São Paulo inaugura mural ecológico que filtra o ar igual a 750 árvores

Se a arte de rua deixa as cidades mais vivas e coloridas, melhor ainda quando ela une beleza e sustentabilidade. É exatamente esta a proposta do Projeto Converse City Forests, que acaba de inaugurar um mural ecológico na cidade de São Paulo. Feito com uma tinta especial fotocatalítica, ele ajuda a filtrar o ar igual a 750 árvores.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

mural ecologico sp 1
Foto: Converse City Forests

Feito de pigmentos especiais para limpeza de poluição ativados pelo sol, a arte foi promovida em parceria com a icônica marca de calçados Converse, que pretende pintar mais de 14 mil metros quadrados murais ao redor do mundo até o final deste ano. Juntos, os murais equivalem ao plantio de aproximadamente 40 mil árvores.

mural ecologico sp 2
Foto: Converse City Forests

Quem diria que uma tinta faria o papel de uma árvore? Inovações como esta somente são possíveis graças à tecnologia. Neste caso, qualquer superfície revestida com esta tinta torna-se uma superfície purificadora de ar ativa, que ajuda a proteger as pessoas dos gases nocivos presentes nas grandes cidades.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

mural ecologico sp 3
Foto: Converse City Forests

Em São Paulo, o mural foi feito pelo artista local Rimon Guimarães, próximo ao Minhocão, na região central, com grande fluxo de pessoas e carros. Segundo o artista, sua arte celebra a herança latina, as raízes dos povo locais e a ancestralidade. É como se 750 árvores tivessem sido plantadas em pleno Minhocão!

mural ecologico sp 4
Foto: Converse City Forests

A arte

Apelidada de “Pindorama”, o mural é baseado nos povos originários brasileiros e apresenta o indígena como protagonista. “A sinergia que esses povos têm com a natureza é inegável. O pássaro, a onça pintada, são animais simbólicos para esses povos, por exemplo Kianumaka-Maná deusa onça do povo Menihaku”, explica o artista.

mural ecologico sp 5
Foto: Converse City Forests

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Até agora o projeto já entregou murais em Bangkok, na Tailândia, em Varsóvia, na Polônia e em Belgrado, na Sérvia, sempre em parceria com artistas locais de cada país. Cada mural conversa com a cidade em que está inserido, oferecendo arte a céu aberto para quem quiser ver! Incrível, não é mesmo?

mural ecologico sp 6
Foto: Converse City Forests

Fonte: Ciclo Vivo

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Quer ver a sua pauta no Razões? Clique aqui e seja um colaborador do maior site de boas notícias do Brasil.

CanaisPatrocínios
Marcas que nos apoiam

MARCAS QUE NOS APOIAM



Quer receber boas notícias todas as manhãs?

1,102,320FãsCurtir
3,279,775SeguidoresSeguir
25,464SeguidoresSeguir
11,200InscritosInscrever

+ Lidas

Marido de 91 anos lê diário para mulher com amnésia para manter o amor vivo

O inglês Jack Potter não quer que sua esposa Phyllis, que tem amnésia, esqueça o amor que os une há mais de 70 anos. Sabendo que Phyllis sofre...

Catador monta biblioteca comunitária para crianças com livros achados no lixo

O colombiano Jose Alberto Gutierrez montou uma biblioteca comunitária para crianças com livros encontrados no lixo.

Menino adota gato com os mesmos olhos e lábio leporino dele

Alguns pets são surpreendentemente parecidos com seus donos. Esse é exatamente o caso do gatinho Moon e Madden.

Reino Unido tem o seu primeiro trem movido a hidrogênio

O governo do Reino Unido assumiu um super compromisso: reduzir as emissões de carbono em, pelo menos, 80% até 2050. Essa é uma meta desafiadora...

Como seria estar por trás dos olhos de um autista?

"O autismo me prendeu dentro de um corpo que eu não posso controlar" - conheça a história de Carly Fleischmann, uma adolescente que aprendeu...

Instagram

São Paulo inaugura mural ecológico que filtra o ar igual a 750 árvores 1