-lo a deixar o vício: promessa cumprida!

Will prometeu à Jeanah que não usaria mais heroína logo depois que viraram amigos e confidentes. 14 anos depois, a promessa continua de pé. Will está limpo!

Instagram

Samsung abre inscrições para 9º edição do Solve For Tomorrow no Brasil 3